Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Várzea Grande

Pequenos produtores de Várzea Grande recebem apoio técnico e insumos

Publicado em

“Todas essas ações fazem parte de um planejamento contínuo que visa garantir o fortalecimento da agricultura familiar, com assistência técnica, acesso a insumos e orientação profissional”

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMARDS), realizou ontem (27), a entrega de “cama de frango” para pequenos produtores nas comunidades do Limpo Grande, Formigueiro, Pai André e Bonsucesso. A ação faz parte de uma série de iniciativas realizadas ao longo da semana para fortalecer a agricultura familiar no Município.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Rural, Leandro Luiz da Silva, a cama de frango é um importante adubo orgânico, composto por resíduos de granjas, como fezes, penas e restos de ração, que após tratamento adequado, se transforma em fertilizante de alta qualidade.

“Esse material melhora a fertilidade do solo, aumenta a produtividade e reduz a necessidade de adubos químicos. É uma alternativa sustentável e eficaz para os pequenos produtores. Juntamente com essa entrega ocorreu junto com Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar”, explicou Leandro.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande inaugura novo Centro Municipal de Educação Infantil

Além da entrega do adubo, a SEMMARDS também repassou 4 mil mudas de abacaxi aos produtores da comunidade Sadia III, incentivando a diversificação e o aumento da produção voltada ao abastecimento dos programas públicos de alimentação.

A semana foi marcada ainda por visitas técnicas às comunidades Dorcelina Folador e Sadia III, onde técnicos da secretaria e da Empaer orientaram agricultores sobre o plantio de melancia e melão com irrigação por gotejamento, uma técnica moderna que garante eficiência hídrica e maior produtividade. Parte da produção será destinada ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

“Todas essas ações fazem parte de um planejamento contínuo que visa garantir o fortalecimento da agricultura familiar, com assistência técnica, acesso a insumos e orientação profissional. Queremos que esses produtores tenham renda, autonomia e contribuam com a alimentação saudável nas escolas e instituições do Município”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim.

A semana também teve a colheita de 160 kg de abacaxis na comunidade Sadia I, cuja produção também será destinada ao PNAE e PAA, consolidando a importância da produção local na alimentação escolar e no estímulo à economia rural.

Leia Também:  Várzea Grande convoca população para pré-conferências municipais de Assistência Social

“Temos iniciativas práticas, orientação técnica e entrega de insumos, a Prefeitura de Várzea Grande reafirma seu compromisso com o desenvolvimento rural sustentável e com o fortalecimento das famílias que vivem e produzem no campo”, pontuou Ricardo Amorim.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Várzea Grande troca experiências com Nova Brasilândia sobre agricultura familiar

Published

on

Equipes visitaram propriedades que, mesmo em áreas reduzidas, desenvolvem produções altamente diversificadas, aliando produtividade e sustentabilidade

Em um cenário onde a diversificação da produção e a troca de saberes se tornam estratégias fundamentais para fortalecer a agricultura familiar, técnicos de Várzea Grande e Nova Brasilândia protagonizaram um encontro produtivo e inspirador. Nesta terça-feira, 8 de julho, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS-VG) e da EMPAER de Várzea Grande realizaram um “Dia de Campo” no município de Nova Brasilândia, marcado por capacitações, visitas a propriedades rurais e a troca de experiências exitosas junto a pequenos produtores.

O coordenador de Desenvolvimento Rural de Várzea Grande, Leandro Luis da Silva, acompanhado por Rosano Gabriel da Silva e Edson Benedito da Silva (EMPAER-VG), foram recebidos pelo secretário municipal de Agricultura de Nova Brasilândia, Cleiton Marques, e pelo colaborador Edivaldo Ferrari. Juntos, visitaram propriedades da agricultura familiar que, mesmo em áreas reduzidas, desenvolvem produções altamente diversificadas, aliando produtividade e sustentabilidade.

“Foi extremamente enriquecedor conhecer de perto o trabalho de agricultores que, com poucos recursos, conseguem ótimos resultados. Trocamos experiências valiosas e estamos levando mudas de maracujá que agora serão distribuídas aos nossos produtores em Várzea Grande”, afirmou o coordenador Leandro Luis da Silva. Cerca de 300 mudas de maracujá serão distribuídas aos pequenos produtores de Várzea Grande.

Leia Também:  DAE realiza manutenção e ETA III tem previsão de começar a funcionar em 12h

Durante o Dia de Campo, os técnicos conheceram viveiros de mudas e de plantação de maracujá, plantações de mamão e de limão siciliano. Destaque para os agricultores Vantuil e Cláudio, que mostraram como a dedicação e a diversificação das culturas, mesmo em pequenos espaços, garantem aumento de renda e qualidade de vida às famílias do campo.

Para o secretário de Agricultura de Nova Brasilândia, Cleiton Marques, “quando gestores e técnicos se unem para compartilhar conhecimento, todos ganham. A agricultura familiar precisa dessa conexão para evoluir com inovação e sustentabilidade”.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Ricardo Amorim, destacou que o fortalecimento da agricultura familiar é uma prioridade da gestão. “Estamos investindo cada vez mais em ações que garantam apoio técnico, acesso a insumos e capacitação. A agricultura familiar é base da segurança alimentar, da geração de emprego e do desenvolvimento local”, afirmou.

Amorim reforça que a visita reforça a importância dos intercâmbios entre municípios “como estratégia para impulsionar o desenvolvimento rural sustentável e ampliar as oportunidades dos pequenos produtores, que têm papel fundamental na economia e no abastecimento da população”, conclui.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande inaugura novo Centro Municipal de Educação Infantil

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA