Várzea Grande
NOTA DE ESCLARECIMENTO

As Secretarias Municipais de Comunicação Social, Saúde, Governo, Administração e Procuradoria Geral em atenção ao pedido de esclarecimento deste conceituado órgão de imprensa informa:
• A Prefeitura de Várzea Grande, no intuito de esclarecer e oportunizar para que não pairem dúvidas quanto ao ato de gestão que visa garantir que a municipalidade disponibilize aos usuários do SUS, que em Várzea Grande tem seu Hospital Pronto Socorro Municipal, porta aberta e sem nenhum tipo de custo para os pacientes, que acatou a notificação recomendatória do Ministério Público para suspender o referido processo licitatório;
• Lembra ainda que a licitação visa a contratação de empresa especializada para execução de exames essenciais no diagnóstico e tratamento em unidade hospitalar que por exigência da Portaria 37/2017, do Ministério da Saúde, obriga a prestação de serviços aonde são disponibilizados leitos de UTI, que é o caso do Hospital Pronto Socorro de Várzea Grande;
• O referido processo cumpriu todas as etapas com observância no princípio da legalidade, garantindo dotação orçamentária e estudo de necessidade de contratação.
Os órgãos municipais esclarecem que os apontamentos do Ministério Público de suposto direcionamento, ficam prejudicados no momento em que na própria recomendação do conceituado órgão ministerial é revelado que o princípio norteador da transparência, foi na integra cumprido, garantindo acesso e oportunidade de participação a toda e qualquer empresa interessada no processo licitatório, que se encontra na integra publicado no Portal Transparência de Várzea Grande e que pode ser consultado no endereço www.varzeagrande.mt.gov.br.
Reafirma ainda que a intenção da atual gestão municipal, visa garantir continuidade de solução em área de extrema necessidade, devido a suas essencialidades.
Quanto ao período de transição de gestão, que ora acontece, o referido processo licitatório sempre esteve disponível para a Comissão de Transição e que se por ventura houvesse algum ganhador do certame, o prazo recursal garantido em lei, possibilitaria que a próxima gestão tivesse a oportunidade de concluir o processo, homologar e efetuar a contratação, ou não homologar, não contratar e proceder a anulação do referido processo licitatório, desde que ficasse garantido o serviço sem prejuízo para os usuários do SUS.
Quanto ao valor do processo licitatório, que soma R$ 20.799 milhões, necessário se faz esclarecer que o mesmo tem duração de 12 meses ou 365 dias, para atendimento de uma população estimada em 315 mil habitantes, lembrando que 45% em média dos atendimentos ambulatoriais de internação na Rede Pública Municipal advém de outros municípios ou até mesmo de países vizinhos a Mato Grosso, em razão do Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande ser o único hospital público portas aberta no Estado de Mato Grosso não estando o paciente necessariamente regulado por outra unidade hospitalar.
Desta forma é imperioso lembrar que o Sistema Único de Saúde (SUS), é universal, não restringindo os direitos, independentemente da municipalidade de origem do paciente.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Várzea Grande
Prefeita visita empresas e incentiva desenvolvimento econômico de Várzea Grande

Atual gestão está aberta para receber empresários que queiram investir e para os empresários que querem expandir, apoiando atração de negócios como forma de melhorar a qualidade de vida da população por meio da maior oferta de vagas formais, e em especial, do rendimento salarial
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), visitou duas empresas instaladas no Município, nesta sexta-feira (11), e novamente firmou o compromisso com o desenvolvimento econômico várzea-grandense. As empresas visitadas foram: Refrigerantes Marajá e o Clube 40 Graus.
“A gestão Flávia Moretti e Tião da Zaeli está ao lado de quem gera emprego e renda aos nossos munícipes. Estamos à disposição de todos que investem em nosso Município para ouvir seus anseios, pois, o desenvolvimento econômico de Várzea Grande passa diretamente por meio das empresas instaladas aqui. Estamos prontos para ouvir e dialogar com todos para que o nosso Município desenvolva e crie mais oportunidades para os várzea-grandenses”, afirmou a prefeita.
O vice-prefeito, Tião da Zaeli (PL), participou da visita a Marajá Refrigerantes e destacou que a gestão municipal apoiará quem investe no Município. “Pode ter certeza. Confie que Flávia e eu vamos construir uma cidade mais forte na questão econômica, pois, queremos que o empresário dentro de Várzea Grande prospere para gerar ainda mais emprego e mais renda à população”, declara Tião.
A primeira visita desta sexta-feira ocorreu no Clube 40 Graus, no bairro Carrapicho. No local, a proprietária Jane Chaves, destacou que o clube recebe em dias de pico, média de 2.500 pessoas, e a maioria dos seus clientes é de Cuiabá. “Nosso público tem em torno de 30% várzea-grandense, 50% Cuiabá e o restante de outros municípios. Aqui, é uma área de lazer com piscinas, tobogãs, sala de jogos e também serviços de almoço e bebidas”, conta a empresária.
“Aqui, é uma área de lazer e também turística, pois está bem ao lado do nosso rio Cuiabá. Várzea Grande ganha muito com um local como esse. Parabenizo a Jane pela visão em investir em uma área importante na nossa economia. Tenho certeza que o Clube 40 Graus terá muito mais sucesso”, destaca a prefeita Flávia Moretti.
Já na empresa Refrigerantes Marajá, a prefeita foi recebida pela diretoria da empresa Ulana, Cláudio e Edson Bruehmueller. Eles contam que a Marajá completará 62 anos de fundação, além de contar atualmente, só em Várzea Grande, com 252 profissionais.
“Em Várzea Grande podemos produzir até 70 mil litros de bebidas por hora. A nossa empresa cumpre com tudo o que se compromete, desde os produtos de qualidade que oferecemos aos nossos clientes até a pontualidade nos pagamentos de tributos e o ambiente de trabalho saudável que proporcionamos aos nossos colaboradores”, disse o presidente da empresa, Cláudio.
A prefeita enfatizou a história da Marajá com o Município. “Quando se fala em Várzea Grande, fale-se da Marajá Refrigerantes. Um produto de qualidade, além de ser uma empresa histórica dentro de Várzea Grande. Que essa história de sucesso continue por muitos e muitos anos, contribuindo para o crescimento de Mato Grosso e para a geração de empregos aos várzea-grandenses”, conta Moretti.
Fizeram parte da comitiva de Várzea Grande os secretários de: Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mario Quidá; Assuntos Estratégicos, Ina de Maria; Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim.
-
GERAL5 dias ago
Peão morre após cair de boi e ser pisoteado pelo animal de mais de 700 quilos em rodeio
-
Cuiabá5 dias ago
Promotor de eventos embriago tenta fugir de blitz, capota caminhonete e acaba preso em Cuiabá
-
Brasil5 dias ago
Veja momento em que dono de restaurante na Asa Sul mata ladrão
-
GERAL4 dias ago
Distribuidoras e Postos de combustíveis não repassam redução de preços e ficam com o troco
-
Cuiabá4 dias ago
Emanuel Pinheiro rebate críticas sobre contrato com a CS Mobi e afirma: “Idoso tem que pagar sim”
-
Cuiabá5 dias ago
Prefeito denuncia ‘boicote’ em nota fiscal e afirma que “servidores criam narrativas equivocadas”
-
Mundo4 dias ago
Trump confirma taxas extras de 10% contra países do Brics: “Em breve”
-
Cuiabá16 horas ago
Emanuelzinho pede que União assuma gestão da Santa Casa para evitar fechamento