Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Várzea Grande

Judiciário e Legislativo estadual fazem visita técnica ao pronto-socorro e validam melhorias

Publicado em

Avanços na unidade foram reconhecidos e novas parcerias devem ser firmadas para injeção de recursos, ampliação e aquisição de equipamentos

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), juntamente com a secretária de Saúde, Deisi Bocalon, receberam, no Pronto-Socorro e Hospital Municipal (PSHMVG), na tarde desta quinta-feira (6), a visita do Promotor de Justiça, Milton Matos, titular da 7ª Promotoria de Justiça Cível da Capital – Defesa da Cidadania (Saúde), do Promotor da 6ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande, Carlos Henrique Richter e do deputado Carlos Avalone.

A prefeita lembrou que seu primeiro compromisso após empossar o secretariado, ainda no dia 2 de janeiro, foi o de fazer uma visita técnica do pronto-socorro. “Naquela ocasião, registramos inúmeros problemas, desde os estruturais, aos de gestão. Conversamos com médicos e pacientes, vimos muitas pessoas internadas em corredores, e salas fechadas por conta de infiltração e mofo. Desde aquele dia, assim como o fornecimento de água, a saúde se tornou prioridade nessa gestão e passamos a correr atrás de parcerias e recursos. Em cerca de 30 dias, após a nossa posse, a realidade da unidade era outra, sem pacientes pelos corredores”.

Eles percorreram pronto-socorro para observar o atendimento que vem sendo prestado na unidade, além da estrutura física do local, que embora tenha recebido melhorias na infraestrutura recentemente, precisa ainda de vários outros investimentos.

O promotor de Justiça, Milton Matos, disse que os municípios – Cuiabá e Várzea Grande – caminham juntos e fazem parte da mesma rede. “É importante conhecer a realidade e potencialidade de serviços que são oferecidos por Várzea Grande, para a gente poder ajudar de alguma forma a gestão da cidade, como também de Cuiabá, para buscar soluções à saúde da baixada. Cuiabá não vive sem Várzea Grande e vice-versa. As duas cidades estão conectadas e é importante que a gente conheça todos os serviços e potencialidades dos dois municípios”.

Leia Também:  Várzea Grande implanta Centro para Empreendedores e revela Plano Econômico Estratégico para os próximos 20 anos

O promotor disse ainda que no pronto-socorro há muito a ser feito, mas reconheceu que a prefeita Flávia Moretti e a secretária Deisi, estão muito empenhadas em buscar soluções, em habilitar serviços, trazer novos recursos e melhorar ainda mais a saúde do município.

Já o promotor de Justiça de Várzea Grande, Carlos Henrique Richte, disse que tem acompanhado há algum tempo as condições do pronto-socorro. ”Estive aqui em novembro do ano passado e hoje a convite da secretária de Saúde volto ao local e vejo o esforço da atual gestão em conseguir amenizar e melhorar os problemas. Aqui tem uma estrutura bastante antiga e que necessita de reformas estruturais para que os médicos fiquem em condições plenas de atendimento, bem como, os pacientes. Percebemos que o número de pacientes esperando atendimento nos corredores diminuiu consideravelmente. É claro que o fluxo de atendimento aqui é muito grande e com certeza, nem sempre dá vazão a todos, mas com certeza presenciei uma melhora na superlotação que antes existia”.

O deputado estadual, Carlos Avalone (PSDB), disse que ficou bem impressionado, principalmente, pelo conhecimento técnico da secretária Deise Bocalon e da sub-secretaria, Érika Carvalho, e da equipe toda.

Quanto ao pronto-socorro, o deputado disse que esperava encontrar um cenário pior, mas percebeu que o local está bem cuidado. “Eu vi que existe um conhecimento muito grande deles à frente da secretaria. A prefeita acompanhou a visita e demonstrou um apoio muito grande à secretaria de Saúde e a sua equipe, o que é muito importante, e facilita a parceria. Vamos trabalhar juntos ajudando a nossa querida Várzea Grande”.

Leia Também:  Avenida Doutor Paraná será interditada a partir desta sexta-feira para a 38ª Corrida de Reis

O deputado disse que já deu uma emenda de R$ 250 mil para compra de cadeiras ortodônticas e se forem instaladas UTIs no segundo andar, ele irá aumentar o valor da emenda para a aquisição de um elevador. “Para você ver que uma visita impressiona bem. Saio daqui bastante animado e tenho certeza de que eles podem contar com o apoio do deputado Carlos Avalone para novas parcerias no sentido de melhorar a saúde de Várzea Grande”.

A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, disse que a visita foi para que os promotores que trabalham a questão da Saúde tenham conhecimento da realidade de Várzea Grande. “São portas que estão se abrindo e existe a necessidade de se conhecer essa realidade, o que estamos fazendo, o que está acontecendo aqui dentro, para entender que precisamos de ajuda de todos os lados, do Ministério Público, do Tribunal de Contas, da Câmara de Vereadores, da Assembleia Legislativa. Estamos aqui também com o deputado Carlos Avalone que já nos sinalizou um valor importante de emendas para comprar cadeiras odontológicas e para instalação de um elevador e quem sabe para a criação de novos leitos aqui na nossa unidade”, destacou. Ela agradeceu a parceria das instituições e reafirmou que Várzea Grande está de braços abertos para qualquer autoridade que queira ajudar.

A visita também foi acompanhada pelo médico e vereador Miguel Angel Claros Paz Junior (Dr Miguel Junior), que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Várzea Grande, e também do vereador Rogério França Martins (Rogerinho Dakar).

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Vereadores elogiam trabalho e avanços na saúde de Várzea Grande

Published

on

Secretária de Saúde foi à Câmara Municipal para prestigiar a posse do ex-secretário Samir Katumata, que assumiu vaga deixada por Lucas do Chapéu do Sol

A secretária de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon, foi elogiada por vários parlamentares sobre a sua atuação na condução da Secretaria de Saúde. Nesta terça-feira (25), a gestora foi à Câmara Municipal, para acompanhar a primeira sessão do ex-secretário e agora vereador, Samir Bosso Katumata (PL), que assumiu a vaga como suplente no lugar de Lucas do Chapéu do Sol, que na semana passada foi nomeado secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.

O vereador Cleyton Nassarden Guerra (Sardinha-MDB) parabenizou a secretária e também a diretora-geral do Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande (PSHMVG), Érica Auxiliadora Carvalho, pela simplicidade e humildade no trato com as pessoas.

A vereadora Gisa Barros (PSB) disse que, por meio de uma solicitação feita à prefeita Flávia Moretti (PL) e à secretária Deisi, o Município pôde prestar toda a assistência necessária ao jovem Moisés Taques, de 23 anos, morador do bairro Mapim, que por meio do Fila Zero conseguiu realizar um exame de ressonância magnética no joelho esquerdo.

Leia Também:  Várzea Grande implanta Centro para Empreendedores e revela Plano Econômico Estratégico para os próximos 20 anos

Já a vereadora Rosy Prado (União) disse que na tarde de ontem realizou no Centro de Especialidade em Saúde – Postão – um exame de endoscopia e foi muito bem tratada. “É importante a gente se certificar que os serviços estão sendo feitos com agilidade e com a qualidade que a nossa população merece. Fui muito bem atendida e ouvi também relatos de pacientes que aguardavam há anos por esse exame, e hoje não estamos mais tendo essa espera. Estamos aqui nesta tribuna para fiscalizarmos e cobrarmos melhorias para a população, mas também precisamos parabenizar quando vemos resultados. A secretária Deisi tem feito um trabalho de uma desenvoltura magnífica e quem ganha com isso são os cidadãos várzea-grandenses”.

A secretária Deisi Bocalon disse que a Saúde de Várzea Grande está sendo destravada e as coisas estão acontecendo, mas ainda existe muito trabalho a ser feito. “Assumimos esse compromisso e estamos realmente trabalhando para melhorar o setor em todos os sentidos. Temos ciência que estamos longe do ideal. Mas, cremos que avançamos muito em menos de 90 dias dessa nova gestão. Mais serviços estão aderindo ao Fila Zero, vamos atender nossos munícipes aqui, em território várzea-grandense e pleitear melhoria perenes de recursos federais e estaduais com habilitação de serviços e faturamentos eficientes. Economicidade, qualidade do gasto e melhoria de recursos, são fundamentais para expandir o atendimento à população. Mais Saúde para Vegê!”.

Leia Também:  Grupos do Vila Artur e Jardim Esmeralda  se reúnem para comemorar festa Agostina

Deisi Bocalon destacou ainda que fez questão de ir à Câmara Municipal para levar o seu abraço ao vereador Samir e desejar sucesso nesta nova trajetória. “Participamos da abertura da 1ª Conferência Municipal do Trabalhador e da Trabalhadora da Saúde e viemos à Câmara também prestigiar o colega que agora estará à frente dos trabalhos no Legislativo, sendo o líder da prefeita Flávia nessa Casa de Leis”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA