Várzea Grande
Idade é atualizada e segundo reforço passa a ser aplicado em pessoas de 25 anos ou mais em Várzea Grande
Para ampliar as coberturas vacinais e atualizar as cadernetas de vacinação da população, Várzea Grande segue atuando com o “Plano de Ação e Estratégia de Vacinação” para elevar as taxas de imunização no município. A partir desta quarta-feira (7), a idade para a aplicação da segunda dose de reforço (ou quarta dose), da vacina contra a Covid-19 passa a ser aplicada em pessoas que tenham 25 anos ou mais e receberam o primeiro reforço há pelo menos quatro meses.
A aplicação é feita para quem tenha tomado qualquer uma das vacinas disponíveis e se enquadre nos dois requisitos estipulados, que são idade e intervalo entre doses.
“Nós percebemos um aumento na procura de testes de Covid-19 e nos atendimentos a pacientes sintomáticos respiratórios em nossas unidades de Saúde. Já está havendo elevação na positividade dos testes, e a pasta já avalia que isso pode ser reflexo da circulação da nova variante da infecção. Por isso já é recomendado – não obrigatório – o uso de máscara em lugares fechados, no trabalho, onde têm muitas pessoas, em mercados, igrejas. São recomendações que a população já sabe e que o uso de máscara evita a contaminação e protege do vírus. Todas as medidas já adotadas anteriormente, em plena pandemia, como o uso do álcool em gel, lavar as mãos, evitar lugares com muita aglomeração são prudentes”, recomendou o secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Aparecido de Barros.
“Sem ter nenhum caso isolado da mais recente variante do coronavírus, a BQ.1, a preocupação da pasta é que esta já esteja circulando no município e gere um novo pico de Covid-19 entre o final deste ano e o início do ano que vem”, explicou o secretário. Ele explica ainda que o poder público quer evitar uma nova onda de contaminação em massa. “Já vivenciamos esta situação anos anteriores, e sabemos que pode ser muito arriscado principalmente para quem tem a saúde mais fragilizada, por isso é necessário que todos completem o ciclo de vacinação” alertou o secretário, lembrando que as festas de final de ano estão chegando, e as vacinas estão disponíveis nas 22 unidades básicas de Saúde e na ‘Tenda da Prevenção’, anexa a Upa do Ipase”, explicou o secretário.
Onde Vacinar:
– Unidades de Saúde em Várzea Grande que aplicam todas as vacinas do Calendário Vacinal em crianças, adultos, jovens e idosos. E também contra a Covid-19.
Horário expediente normal – Das 7h:30 às 11h e das 13h30 às 16h.
1 – Centro de Saúde Laurentino Paulo de Cerqueira (Água Limpa);
2 – Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia);
3 – ESF Celina Batista Dantas (Ouro Verde );
4 – ESF Maria José Pedrosa (Capão Grande);
5 – Clínica de Atenção Primária a Saúde – Miguel Baracat (24 de dezembro);
6 – ESF Luirico Ferreira de Magalhães (Souza Lima);
7 – ESF Celestino Gomes Coelho (Água Vermelha) ;
8 – ESF Margarida Pereira Tavares (Jardim Manaíra);
9 – ESF Terezinha Maria de Campos Kalix (Cabo Michel);
10 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Moacyr de Lannes – (Jd. Glória);
11 – ESF Maria Galdina da Silva (Vila Artur);
12 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dra. Arminda Guimarães Sato (Marajoara);
13 – USF Neuzalina Figueiredo de Freitas (Santa Isabel);
14 – ESF Álvaro Ribeiro Rocha (Jd. Eldorado);
15 – ESF Gonçalo Pinto de Godoy (São Mateus);
16 – Centro de Saúde Cohab Cristo Rei;
17 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Lucilo Macedo de Freitas (Parque do Lago);
18 – ESF Manoel Bernardo de Barros (Unipark);
19 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Vitor Marques Pereira Malheiros (Cristo Rei);
20 – ESF Aurilia Salles Curvo/Jardim União;
21 e 22 – ESF Gonçalo Gomes da Silva (Construmat/Alameda).
– Ponto específico da Upa do Ipase – na Tenda da Prevenção – Também há a vacina contra a Covid-19.
– Horário das 8h às 16h.
Neste ponto também estarão sendo aplicadas todas as vacinas do Calendário Vacinal, em crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande MT
Várzea Grande
Flávia afirma que parcerias vão impulsionar agricultura familiar em Várzea Grande
Município recebeu ontem (20), da SEAF, um caminhão baú refrigerado, que servirá para o transporte de produtos perecíveis como hortaliças, frutas, carnes e queijos, garantindo a preservação da qualidade dos alimentos até a comercialização
A prefeita de Várzea Grande, Flavia Moretti, afirmou que vai priorizar a agricultura familiar em sua gestão com objetivo de impulsionar e fortalecer o setor. A afirmação ocorreu ontem (20), quando a prefeitura de Várzea Grande recebeu da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF) um caminhão baú refrigerado, que será destinado ao apoio da agricultura familiar no município.
O veículo foi cedido pelo governo do Estado de Mato Grosso por meio de um Termo de Cessão de Uso de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos, e ficará sob a responsabilidade da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS).
Flávia Moretti, comemorou a entrega do caminhão e afirmou que esta é apenas a primeira de várias ações que estão sendo planejadas para fomentar a agricultura familiar na cidade. “Este é só o começo. A agricultura familiar precisa sair de uma situação limitada e ganhar mais estrutura e capacitação. Vamos promover feiras itinerantes pelo município para aproximar os produtos da população, fortalecer a economia local e gerar mais oportunidades para os agricultores”, afirmou a prefeita.
A Chefe do Executivo Municipal ressaltou que cuidará da agricultura familiar com carinho capacitando não apenas os agricultores, mas também suas famílias: “A agricultura familiar é um pilar essencial para o desenvolvimento de Várzea Grande, e com a parceria do governo do Estado, queremos garantir que os pequenos produtores tenham o apoio necessário para crescer, se capacitar e alcançar novos mercados. Além disso, nossa missão é capacitar não apenas os agricultores, mas também suas famílias e filhos, para que possam contribuir de maneira mais técnica e qualificada, até mesmo no agronegócio e áreas financeiras, garantindo a sustentabilidade e o fortalecimento dessa produção no longo prazo”, destacou a prefeita.
O caminhão será gerido pela Cooperativa de Comercialização de Agricultores Familiares de Economia Solidária e Extrativismo da Baixada Cuiabana (Coopeveg), com sede em Várzea Grande, e servirá para o transporte de produtos perecíveis como hortaliças, frutas, carnes e queijos, garantindo a preservação da qualidade dos alimentos até a comercialização. A medida visa ampliar a competitividade dos produtos da agricultura familiar no mercado local, além de reduzir desperdícios e otimizar o escoamento da produção. Vale destacar que grande parte da produção local se destina à alimentação escolar das escolas municipais.
A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, ressaltou o papel da prefeitura de Várzea Grande no monitoramento da utilização do caminhão, para assegurar que o equipamento cumpra seu objetivo de beneficiar a agricultura familiar local. “A prefeitura será responsável por acompanhar o uso do caminhão e garantir que ele seja utilizado de forma eficaz na distribuição de alimentos, como é o propósito deste equipamento. A parceria entre o Estado e o município é fundamental para o sucesso deste projeto”, explicou.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Costa Amorim, afirmou que o caminhão contribuirá diretamente para o escoamento eficiente da produção agrícola. Ele destacou a importância de oferecer suporte aos pequenos produtores, permitindo que eles acessem mercados com mais qualidade e competitividade. “Várzea Grande é um município basicamente urbano, mas com uma área significativa para a agricultura familiar. Esse caminhão vai garantir a entrega de alimentos de qualidade, preservando os produtos durante o transporte e facilitando o acesso aos mercados”, disse o secretário.
O presidente da Coopeveg, Laudêncio Bispo Evangelista da Silva explicou que a cooperativa, composta por 107 cooperados, tem como um dos principais focos a distribuição de alimentos para a alimentação escolar. “O caminhão será fundamental para a coleta e distribuição dos nossos produtos, como melão, melancia, abóbora, quiabo e folhas, garantindo que eles cheguem com qualidade para as escolas e outras entidades”, afirmou.
UTILIZAÇÃO – O caminhão refrigerado ficará sob a gestão da Coopeveg até 31 de dezembro de 2027 e será utilizado, prioritariamente, para atender aos programas municipais de agricultura familiar, incluindo a distribuição de alimentos para feiras, escolas e entidades assistenciais. A ação é um passo importante para o fortalecimento da agricultura familiar em Várzea Grande e reafirma a parceria entre o Governo do Estado e o município na promoção do desenvolvimento sustentável e da economia local.
Também prestigiaram a entrega o diretor-presidente da Empresa Mato-grossense de Extensão Rural (Empaer-MT), Suelme Fernandes, e, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM-MT), Leonardo Bortolin.
-
Política MT6 dias ago
Abílio recebe carta da Embaixada de Israel propondo parcerias para Cuiabá
-
Política MT3 dias ago
Governador entrega medicamentos para a Saúde de Cuiabá
-
Cidades3 dias ago
Detran realizou mais de mil operações de fiscalização de trânsito em Cuiabá e VG
-
Política MT3 dias ago
Primeira-dama de MT faz entrega de 750 donativos às famílias de Cuiabá afetadas por alagamento
-
Brasil3 dias ago
Lula aguarda sucessão no Congresso para iniciar reforma ministerial
-
Política MT1 dia ago
Baixinha defende subprefeituras e setor menos burocrático na saúde pública
-
Cidades1 dia ago
NIF anuncia mutirão para fiscalizar terrenos sujos
-
Política MT4 dias ago
Por problemas técnicos na publicação da LOA, sessão da Câmara vai começar mais tarde