Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Várzea Grande

Idade é atualizada e segundo reforço passa a ser aplicado em pessoas de 25 anos ou mais em Várzea Grande

Publicado em

Para ampliar as coberturas vacinais e atualizar as cadernetas de vacinação da população, Várzea Grande segue atuando com o “Plano de Ação e Estratégia de Vacinação” para elevar as taxas de imunização no município. A partir desta quarta-feira (7), a idade para a aplicação da segunda dose de reforço (ou quarta dose), da vacina contra a Covid-19 passa a ser aplicada em pessoas que tenham 25 anos ou mais e receberam o primeiro reforço há pelo menos quatro meses. 

A aplicação é feita para quem tenha tomado qualquer uma das vacinas disponíveis e se enquadre nos dois requisitos estipulados, que são idade e intervalo entre doses.

“Nós percebemos um aumento na procura de testes de Covid-19 e nos atendimentos a pacientes sintomáticos respiratórios em nossas unidades de Saúde. Já está havendo elevação na positividade dos testes, e a pasta já avalia que isso pode ser reflexo da circulação da nova variante da infecção. Por isso já é recomendado – não obrigatório – o uso de máscara em lugares fechados, no trabalho, onde têm muitas pessoas, em mercados, igrejas. São recomendações que a população já sabe e que o uso de máscara evita a contaminação e protege do vírus. Todas as medidas já adotadas anteriormente, em plena pandemia, como o uso do álcool em gel, lavar as mãos, evitar lugares com muita aglomeração são prudentes”, recomendou o secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Aparecido de Barros.

Leia Também:  Deputado Thiago Silva realiza reunião com mais mil pessoas de Várzea Grande

“Sem ter nenhum caso isolado da mais recente variante do coronavírus, a BQ.1, a preocupação da pasta é que esta já esteja circulando no município e gere um novo pico de Covid-19 entre o final deste ano e o início do ano que vem”, explicou o secretário. Ele explica ainda que o poder público quer evitar uma nova onda de contaminação em massa. “Já vivenciamos esta situação anos anteriores, e sabemos que pode ser muito arriscado principalmente para quem tem a saúde mais fragilizada, por isso é necessário que todos completem o ciclo de vacinação” alertou o secretário, lembrando que as festas de final de ano estão chegando, e as vacinas estão disponíveis nas 22 unidades básicas de Saúde e na ‘Tenda da Prevenção’, anexa a Upa do Ipase”, explicou o secretário. 

Onde Vacinar:

– Unidades de Saúde em Várzea Grande que aplicam todas as vacinas do Calendário Vacinal em crianças, adultos, jovens e idosos. E também contra a Covid-19.

Horário expediente normal – Das 7h:30 às 11h e das 13h30 às 16h.

1 – Centro de Saúde Laurentino Paulo de Cerqueira (Água Limpa);

2 – Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia);

3 – ESF Celina Batista Dantas (Ouro Verde );

4 – ESF Maria José Pedrosa (Capão Grande);

5 – Clínica de Atenção Primária a Saúde – Miguel Baracat (24 de dezembro);

6 – ESF Luirico Ferreira de Magalhães (Souza Lima);

Leia Também:  Prefeitura estima público de cerca de 50 mil visitantes nessa semana

7 – ESF Celestino Gomes Coelho (Água Vermelha) ;

8 – ESF Margarida Pereira Tavares (Jardim Manaíra);

9 – ESF Terezinha Maria de Campos Kalix (Cabo Michel);

10 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Moacyr de Lannes – (Jd. Glória);

11 – ESF Maria Galdina da Silva (Vila Artur);

12 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dra. Arminda Guimarães Sato (Marajoara);

13 – USF Neuzalina Figueiredo de Freitas (Santa Isabel);

14 – ESF Álvaro Ribeiro Rocha (Jd. Eldorado);

15 – ESF Gonçalo Pinto de Godoy (São Mateus);

16 – Centro de Saúde Cohab Cristo Rei;

17 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Lucilo Macedo de Freitas (Parque do Lago);

18 – ESF Manoel Bernardo de Barros (Unipark);

19 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Vitor Marques Pereira Malheiros (Cristo Rei);

20 – ESF Aurilia Salles Curvo/Jardim União;

21 e 22 – ESF Gonçalo Gomes da Silva (Construmat/Alameda).

– Ponto específico da Upa do Ipase – na Tenda da Prevenção – Também há a vacina contra a Covid-19.

– Horário das 8h às 16h.

Neste ponto também estarão sendo aplicadas todas as vacinas do Calendário Vacinal, em crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Pronto-Socorro de Várzea Grande precisa de recursos financeiros para troca do telhado

Published

on

Solução definitiva demanda investimento na ordem de R$ 10 milhões

Prestes a completar 37 anos, o Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande (PSHMVG), já passou por inúmeras reformas, porém, um dos problemas que ainda persiste, é com relação ao telhado, que precisa ser trocado por inteiro, e essa obras demanda alto investimento para uma solução definitiva, que impeça novos alagamentos, como o ocorrido ontem (16), quando choveu mais de 33 milímetros na cidade.

“Desde que assumimos a pasta, e com o apoio total da prefeita Flávia Moretti e do vice-prefeito Tião da Zaeli, conseguimos implementar várias mudanças no local, melhorando a funcionalidade e o atendimento médico no Pronto-Socorro. Essas melhorias estão sendo sentidas pela população e pelos pacientes que utilizam o SUS, mas reconhecemos que ainda temos um longo caminho pela frente, a exemplo da troca total de todo o telhado do PS que necessita de um investimento na ordem de R$ 10 milhões. Estamos em busca desses recursos para que possamos resolver essa questão em definitivo”, informou a secretária de Saúde, Deisi Bocalon.

Leia Também:  Polícia Militar e Corpo de Bombeiros reforçarão segurança no Festival de Verão de Diamantino

Conforme a titular da pasta será encaminhado ao Ministério da Saúde um ofício destacando essa necessidade. “Recebemos recentemente a visita de técnicos do governo federal que constataram essa realidade. No dia em que vieram conhecer a estrutura do Pronto-Socorro, eles chegaram bem na hora da chuva e comprovaram in loco, as condições do local, que necessita dessa melhoria”, informou.

A gestora disse ainda que o local vem recebendo a visita de vários parlamentares e que todas as necessidades existentes no local estão sendo discutidas para busca de emendas que possam melhorar ainda mais as condições do local.

EM 70 DIAS – A secretária lembra que nestes dois meses e meio de gestão várias obras de infraestrutura já foram realizadas, a exemplo da reforma de salas de enfermarias que se encontravam sem condições de uso. “A conclusão da obra possibilitou a abertura de duas novas salas de enfermaria diminuindo de forma considerável, a lotação nos corredores da unidade. Também fizemos a adesão ao programa ‘Fila Zero’, que vai diminuir a demanda por cirurgias de alta complexidade, cujos pacientes aguardam na fila de espera por mais de dois anos e, também a aquisição de insumos e equipamentos. Estamos empenhados em melhorar ainda mais o local, mas precisamos da ajuda do governo do estado, do Ministério da Saúde e de nossos parlamentares no sentido de disponibilizar recursos, por meio de emendas, que possam ajudar nesta melhoria, que é uma das questões que neste momento, se faz necessária”.

Leia Também:  Filha de Gugu, Marina Liberato passa por cirurgia de emergência: “Uma infecção!”

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA