Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Várzea Grande

Força-tarefa reduz em 36% notificações dos casos de arboviroses em Várzea Grande

Publicado em

Prefeita e a secretária de Saúde alertam que “ainda estamos enfrentando um período de chuvas intensas” e a colaboração da população se faz necessária no combate ao Aedes aegypti

O cenário epidemiológico do município de Várzea Grande vem registrando diminuição dos casos de dengue, zika e chicungunya. E isso se deve à força-tarefa realizada pelos agentes de endemias, da vigilância sanitária, e da atuação ampliada das secretarias de Serviços Públicos, por meio do Código de Postura, e da Educação na implementação de orientações educativas nas escolas.

O gráfico (abaixo) mostra a evolução das notificações desde a primeira semana de janeiro. Nas semanas 5, 6 e 7, o município registrou os piores momentos das arboviroses, com picos de casos possíveis passando de 1.300. Nesta 10 semana, foram contabilizados 437 notificações, o que revela uma queda acentuada da evolução das doenças. Na comparação com semana 9 – com 686 casos – a queda foi de mais de 36%.

“Ainda estamos longe de zerar os casos de arboviroses no município, mas estamos trabalhando intensamente, para a redução das notificações, que já estão sendo sentidas neste momento. Desde nossos primeiros desta nova gestão, estamos empenhados em combater focos e a proliferação do mosquito”, afirmou a prefeita Flávia Moretti (PL).

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande antecipa pagamento dos servidores públicos para 29 de maio

A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, pontuou que nesta última semana foram registrados no município 437 casos de arboviroses. “É um quantitativo muito aquém do que vínhamos contabilizando. O ideal seria não haver casos, mas é um resultado que nos deixa bastante animados”.

Como lembra a secretária, o início de ano foi bastante turbulento, tanto que a prefeita Flávia Moretti decretou estado de calamidade na saúde e, a partir daí, medidas e ações tiveram que ser colocadas em práticas para tentar frear o aumento dos casos. “Para aumentar a capacidade de atendimento realizamos uma reforma na UPA, dobramos a capacidade de atendimento de 20 para 42 cadeiras de medicação, ampliamos o horário de atendimento em quatro unidades básicas de saúde, que estão funcionando até às 21 horas, para tentar também diminuir a lotação nas unidades de pronto atendimento, e intensificamos a atuação dos agentes de endemias e ampliamos também as áreas de coberturas”, informou.

“A intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti e as ações preventivas e educativas que vêm sendo realizadas são essenciais para a redução das notificações da dengue, zika e Chikungunya”, pontuou a prefeita.

Leia Também:  Secretaria de Assistência prorroga entrega de cartões do programa SER Família para esta sexta-feira

CONTRIBUIÇÃO – Ainda estamos enfrentando um período de chuvas intensas e a colaboração da população se faz necessária no combate ao mosquito. Ações simples, como: manter a casa limpa, retirar folhas e sujeiras que podem gerar acúmulo de água nas calhas, guardar garrafas com a boca para baixo, e manter as caixas de água sempre bem tampadas, são atitudes que contribuem para o combate ao mosquito, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Alunos da Guarda Municipal de Várzea Grande concluem quatro cursos na GOE

Published

on

Os agentes em formação também colaboraram com isolamento do local para que a equipe da GOE pudesse realizar a ação ostensiva com sniper (atirador de elite), explosivos e invasão para resgatar a vítima

Os alunos que estão no curso de formação da Guarda Municipal de Várzea Grande concluíram, nesta quarta-feira (26), quatro cursos na Gerência de Operações Especiais (GOE). Na ocasião, foram ministrados os cursos de noções básicas de explosivos, gerenciamento de crise, contenção de distúrbios e negociações em casos de sequestro.

Conforme o comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, GM Juliano Lemos, essas capacitações são essenciais para a formação. “Eu agradeço à unidade Carcará, em nome do coordenador de operações especiais, Frederico Murta, por nos receber e por participar do futuro da Guarda Municipal de Várzea Grande. Parabéns a todos vocês que passaram por esse grande momento, tenho certeza que esse curso trará uma nova missão sobre o nosso trabalho”, frisou.

Na ocasião, os alunos passaram por uma grande simulação de sequestro a mão armada. Os integrantes da Guarda Municipal tiveram de isolar o local para evitar que a imprensa, transeuntes, familiares e amigos da vítima e do acusado interferissem, enquanto a guarnição fazia a primeira negociação com o sequestrador.

Leia Também:  Bairro Jardim Paula II recebe investimento de R$ 4,5 milhões em infraestrutura

Após as negociações, os alunos da Guarda Municipal colaboraram com isolamento do local para que a equipe da GOE pudesse realizar a ação ostensiva com sniper (atirador de elite), explosivos e invasão para resgatar a vítima.

O coordenador de ensino da GOE, investigador Bruno Monti, destaca o empenho dos alunos da Guarda Municipal de Várzea Grande. “Vejo o brilho e dedicação de todos vocês. Eu agradeço pela confiança que a Guarda teve conosco. Sempre estaremos à disposição desta instituição para vir fazer mais cursos e estar mais próxima de nós”, destaca Monti.

O coordenador da GOE, delegado Frederico Murta, incentiva os alunos a continuarem estudando e buscando capacitações. “Essas aulas são só o começo de uma grande caminhada que vocês têm pela frente na segurança pública. Busquem sempre o conhecimento, pois vejo que determinação e vontade vocês têm”, disse Murta.

O aluno da Guarda Municipal, Daniel Lucas Taques de Lima, é filho de um ex-integrante do GOE, Wisno Ribeiro, relata sobre os conselhos do pai para seguir carreira na segurança pública. “Meu pai sempre fala sobre a disciplina, dá diversos conselhos e conta histórias de trabalho. Tenho muito orgulho dele e admiro muito também a GOE. Então, fiquei muito feliz pelo curso e esse momento ficará marcado na minha vida”, disse o GM Taques.

Leia Também:  Kalil Baracat inaugura pavimentação asfáltica em distrito que é Patrimônio Histórico de Mato Grosso

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA