Várzea Grande
Eleição define nova Coordenação do Fórum da Educação de Várzea Grande

Políticas públicas para avanço da aprendizagem no Município passam pelas discussões desse grupo gestor
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), realizou nessa sexta-feira (27), no Anexo 2 no bairro Marajoara, a eleição para formação da nova Coordenação do Fórum da Educação.
Durante a reunião, participaram mais de 40 pessoas ligadas à rede municipal de educação e outras entidades, que por voto nominal, escolheram presidente e vice, além de secretário (a) e vice-secretário (a).
O Fórum é um espaço de participação da sociedade para formulação da política educacional. São discutidas propostas, análises de projetos no âmbito da educação. Essa coordenação do Município segue as atribuições do Fórum Nacional de Educação (FNE).
Em seu discurso, o subsecretário de Educação, Cultura Esporte e Lazer – e eleito presidente do Fórum – Alexandre Espíndola, enfatizou que representar a classe educacional de Várzea Grande é motivo de orgulho e ainda exaltou a importância do Fórum no desenvolvimento da comunidade escolar de Várzea Grande.
“Tudo isso, graças à dedicação e empenho de várias pessoas que trabalharam durante esse período. Posso falar que esse trabalho é voluntário, aceitamos o convite por que todos que aqui estão amam a educação. Agradeço a todos pela confiança e vamos começar os nossos trabalhos a partir de agora”, destacou o recém-empossado presidente do Fórum.
Vanilda Mendes, coordenadora do Fórum, ressaltou que a importância do trabalho para o desenvolvimento da educação no Município. “Todas as entidades ligadas à educação, representantes da rede educacional que fizeram parte desses dois anos de coordenação do Fórum de Várzea Grande, ajudando a realizar as conferências, exerceram seu papel para contribuir na evolução do ensino municipal”, pontuou.
Foram definidos para nova coordenação do Fórum os nomes:
Presidente – professor Alexandre Espíndola
Vice-presidente – professora Marli de Jesus Arruda
Secretária – professora Lezi Aparecida
Vice-secretária – professora Nelma de Oliveira
Participaram da reunião do Fórum, o superintendente de Gestão, Rafael Medeiros, a superintendente Pedagógica Majô Dias, e outras autoridades.

Várzea Grande
Várzea Grande troca experiências com Nova Brasilândia sobre agricultura familiar

Equipes visitaram propriedades que, mesmo em áreas reduzidas, desenvolvem produções altamente diversificadas, aliando produtividade e sustentabilidade
Em um cenário onde a diversificação da produção e a troca de saberes se tornam estratégias fundamentais para fortalecer a agricultura familiar, técnicos de Várzea Grande e Nova Brasilândia protagonizaram um encontro produtivo e inspirador. Nesta terça-feira, 8 de julho, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS-VG) e da EMPAER de Várzea Grande realizaram um “Dia de Campo” no município de Nova Brasilândia, marcado por capacitações, visitas a propriedades rurais e a troca de experiências exitosas junto a pequenos produtores.
O coordenador de Desenvolvimento Rural de Várzea Grande, Leandro Luis da Silva, acompanhado por Rosano Gabriel da Silva e Edson Benedito da Silva (EMPAER-VG), foram recebidos pelo secretário municipal de Agricultura de Nova Brasilândia, Cleiton Marques, e pelo colaborador Edivaldo Ferrari. Juntos, visitaram propriedades da agricultura familiar que, mesmo em áreas reduzidas, desenvolvem produções altamente diversificadas, aliando produtividade e sustentabilidade.
“Foi extremamente enriquecedor conhecer de perto o trabalho de agricultores que, com poucos recursos, conseguem ótimos resultados. Trocamos experiências valiosas e estamos levando mudas de maracujá que agora serão distribuídas aos nossos produtores em Várzea Grande”, afirmou o coordenador Leandro Luis da Silva. Cerca de 300 mudas de maracujá serão distribuídas aos pequenos produtores de Várzea Grande.
Durante o Dia de Campo, os técnicos conheceram viveiros de mudas e de plantação de maracujá, plantações de mamão e de limão siciliano. Destaque para os agricultores Vantuil e Cláudio, que mostraram como a dedicação e a diversificação das culturas, mesmo em pequenos espaços, garantem aumento de renda e qualidade de vida às famílias do campo.
Para o secretário de Agricultura de Nova Brasilândia, Cleiton Marques, “quando gestores e técnicos se unem para compartilhar conhecimento, todos ganham. A agricultura familiar precisa dessa conexão para evoluir com inovação e sustentabilidade”.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Ricardo Amorim, destacou que o fortalecimento da agricultura familiar é uma prioridade da gestão. “Estamos investindo cada vez mais em ações que garantam apoio técnico, acesso a insumos e capacitação. A agricultura familiar é base da segurança alimentar, da geração de emprego e do desenvolvimento local”, afirmou.
Amorim reforça que a visita reforça a importância dos intercâmbios entre municípios “como estratégia para impulsionar o desenvolvimento rural sustentável e ampliar as oportunidades dos pequenos produtores, que têm papel fundamental na economia e no abastecimento da população”, conclui.
-
Cuiabá5 dias ago
Secretário de Comunicação da Câmara pede exoneração ao vivo na tribuna; veja vídeo
-
Cuiabá6 dias ago
Prefeitura de Cuiabá cancela nota de dipirona 500% mais cara após erro de digitação
-
Mundo5 dias ago
Bandidos do CV que filmaram interrogatório de skaltista são presos
-
Polícia4 dias ago
Polícia Militar abre inscrições para 2ª edição da Bravos Fast Night Run
-
Famosos4 dias ago
Associações se reúnem com governo e cobram revisão do percentual remuneratório
-
Ministério Público MT5 dias ago
Visão Fontana
-
Cuiabá4 dias ago
”Após dipirona 500% mais cara, Prefeitura gasta R$ 1,5 milhões em aluguéis de carros de luxo”, diz vereador
-
Cuiabá6 dias ago
Gonzaga anuncia saída do cargo de secretário de Comunicação da Câmara