Várzea Grande

10 mil famílias participaram de cursos e seletivas de emprego em Várzea Grande

Publicado em

O programa Qualifica + VG impactou positivamente a vida de 10 mil famílias que participaram de cursos de capacitação e seletivas de empregos realizados pela Prefeitura Municipal – por meio da Secretaria de Assistência Social – em parceria com o Sistema S (Senai, Senac e Senar).

O Qualifica + VG foi criado em 2022, e inicialmente, como uma resposta à necessidade da população que enfrentava o desemprego após a pandemia. Centenas de cursos de capacitação foram oferecidos, de forma gratuita, no sentido de possibilitar ao trabalhador novas perspectivas e também a possibilidade de mudança de atribuição.

“Para a nossa surpresa os cursos tiveram grande procura e todos realizados com sucesso”, comemorou o coordenador do Núcleo de Qualificação Profissional, Jovanil Flores da Silva informando que todos que concluíram os cursos foram encaminhados ao mercado de trabalho. Em decorrência da demanda, surgiu então a parceria de serviço com as empresas privadas para a promoção de seletivas de empregos, outra parceria firmada e com resultados positivos”.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira destacou a importância de todas as parcerias realizadas, pois o foco principal foi criar oportunidades para todos indistintamente. “Unimos a parceiros que se dedicaram em transformar a vida das pessoas e essas parcerias nos proporcionaram um leque de oportunidades com foco no social inclusivo, com mulheres, trabalhadores, adolescentes em conflitos com a lei, pessoas com deficiências e mulheres vítimas de violência domésticas”.

Leia Também:  Smecel e OAB-VG promovem capacitação sobre direitos de crianças autistas

Ana Cristina lembrou ainda que a secretaria de Assistência Social trabalha com público vulnerável, e por isso é necessário que se tenha sensibilidade e um olhar especial para esse grupo. “Daí a nossa preocupação em proporcionar capacitação, e dar meios para que essas pessoas fossem inseridas no mercado de trabalho. O nosso compromisso com a criação do Programa Qualifica + VG foi o de promover nas famílias em risco social a possibilidade assertiva de novos recomeços”.

MISSÃO CUMPRIDA: Ao findar esse ciclo de trabalho, a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que encerra a gestão na pasta com a consciência do dever cumprido. “Sabemos que na Secretaria de Assistência Social existem várias demandas, mas durante todo o período que estive a frente da pasta, trabalhei de forma incansável para ampliar o acesso às oportunidades de recomeços, buscando ações transversais com outras secretarias e parcerias com instituições e organizações não governamentais. Trabalhar em Rede é um caminho que trilhamos na gestão do prefeito Kalil Baracat, com apoio da primeira-dama, Promotora de Justiça, Kika Dorileo”.

Leia Também:  Prefeito destaca que duplicação da BR-070 impulsionará economia e desenvolvimento urbano para Várzea Grande

A gestora enalteceu a participação do Governo do Estado de Mato Grosso no fortalecimento de políticas públicas voltadas ao social, bem como da ex-prefeita Lucimar Sacre de Campos que em sua gestão trabalhou de forma brilhante, neste setor, com programas e serviços voltados a capacitação de mulheres com cursos profissionalizantes, no fortalecimento de vínculos familiares. “E a nossa missão foi dar continuidade e avançar ainda mais nos projetos e serviços que começaram na gestão passada e que nesta gestão foram fortalecidos para atender a mais pessoas como orientou a primeira-dama, Kika Dorilêo, idealizadora de diversas ações sociais de Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Fiscalização do Procon de Várzea Grande garante direitos do consumidor

Published

on

O objetivo é coibir excessos nas listas de materiais escolares, publicidades indevidas que induzam à compras em locais preestabelecidos, cobranças abusivas e outros aspectos regulados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC)

Com o início do ano letivo previsto para fevereiro, o Procon Municipal de Várzea Grande, órgão vinculado à Procuradoria Municipal, intensificou as fiscalizações em escolas particulares durante o mês de janeiro. O objetivo é garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados, coibindo excessos nas listas de materiais escolares, publicidades indevidas que induzam compras em locais preestabelecidos, cobranças abusivas e outros aspectos regulados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Até o final do mês, 25 escolas particulares serão fiscalizadas. Segundo a coordenadora do Procon Municipal, Carolina Moreira, até o dia 15 de janeiro, 60% dessas escolas já haviam sido vistoriadas. “Em nenhuma encontramos descumprimento da legislação, mas mantemos a fiscalização como uma forma de orientação tanto para as instituições quanto para os pais e alunos, que são os consumidores”, destacou.

Carolina também enfatizou a evolução na conduta das escolas em relação à legislação de consumo. “A fiscalização não tem apenas o objetivo de coibir ou penalizar, mas também de orientar. Felizmente, não temos mais listas com materiais em excesso ou propagandas que condicionem a compra em determinados locais. Também não recebemos mais reclamações sobre a condicionante de transferência de alunos mediante ao pagamento de débitos em aberto. Isso é um resultado satisfatório”, completou.

Leia Também:  Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Grande alerta sobre período proibitivo de uso do fogo

O procurador-geral de Várzea Grande, Maurício Magalhães Faria Neto, ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Procon Municipal. “Garantir os direitos do consumidor é essencial para uma sociedade justa e equilibrada e é uma missão da gestão Flávia Moretti e Tião da Zaeli. O Procon é um instrumento importante que a prefeitura oferece para proteger os cidadãos e promover um ambiente de consumo mais transparente e seguro”, afirmou.

CONSUMIDORES – Pais e alunos devem estar atentos aos seus direitos ao contratar serviços educacionais e adquirir materiais escolares. Confira algumas orientações importantes previstas no Código de Defesa do Consumidor:

* Listas de materiais escolares: As escolas podem solicitar apenas materiais de uso pedagógico, diretamente relacionados à atividade educacional. Itens de uso coletivo, como produtos de limpeza e papel higiênico, não podem ser exigidos.

* Matrículas: A instituição não pode condicionar a matrícula ao pagamento de débitos anteriores. Além disso, cobranças devem ser claras e justas.

* Espaço físico: O ambiente escolar deve atender às normas de segurança e acessibilidade, proporcionando condições adequadas para o aprendizado.

Leia Também:  Equipes da Assistência participam de Curso de Formação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz 

* Propaganda e venda casada: É proibido impor a compra de materiais ou uniformes em estabelecimentos predefinidos pela escola. Caso os consumidores identifiquem práticas abusivas, é fundamental registrar uma reclamação junto ao Procon.

ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR – O Procon Municipal de Várzea Grande oferece atendimento presencial em sua sede, localizada no Paço Municipal, na Avenida Castelo Branco, 2500 – Centro Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Um posto de atendimento também está disponível na Subprefeitura do bairro Cristo Rei.

Para maior conveniência, o Procon também disponibiliza canais online para informações e registro de denúncias, pelo site www.varzeagrande.mt.gov.br/procon e redes sociais ou pelo telefone (65) 3688-8056.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA