Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Sorriso - MT

Sorriso recebe mais de 5 mil mudas frutíferas para fortalecer agricultura familiar

Publicado em

As mudas de ponkan, laranja e limão-taiti beneficiarão diretamente 22 dos 55 cooperados da Cooperriso

O setor da agricultura familiar em Sorriso recebeu um importante reforço nesta quinta-feira (13), com a chegada de 5.200 mudas frutíferas ao Horto Florestal. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Cooperativa de Hortifrutigranjeiros de Sorriso – Cooperriso e o Governo do Estado, por meio da Empaer, atendendo à solicitação dos produtores cooperados que buscam expandir suas produções.

As mudas de ponkan, laranja e limão-taiti beneficiarão diretamente 22 dos 55 cooperados da Cooperriso, que trabalham com fruticultura.

Além de abastecer o mercado local e regional, os cooperados da Cooperriso também fornecem frutas para a merenda escolar, garantindo alimentos frescos e de qualidade para os estudantes da rede municipal.

De acordo com o presidente da Cooperriso, Ivaldino Hahn, a entrega é uma grande conquista para os produtores. “Essa parceria é fundamental para ampliar a produção e gerar mais renda para os agricultores familiares. Com essas mudas, podemos ampliar a produção e garantir frutas de qualidade”, celebrou.

Leia Também:  Prefeitura apoia campanha do Lions para arrecadar sucata eletrônica

O secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar de Sorriso, Lucas de Oliveira, ressaltou a importância do incentivo ao setor. “A agricultura familiar tem um papel essencial na economia do município, e iniciativas como essa contribuem diretamente para o crescimento dos pequenos produtores”, disse.

No total, a cooperativa deve receber 7.200 mudas, para fortalecer a produção e o incentivo à diversificação da agricultura familiar.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso - MT

Meias trocadas marcam o Dia Internacional da Síndrome de Down no CEMEIS Caminhos do Saber

Published

on

Celebrada mundialmente em 21 de março

Com o tema “Suporte para quem precisa. Todos juntos apoiando a inclusão! Seja rede de apoio!”, alunos, professores e colaboradores do Centro Municipal de Educação Infantil Caminhos do Saber realizaram nesta sexta-feira, 21 de março, uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A iniciativa visa promover a inclusão e a conscientização sobre a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo, uma condição genética da síndrome, referenciada também por T21.

A programação foi marcada pela campanha “Muitas Meias”, originalmente chamada “Lots of Socks” convidando a comunidade escolar a usar meias coloridas e trocadas, simbolizando a beleza da diversidade e a singularidade do diferente. Atividades como roda de conversa, contação de histórias, desfile de meias e dinâmicas interativas, foram utilizadas para demonstrar o protagonismo e contribuições das pessoas com Síndrome de Down em aspectos educacionais, sociais e profissionais.

A coordenadora educacional Isis Calil, destacou a relevância da programação que ajuda a contribuir na formação das crianças para o entendimento de que a sociedade pode ser mais justa, solidária e acolhedora. “Foi um momento de aprendizagem transformado em divertido em que pudemos explicar às crianças que a Síndrome de Down não é uma doença e que ser diferente também é natural. A pessoa com T21 pode fazer amigos e ter sua participação ativa na sociedade”.

Leia Também:  Gestores, junto às equipes do NIF e da Semosp, reforçam programação com início da estiagem

Desde 2013, o Município, por meio da Secretaria de Educação (Semed), oferta vagas para alunos especiais, da educação infantil ao fundamental II, através do Centro Municipal de Atendimento e Apoio a Inclusão da Educação Especial de Sorriso (CEMAIS). Além do suporte educacional à educação especial, na perspectiva inclusiva, a unidade conta com uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, fonoaudióloga, psicopedagogas, professora especialista em braile e professora especialista em libras que ajudam na identificação das necessidades educacionais específicas, na orientação aos professores, estudantes, na transposição de barreiras, na garantia de estratégias que promovam aprendizagem, em melhorias na qualidade de vida e saúde e atenção permanente dos pais.

A secretária municipal de Educação, Adriana Reichert, enfatiza que é necessário destacar a importância do papel da escola na luta contra o preconceito e a discriminação. “A educação é a base para a transformação social. Como educadores, precisamos estimular a convivência respeitosa dentro e fora da escola e reforçar que valores como amor, empatia e solidariedade contribuem para que pessoas se sintam valorizados e pertencentes a nossa sociedade”, finaliza.

Leia Também:  Prefeitura intensifica obras de recapeamento da Avenida Claudino Frâncio, Jardim Aurora e Jardim Europa

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA