Sorriso - MT
Município encerra Campanha Antirrábica com cobertura acima de 80%
O Município de Sorriso encerrou, nesta segunda-feira (3 de novembro), a Campanha de Vacinação Antirrábica 2025. Ao todo, foram imunizados 18.524 animais, sendo 14.451 cães, o que corresponde a 80,28% da meta e 4.073 gatos, alcançando 81,46% de cobertura vacinal. Com esses números, o Município atingiu 80,54% da meta total prevista de 23 mil animais, consolidando mais uma importante ação de prevenção e controle da raiva.
Segundo Claudete Damasceno, coordenadora da Vigilância Ambiental, o engajamento da população foi bastante significativo, resultado também de um intenso trabalho em equipe.
“O resultado alcançado é a prova de que o esforço em conjunto faz a diferença. Com planejamento, estratégias bem definidas e o empenho de toda a equipe, acreditamos que foi possível alcançar o máximo da cobertura vacinal e manter os índices em dia em nossa região”, detalhou.
A vacina contra raiva é destinada a cães e gatos a partir de três meses e funciona como uma barreira de proteção não apenas para os pets, mas também para toda a comunidade. Os números refletem o compromisso dos tutores e a importância da vacinação como principal ferramenta de prevenção contra a raiva, uma doença grave com alta taxa de mortalidade, mas totalmente evitável com a dose anual, como destaca o secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani.
“A campanha antirrábica é uma das ações mais importantes da nossa saúde preventiva. Quando imunizamos cães e gatos, estamos protegendo a vida dos animais e blindando a nossa população contra o risco de uma doença fatal. Agradecemos a cada tutor que recebeu nossos agentes e garantiu a proteção de seus animais de estimação e, consequentemente, de toda a família”, ressaltou Jordani.
As ações realizadas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e desenvolvida pelas equipes de Vigilância Ambiental, percorreu as zonas urbana, periurbanas e rural de Sorriso.
“Com essa expressividade de adesão à vacina antirrábica, conseguimos garantir um cuidado coletivo, demonstrando que a saúde animal e a saúde humana caminham lado a lado”, finaliza Claudete.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
Sorriso - MT
Formação atualiza cobertura e agendamento de exames via SISREG
Com foco no aperfeiçoamento contínuo das equipes e na busca pela excelência na gestão pública, os servidores que atuam diretamente com o Sistema de Agendamento (SISREG) participaram, nos dias 03 e 07 de novembro, de uma capacitação voltada ao uso da plataforma tecnológica que garante mais transparência, agilidade e eficiência na regulação e no controle das consultas e exames especializados do município.
O treinamento contou com a participação de representantes de diversos segmentos que compõem o sistema municipal de regulação, entre eles: setor de Regulação, responsável pela organização das agendas e fluxos de atendimento; Controle e Avaliação, que monitora o desempenho e a aplicação dos protocolos; e profissionais administrativos (ADMs) das unidades de saúde, que atuam diretamente no atendimento à população e inserção de dados no sistema.
Outro destaque foi a participação das psicólogas Elen Cristina Bonete e Fernanda Muinaski Ferraz, que contribuíram com reflexões e dinâmicas voltadas ao fortalecimento das relações interpessoais e ao cuidado emocional no ambiente de trabalho.
A coordenadora do setor de Controle, Avaliação e Processamento de Dados, ministrado pela Josiane Leão, apresentou o passo a passo das etapas que envolvem a solicitação, análise e priorização dos atendimentos, o fluxo de agendamento e o processamento de dados do SISREG. Ela enfatizou a importância da integração entre os setores e da padronização dos procedimentos no sistema. “Ao capacitar os profissionais sobre o uso correto desta ferramenta, a instituição busca elevar a qualidade do serviço prestado e garantir um acesso mais justo aos cidadãos”, destacou.
Jéssica Toniazzo, coordenadora da Central de Regulação, pontuou a importância de alinhar práticas, reduzir inconsistências no preenchimento das solicitações e fortalecer a equidade no acesso aos serviços de média e alta complexidade.
“É uma formação que vem somar com o nosso trabalho, que prioriza a transparência e a qualidade da gestão pública em saúde, garantindo que todos os envolvidos compreendam a importância de cada etapa do processo. Quando o sistema é alimentado de forma correta e com responsabilidade, conseguimos oferecer um atendimento mais rápido, justo e humanizado à população”.
A atividade integra as ações da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolvidas via CIES – Comissão de Integração Ensino e Serviço. “A melhoria contínua dos serviços e a valorização das equipes que atuam na ponta, fortalece o trabalho em rede e consolida o Sistema Único de Saúde (SUS) como um modelo de gestão pública eficiente e transparente”, finaliza, Josiane Leão.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
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