Sorriso - MT
Município consolida modelo de Saúde Digital e amplia cobertura de atendimentos
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou um balanço destacando a ampliação de consultas especializadas e os resultados significativos realizados por meio da estratégia de Saúde Digital, realizada pelo Centro de Inovação em Telessaúde de Sorriso (CITS).
Na última segunda-feira (27), o Município ampliou a oferta de atendimentos em especialidades, que agora passam a contar com Endocrinologista, Cardiologia, Reumatologia e Nutrição. Parte dessas consultas foi realizada em unidades de saúde, como a do bairro Rota do Sol, que conta com o suporte do Consultor Digital — ferramenta que conecta pacientes e profissionais de forma ágil e segura, fortalecendo o cuidado e o acesso à saúde especializada.
Os dados apresentados pela Secretaria demonstram o impacto da implementação da saúde digital no município. Desde o início dos atendimentos, no final de julho, os resultados são de 1.786 teletriagens. Dessas triagens, resultaram mais de 1.200 consultas médicas online, facilitando o acesso e a agilidade no atendimento.
De acordo com o coordenador do projeto em Sorriso, Valdelírio Venites, a tecnologia tem sido a principal aliada na agilidade dos atendimentos. A adesão tem sido crescente, com o Município registrando mensalmente mais de 400 consultas por consultório virtual de atenção primária.
“Sorriso é pioneiro não só para o Estado, mas como país ao abraçar essa ferramenta. Nosso desafio no primeiro momento era entender qual seria essa acessibilidade da população com a tecnologia. E o que percebemos é que a população aderiu e gostou do serviço de telessaúde e telemedicina”.
A Telessaúde permitiu uma maior flexibilização dos horários, solucionando um antigo problema de longas esperas por consultas. Vanio Jordani explica como a tecnologia tem ajudado a melhorar o tempo e a atender às necessidades da rotina do cidadão, ressaltando a importância do atendimento noturno para quem tem dificuldade de comparecer durante o dia.
“Uma pessoa que trabalha o dia todo e, na parte da noite, tem que acompanhar o pai ou a mãe ou algum familiar em consulta. A gente consegue fixar o horário e fazer o máximo possível para atender naquele horário, para melhorar o atendimento e para que as pessoas possam acessar o serviço com mais qualidade”, detalhou.
Outro ponto de destaque é a infraestrutura de apoio ao diagnóstico. A cidade instalou 12 pontos de eletrocardiograma (ECG), o que permitiu a realização de mais de 3 mil exames até o momento, um avanço fundamental para a saúde cardiovascular da população.
O projeto é fruto da colaboração entre a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Inovação em Telessaúde de Sorriso (CITS), a Telessaúde Efetiva da Universidade Federal de Santa Catarina e a AbraSocial
“A divulgação e o envolvimento local também foram cruciais, contando com o apoio dos presidentes de bairro, dos agentes comunitários de saúde e dos próprios profissionais das equipes que ajudam a levar os serviços do Tele a toda a população”, finaliza o gestor da pasta.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
Sorriso - MT
CIES e equipe e-Multi levam orientação sobre álcool e drogas a colaboradores de fazenda
Com o propósito de incentivar o cuidado com a mente e o bem-estar no dia a dia, a Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES), juntamente com a equipe e-Multi, realizou nesta quarta-feira (05) uma atividade sobre “Prevenção ao uso de álcool e drogas” com os colaboradores da Fazenda Horizontina.
A ação foi conduzida pelas psicólogas Elen Cristina Bonete e Fernanda Muinaski Ferraz, e teve como foco o diálogo aberto e acolhedor sobre os impactos do consumo de substâncias no corpo e na mente. Por meio de uma roda de conversa, os participantes puderam refletir sobre hábitos, esclarecer mitos e verdades sobre o uso de álcool e drogas e tirar dúvidas em um espaço seguro e sem julgamentos.
“Mais do que informar, nosso objetivo é criar um espaço de escuta e reflexão. A prevenção começa quando falamos sobre o assunto com naturalidade e empatia, ajudando as pessoas a compreenderem os riscos e a importância de buscar apoio quando necessário”, destacou a psicóloga Elen Cristina Bonete.
Durante a atividade, os colaboradores participaram ativamente, compartilhando experiências e questionamentos sobre situações do dia a dia. Para o colaborador Caio Ricardo, o encontro foi importante para ampliar o entendimento sobre o tema.
“Foi uma conversa leve e esclarecedora. Às vezes, a gente não percebe o quanto o uso dessas substâncias pode afetar não só a saúde, mas também o trabalho e as relações. Essas orientações ajudam a gente a pensar e cuidar mais da nossa vida.”
A ação integra o cronograma de atividades da Secretaria Municipal de Saúde que tem como objetivo levar informação, prevenção e cuidado em saúde mental para diferentes espaços, fortalecendo o diálogo entre os serviços e a comunidade.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
-
Mato Grosso7 dias agoDelegado nega participação de criminosos envolvidos na megaoperação do Rio de Janeiro
-
Mato Grosso4 dias agoMauro Mendes afirma que Estado deve agir com mão forte e alerta: “Quem enfrenta a polícia, vai se ferrar”
-
Cuiabá2 dias agoMédicos da Unimed Cuiabá pressionam por assembleia e pedem destituição da gestão Carlos Bouret
-
Mato Grosso4 dias agoVereador registra boletim de ocorrência contra filho da prefeita após ameaça: “Escolheu sua calçada, agora anda nela”
-
Cuiabá3 dias agoMissão liderada por Abilio Brunini reúne autoridades e empresas chinesas de tecnologia e infraestrutura em Xangai
-
Cuiabá24 horas agoEmpresário, parentes, advogados e servidor do TJ são acusados de montar rede para forjar ações e liberar alvarás indevidos
-
Cuiabá7 dias agoPrefeito alerta para impactos da operação no Rio na imagem do Brasil
-
GERAL3 dias agoGoverno de Mato Grosso assume trecho-chave do Contorno Leste e garante retomada das obras em Cuiabá