Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Sorriso - MT

Meias trocadas marcam o Dia Internacional da Síndrome de Down no CEMEIS Caminhos do Saber

Publicado em

Celebrada mundialmente em 21 de março

Com o tema “Suporte para quem precisa. Todos juntos apoiando a inclusão! Seja rede de apoio!”, alunos, professores e colaboradores do Centro Municipal de Educação Infantil Caminhos do Saber realizaram nesta sexta-feira, 21 de março, uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A iniciativa visa promover a inclusão e a conscientização sobre a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo, uma condição genética da síndrome, referenciada também por T21.

A programação foi marcada pela campanha “Muitas Meias”, originalmente chamada “Lots of Socks” convidando a comunidade escolar a usar meias coloridas e trocadas, simbolizando a beleza da diversidade e a singularidade do diferente. Atividades como roda de conversa, contação de histórias, desfile de meias e dinâmicas interativas, foram utilizadas para demonstrar o protagonismo e contribuições das pessoas com Síndrome de Down em aspectos educacionais, sociais e profissionais.

A coordenadora educacional Isis Calil, destacou a relevância da programação que ajuda a contribuir na formação das crianças para o entendimento de que a sociedade pode ser mais justa, solidária e acolhedora. “Foi um momento de aprendizagem transformado em divertido em que pudemos explicar às crianças que a Síndrome de Down não é uma doença e que ser diferente também é natural. A pessoa com T21 pode fazer amigos e ter sua participação ativa na sociedade”.

Leia Também:  Prefeitura lamenta falecimento de esposo de servidora

Desde 2013, o Município, por meio da Secretaria de Educação (Semed), oferta vagas para alunos especiais, da educação infantil ao fundamental II, através do Centro Municipal de Atendimento e Apoio a Inclusão da Educação Especial de Sorriso (CEMAIS). Além do suporte educacional à educação especial, na perspectiva inclusiva, a unidade conta com uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, fonoaudióloga, psicopedagogas, professora especialista em braile e professora especialista em libras que ajudam na identificação das necessidades educacionais específicas, na orientação aos professores, estudantes, na transposição de barreiras, na garantia de estratégias que promovam aprendizagem, em melhorias na qualidade de vida e saúde e atenção permanente dos pais.

A secretária municipal de Educação, Adriana Reichert, enfatiza que é necessário destacar a importância do papel da escola na luta contra o preconceito e a discriminação. “A educação é a base para a transformação social. Como educadores, precisamos estimular a convivência respeitosa dentro e fora da escola e reforçar que valores como amor, empatia e solidariedade contribuem para que pessoas se sintam valorizados e pertencentes a nossa sociedade”, finaliza.

Leia Também:  Executivo, PM e feirantes debatem estratégias de segurança pa...

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso - MT

Prevenção de quedas em idosos é tema de palestra no CCPI

Published

on

Visando orientar os idosos sobre os principais fatores de risco relacionados a quedas, bem como incentivar práticas de autocuidado e fortalecimento físico. Na manhã desta quinta-feira (24), o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) recebeu a equipe da Comissão de Integração de Serviço e Saúde (CIES), em uma dinâmica sobre prevenção de quedas em idosos. O evento foi conduzido pela fisioterapeuta Carla Di Domenico, que juntamente com os profissionais da Academia da Saúde e equipe eMulti, realizou um levantamento detalhado do Índice de Vulnerabilidade dos Idosos.

A iniciativa busca mapear as condições de saúde da população idosa, identificando possíveis fragilidades que exigem atenção especial, ensinar medidas preventivas para manter a saúde e a mobilidade, além de conscientizar sobre os riscos de quedas, principal causa de acidentes nessa faixa etária. Além das orientações e atividades interativas de grupo, a ação contou com serviços como avaliações básicas de saúde, como aferição de pressão arterial, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), importantes indicadores de saúde na terceira idade e incluiu dinâmicas de interação em grupo.

Leia Também:  Escola Matilde Luiza Zanatta Gomes realiza programação em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil

“Quedas podem ter consequências graves para os idosos. Trabalhar a prevenção com orientações práticas e exercícios que podem ser incorporados no dia a dia faz toda a diferença, promovendo mais segurança, autonomia e qualidade de vida para os idosos”, explicou a fisioterapeuta Carla Di Domenico.

A avaliação de vulnerabilidade em idosos é realizada para identificar riscos à saúde, por meio de questionário aplicado que avaliam diversos aspectos, como mobilidade, cognição e perda de massa muscular, associada à sarcopenia, condição comum em idosos que pode comprometer significativamente a qualidade de vida. “Entre os procedimentos realizados, estão testes motores como a caminhada de quatro metros e a dinamometria de preensão palmar, que mede a força das mãos. Se a força estiver muito abaixo da média, é um indicativo importante de perda muscular”, explicou o educador físico da Academia da Saúde, João Ricardo.

A coordenadora do CCPI, Silvana Bezerra, ressalta que a iniciativa contribui muito no desenvolvimento psicomotor dos idosos. “O CCPI conta diariamente com uma equipe multidisciplinar durante as atividades, e estas avaliações permitem um diagnóstico mais preciso para a formulação de cuidado mais personalizado para cada um deles”, finaliza.

Leia Também:  Executivo, PM e feirantes debatem estratégias de segurança pa...

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA