Sorriso - MT
Formação reforça vigilância epidemiológica sobre tuberculose e hanseníase em Sorriso
A Vigilância Epidemiológica de Sorriso realizou, ao longo do mês de outubro, uma série de capacitações focadas em aprimorar o combate à tuberculose e hanseníase no Município. O objetivo principal foi elevar as precisões na notificação e nos exames relacionados a essas doenças, alinhando os procedimentos às mais recentes diretrizes do Ministério da Saúde.
Os encontros reuniram profissionais na linha de frente do atendimento – equipes das unidades de saúde, enfermeiros e técnicos responsáveis diretos pelo acolhimento e monitoramento dos casos. Além do reforço nos protocolos técnicos, as formações tiveram uma abordagem humanizada, sublinhando o papel crucial do cuidado empático e a necessidade de máxima precisão no preenchimento das fichas de notificação. Essa etapa é considerada vital para a identificação precoce dos casos e o sucesso do tratamento.
A enfermeira Juliana Lucchesi, responsável pela condução dos treinamentos, destacou a relevância da iniciativa para a saúde pública local.
“Cada notificação feita corretamente representa uma oportunidade de interrupção a cadeia de transmissão e oferecer o tratamento adequado em tempo oportuno. Essas capacitações visam justamente garantir que a informação chegue com qualidade e agilidade, fortalecendo o controle das doenças em nosso município”, afirmou Lucchesi.
A iniciativa, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, integra o calendário permanente de educação continuada da Vigilância Epidemiológica. Este programa busca manter os profissionais sempre atualizados sobre os fluxos de atendimento, protocolos técnicos e o uso correto dos sistemas de informação.
“Os treinamentos reforçaram a importância do acompanhamento contínuo e rigoroso dessas doenças, que ainda representam grandes desafios para a saúde pública nacional. Trata-se de um investimento direto no fortalecimento da vigilância epidemiológica e na ampliação das ações de prevenção e controle, mantendo Sorriso alinhado e atualizado com os novos protocolos da saúde pública”, disse Vanio Jordani, secretário municipal de Saúde.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
Sorriso - MT
CIES e equipe e-Multi levam orientação sobre álcool e drogas a colaboradores de fazenda
Com o propósito de incentivar o cuidado com a mente e o bem-estar no dia a dia, a Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES), juntamente com a equipe e-Multi, realizou nesta quarta-feira (05) uma atividade sobre “Prevenção ao uso de álcool e drogas” com os colaboradores da Fazenda Horizontina.
A ação foi conduzida pelas psicólogas Elen Cristina Bonete e Fernanda Muinaski Ferraz, e teve como foco o diálogo aberto e acolhedor sobre os impactos do consumo de substâncias no corpo e na mente. Por meio de uma roda de conversa, os participantes puderam refletir sobre hábitos, esclarecer mitos e verdades sobre o uso de álcool e drogas e tirar dúvidas em um espaço seguro e sem julgamentos.
“Mais do que informar, nosso objetivo é criar um espaço de escuta e reflexão. A prevenção começa quando falamos sobre o assunto com naturalidade e empatia, ajudando as pessoas a compreenderem os riscos e a importância de buscar apoio quando necessário”, destacou a psicóloga Elen Cristina Bonete.
Durante a atividade, os colaboradores participaram ativamente, compartilhando experiências e questionamentos sobre situações do dia a dia. Para o colaborador Caio Ricardo, o encontro foi importante para ampliar o entendimento sobre o tema.
“Foi uma conversa leve e esclarecedora. Às vezes, a gente não percebe o quanto o uso dessas substâncias pode afetar não só a saúde, mas também o trabalho e as relações. Essas orientações ajudam a gente a pensar e cuidar mais da nossa vida.”
A ação integra o cronograma de atividades da Secretaria Municipal de Saúde que tem como objetivo levar informação, prevenção e cuidado em saúde mental para diferentes espaços, fortalecendo o diálogo entre os serviços e a comunidade.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
-
Mato Grosso7 dias agoDelegado nega participação de criminosos envolvidos na megaoperação do Rio de Janeiro
-
Mato Grosso4 dias agoMauro Mendes afirma que Estado deve agir com mão forte e alerta: “Quem enfrenta a polícia, vai se ferrar”
-
Cuiabá2 dias agoMédicos da Unimed Cuiabá pressionam por assembleia e pedem destituição da gestão Carlos Bouret
-
Mato Grosso4 dias agoVereador registra boletim de ocorrência contra filho da prefeita após ameaça: “Escolheu sua calçada, agora anda nela”
-
Cuiabá23 horas agoEmpresário, parentes, advogados e servidor do TJ são acusados de montar rede para forjar ações e liberar alvarás indevidos
-
Cuiabá3 dias agoMissão liderada por Abilio Brunini reúne autoridades e empresas chinesas de tecnologia e infraestrutura em Xangai
-
Cuiabá7 dias agoPrefeito alerta para impactos da operação no Rio na imagem do Brasil
-
GERAL3 dias agoGoverno de Mato Grosso assume trecho-chave do Contorno Leste e garante retomada das obras em Cuiabá