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Sorriso - MT

Em seis meses, Procon realizou mais de 1,8 mil atendimentos

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Foco tem sido orientar e conciliar, com a redução de 75% das denúncias em relação ao mesmo período do ano passado

De janeiro a junho deste ano, o Procon de Sorriso registrou 1.490 reclamações no balcão de atendimento, número que supera em 18,9% as 1.253 reclamações recebidas neste mesmo período do ano passado. No ranking das reclamações, operadoras de cartão de crédito e empresas que fizeram contratações irregulares junto ao INSS. A Águas de Sorriso ocupa a segunda colocação e a Energisa, a terceira.

Já quanto às denúncias, que tratam de situações mais graves, e que podem, inclusive ser feitas de forma anônima, foram instauradas, neste semestre, 28, com a emissão de quatro autos de infração. No topo desta lista, as concessionárias de água e energia elétrica, seguida por empresa do ramo atacadista e comércio de peças automotivas.

No ano passado, foram instauradas 116 denúncias, o que aponta uma redução de 75,8% em relação ao mesmo período do ano. Como assim? É simples: é que, mais que fiscalizar e punir, o Procon também busca atuar de modo preventivo. “Adotamos a prática das visitas orientativas, em que nossa equipe vai até os estabelecimentos para falar com os empresários e funcionários, destacar pontos da legislação vigente que possam trazer alguma dúvida e reforçar quais medidas devem ser adotadas para sempre resguardar o direito do consumidor”, ilustra o diretor-executivo do Procon, Michel Ferreira, que também explica que o órgão passou a divulgar recomendações notificatórias junto à Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES) e à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para poder partilhar informações junto a todas as empresas associadas.

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A prevenção de ocorrência e redução de medidas punitivas também se dá em outras frentes: prova disso são os atendimentos promovidos de forma conjunta com a concessionária Águas de Sorriso. De 30 de abril a 30 de junho, foram registrados 138 atendimentos. Deste total, 91% foram prontamente resolvidas, o que perfaz o volume de 126 demandas. Em somente 12 situações foi necessário dar continuidade aos trâmites para solucionar a reclamação.

Além do atendimento direto aos consumidores, seja no balcão, por telefone ou mensagens via aplicativo Whats App, o Procon também atua em conjunto com outras instituições, a exemplo deste trabalho com a Águas de Sorriso. De janeiro a junho, o Procon participou de duas ações junto ao Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), outras três junto à Águas de Sorriso, duas em parceria com a Vigilância Sanitária e uma com a Polícia Judiciária Civil (PJC).

No saldo do semestre, o Procon de Sorriso registrou 1.843 atendimentos, considerando todos os números já citados e abrangendo os serviços em cartório e julgamento de recursos administrativos. “Mais uma vez, reforço que nosso trabalho tem como foco agir de modo preventivo, para que o Código de Defesa do Consumidor seja integralmente cumprido, por meio da orientação e da conciliação”, reitera o diretor-executivo.

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Como acionar o Procon

É possível acionar o Procon de Sorriso de diversas formas: via WhatsApp, pelo 99715-9078, ou pelo telefone 3907 8014, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Para quem prefere o atendimento presencial, a unidade do Procon funciona no Ganha Tempo Central, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

O Ganha Tempo da Zona Leste também conta com um ponto de atendimento aos consumidores. Há ainda o telefone 151, que funciona como Disque Denúncia. Outra opção é entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

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Zona rural é o ponto de partida da Campanha Antirrábica em Sorriso

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Meta da campanha é vacinar 23 mil animais em todo o Município

Autenção, tutores de pet!

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal terá início nesta quinta-feira (10), com as primeiras ações sendo realizadas na zona rural do Município. A vacinação é destinada a cães e gatos a partir de três meses e é uma das principais estratégias para prevenção e controle da raiva, protegendo tanto os animais quanto a população humana contra a circulação do vírus rábico. A meta é imunizar 18.000 cães e 5.000 gatos entre áreas rurais e periurbanas do Município.

A iniciativa tem como foco fortalecer a proteção coletiva contra a raiva, resguardando a saúde animal e humana. As ações seguem até setembro, quando será realizado o Dia D de vacinação nas duas áreas de cobertura. A expectativa é vacinar 100% para cães e 80% para gatos.

A raiva é uma zoonose grave, com taxa de letalidade próxima a 100% após o aparecimento dos sintomas, tanto em animais quanto em pessoas. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir e controlar a doença, sendo uma prioridade para as autoridades de saúde, especialmente em locais com ampla circulação de cães e gatos.

Claudete Damasceno, coordenadora de Vigilância Ambiental, destaca que as equipes atuam com o apoio intersetorial e a utilização de diversas estratégias para alcançar a meta estabelecida. Entre as principais abordagens, destacam-se:

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Vacinação sítio a sítio: Nas áreas rurais e periurbanas;

Pontos fixos no “Dia D”: pontos fixos de vacinação e liberação de vacinadores para atendimento em domicílio, mediante solicitação;

Vacinação itinerante: pontos estratégicos, equipes volantes realizando a vacinação e a capilaridade da campanha;

Ações intensificadas: áreas com histórico de baixa cobertura vacinal;

“Nessa primeira etapa, as equipes realizarão a vacina diretamente nas propriedades, garantindo o acesso aos animais que vivem em locais mais afastados. Contamos também com a mobilização social, através da comunidade, fundamental para o sucesso dessa campanha”, destacou Claudete Damasceno, coordenadora de Vigilância Ambiental.

A campanha será dividida em fases, com cronogramas específicos para as áreas rural e urbana:

Veja o cronograma de execução com datas e locais:

Área Rural e Periurbana – Vacinação Sítio a Sítio

Local Data(s) Horário
Navegantes 10 e 11/07 07h30 – 10h / 13h30 – 16h
Tropical 14 e 15/07 07h30 –10h / 13h30 – 16h
Chácaras BR MT (sent. Ipiranga) 16 e 17/07 07h30 –10h / 13h – 16h
União / Motocross 21/07 07h30 –10h / 13h30 –16h
Barreiro 22/07 07h30 –10h / 13h30 –16h
Assent. Pé no Chão 23/07 07h30 –10h / 13h30 –16h
Linha Celeste 24/07 07h30 –10h / 13h30 –16h
Chácaras Verdes Campos 28 a 30/07 07h3 0–10h / 13h30 –16h
BR-163 (sentido Sinop) 31/07 e 01/08 07h30 –10h / 13h30 –16h
Assent. Jonas Pinheiro (Poranga) 04 a 07/08 07h30 –10h30 / 13h30 –16h
Casulo 11/08 07h30 –10h / 13h–17h
BR-163 (sentido Primavera) 12 a 14/08 07h30 –10h / 13h30 –16h
Pontal do Verde 18 a 20/08 07h30 –10h / 13h30 –16h
Linha São Luís Gonzaga 21/08 07h30 –10h / 13h30 –16h
BR-242 (sentido Ubiratã) 01 a 03/09 07h30 –10h30 / 13h30 –16h
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“Dias D” – Vacinação com Postos Fixos e Volantes (Área Urbana)

Região / Local Data Horário
Distrito de Primavera 23/08 08h–17h (fixo) / 08h–16h (volante)
Distrito de Boa Esperança 30/08 08h–16h
Região Zona Leste 13/09 08h–17h
Região Central 20/09 08h–17h

“Com planejamento, estratégias bem definidas e o esforço de toda a equipe, acreditamos que será possível alcançar a meta e manter os índices vacinais em dia. Contamos com a colaboração da população para receber nossos agentes e garantir a proteção dos seus animais de estimação e de toda a família”, destaca Claudete Damasceno.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

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