RESIDÊNCIA MÉDICA
Saúde de VG lança edital para preenchimento de vagas no Pronto Socorro
![](https://passandoalimpomt.com.br/wp-content/uploads/2025/01/WhatsApp-Image-2025-01-08-at-18.01.09-1024x576-1.jpeg)
A Secretaria de Saúde de Várzea Grande abriu inscrições ao Processo Seletivo Unificado para preenchimento de quatro (4) vagas ofertadas nos Programas de Residência Médica, no ano de 2025, para atuação no Pronto Socorro e Hospital Municipal (PSHMVG).
Serão duas vagas para cirurgia geral e duas para clínica médica, com duração de dois e três anos respectivamente. O edital foi publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios (AMM), na edição do dia 7 de janeiro.
As inscrições serão realizadas exclusivamente na sala da Coreme/HPSMVG (horário administrativo) das 8h às 12h e das 14h às 17h do dia 13 ao dia 17 deste mês.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
O preenchimento do formulário de inscrição é de inteira responsabilidade do candidato e deverá ser feito com estrita observância às normas do edital. A divulgação das inscrições deferidas e das inscrições indeferidas será no dia 22.
Poderão se inscrever os portadores de diploma de conclusão do curso de Medicina ou com declaração de colação de grau em instituição brasileira, legalmente reconhecida, ou ainda com diploma de conclusão do curso de Medicina obtido no exterior devidamente revalidado, conforme a legislação vigente.
A inscrição e a aprovação no Processo Seletivo Unificado não garantem a efetivação da matrícula do candidato no Programa de Residência Médica pretendido, ficando condicionada à apresentação do Registro no Conselho Regional de Medicina e dos documentos necessários para a matrícula.
A secretária de Saúde, Deisi de Cássia Bocalon Maia, disse que a residência médica profissional é muito importante para o Município, pois vai formar profissionais capacitados e que irão fazer diagnóstico mais precisos no que diz respeito, principalmente, à clínica médica. “Serão mais dois anos de formação intensiva dentro de um hospital, em que o profissional médico atua diretamente com os preceptores que são profissionais de renome e experiência para ter mais essa expertise”.
Com relação aos cirurgiões, a secretária disse que irão integrar a equipe que atua no atendimento de urgência e emergência e até em casos eletivos. “É muito importante que esses profissionais se capacitem, e assim, aumente a oferta desses profissionais na nossa rede de atenção”, pontuou Deisi Bocalon.
O Processo Seletivo Unificado será regido pelas instruções constantes do presente instrumento em conformidade com os ditames da Legislação Federal pertinente, a Resolução CNRM n. º 04/2007 de 23 de outubro de 2007, Resolução CNRM n. º 02/2015 de 27 de agosto de 2015, Resolução CNRM n. º 35, de 09 de janeiro de 2018 e as Notas Técnicas da CNRM n. º35/2017, 7/2019/CGRS/DDES/SESU/SESU e demais deliberações da Comissão Nacional de Residência Médica/Ministério da Educação (CNRM/ MEC). Toda menção a horário do edital terá como referência o horário oficial de Mato Grosso e as provas serão aplicadas na cidade de Várzea Grande.
![PASSANDO A LIMPO](https://passandoalimpomt.com.br/wp-content/themes/zox-news/images/logos/logo-nav.png)
Lucas do Rio Verde - MT
Inovação: Prefeitura de Lucas do Rio Verde implanta sistema de ensino apostilado na rede municipal
![](https://passandoalimpomt.com.br/wp-content/uploads/2025/01/17d7f8eef51ed650a56152a3bb51a463.jpeg)
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde deu mais um passo em direção à inovação educacional ao implantar, já neste ano letivo (2025), o Sistema de Ensino Estruturado (apostilado) SIM/FTD, na rede municipal de ensino. Com foco em inovação e qualidade, o sistema abrange desde os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) até os anos finais (6º ao 9º ano), consolidando um modelo educacional moderno, unificado e eficiente.
O novo sistema trará materiais didáticos pedagógicos completos para alunos e professores, além de recursos complementares como: consultoria educacional; formação continuada para docentes e gestores e ambiente educacional digital, com conteúdos inovadores e aceleradores de aprendizagem.
A iniciativa integra o plano de governo da atual gestão e reforça o compromisso de preparar os estudantes para os desafios atuais. Para o prefeito Miguel Vaz, o ensino público deve ser sinônimo de qualidade, comparável às redes privadas. “Nosso compromisso é garantir que a educação pública em Lucas do Rio Verde continue sendo referência, onde os pais tenham plena confiança em deixar seus filhos. Crianças bem-educadas hoje serão cidadãos preparados para o amanhã. Por isso, investimos em ações, inovações e oportunidades que não só cuidem delas agora, mas também as incentivem a construir seu futuro aqui no município”, ressaltou o prefeito.
As equipes gestoras da rede municipal terão uma capacitação para o novo sistema no dia 22 de janeiro, no Paço Municipal. No dia 23, será a vez dos professores do ensino fundamental, dos anos iniciais e finais, se capacitarem. Os materias serão entregues aos alunos e professores no início do ano letivo.
A secretária de Educação, Elaine Lovatel ressaltou que a implantação do novo sistema de ensino é um marco para a educação da rede municipal. “Após anos de muitos avanços chegou-se a um momento em que as equipes gestoras das unidades escolares, analisando os resultados pedagógicos dos alunos, apontaram a necessidade de adotar um material estruturado, que garante que todo aluno tenha seu próprio livro, que é a apostila. Foi realizado um estudo detalhado e um processo licitatório, vencido pela renomada FTD, uma empresa com mais de 120 anos no Brasil. Além das apostilas, o sistema inclui formação continuada para os professores e gestores, livros, materiais complementares e acesso a um portal com conteúdos digitais. Esse é um marco na educação, um novo ciclo que eleva o patamar de ensino para os alunos e para os profissionais da Educação”, enfatizou a secretária.
Resultados que inspiram
Em 2024, a Educação de Lucas do Rio Verde celebrou conquistas notáveis no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O município alcançou a nota 6,7 nos anos iniciais do ensino fundamental, conquistando o primeiro lugar em Mato Grosso, ao lado de outros quatro municípios. Além disso, quatro escolas municipais figuraram entre as 10 melhores do estado.
Com a implementação do Sistema de Ensino Estruturado SIM/FTD, Lucas do Rio Verde reafirma seu compromisso com uma educação transformadora e de qualidade, posicionando-se como referência. Esse é mais um passo para garantir que a educação municipal continue a formar cidadãos preparados para construir um presente e um futuro promissor.
-
Polícia7 dias ago
Homem é preso com grande quantidade de drogas em carga de fertilizantes em Ouro Branco do Sul
-
Cidades7 dias ago
Sine oferece 77 vagas de emprego nesta terça-feira
-
Cidades6 dias ago
Prefeitura recolhe 12 toneladas de lixo no Distrito da Guia
-
Cidades6 dias ago
Prefeitura intensifica combate à poluição sonora causada por escapamentos adulterados
-
Política MT7 dias ago
Abílio visita UPAs e Policlínicas e encontra cenário de superlotação e precariedade; vídeo
-
Política MT7 dias ago
Portaria autoriza primeiro atendimentos com dispensa de agendamento
-
Polícia4 dias ago
Facções criminosas podem estar envolvida na morte da rapper La Brysa em Cuiabá
-
Polícia4 dias ago
Corpo da MC LaBrysa é encontrado na região do Rio Cuiabá