PORTAL DE DENÚNCIAS
Prefeitura cria canal de denúncias e sugestões para o Mercado do Porto

O número disponibilizado para ligações é gratuito 0800 645 01 56. E ainda tem os canais da ouvidoria e e-mail que também podem ser utilizados. O registro pode ser feito de forma anônima se a pessoa preferir.
O Mercado Municipal Antônio Moisés Nadaf, conhecido como Mercado do Porto é tradicionalmente um espaço de todos e para todos. E a voz do cidadão faz a diferença no local. Localizado na região do bairro Porto, recebe clientes e visitantes diariamente por seus atrativos na comercialização de uma variedade de frutas, verduras, legumes, carnes, temperos e muito mais. Além de bares e restaurantes que servem pratos típicos da culinária regional.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
Através dos canais, qualquer cidadão que presenciar algo que não lhe agradou ou que a legislação não permite, entre elas uma prática de aluguel, venda inadequada, serviço mal prestado, problema de infraestrutura pode denunciar. Isso possibilitará a correção e melhora nos serviços e contribuir para a construção de um ambiente cada vez mais agradável.
Da mesma forma, os canais devem ser usados para sugerir. “Alguém pode ter uma ideia genial para tornar o Mercado do Porto ainda mais incrível. Então, que compartilhe suas sugestões, novos serviços, eventos e o que acredita que seria interessante para incrementar ao espaço”, destacou o diretor de Agricultura e Abastecimento, da Secretaria Municipal de Agricultura Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Renildo França.
O cidadão pode compartilhar o hashtag #MercadoDoPortoMelhor nas redes sociais e ajudar a divulgar o canal de denúncias e sugestões.
Como funcionam os canais
É simples e rápido. Basta acessar o portal http://ouvidoria.cuiaba.mt.gov.br ou enviar um e-mail para a Ouvidoria, pelo endereço [email protected]. ou através do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScedfUjUaTmRQxC-6FnAgj9WMsRbsfp26Xw1PPwrveE0wx1dw/viewform?usp=header e registrar sua mensagem.
Se preferir ligar, o telefone é 0800 645 01 56, sendo que o atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.
“A identidade será mantida em sigilo, com a garantia de anonimato das mensagens, caso a pessoa não deseja ser identificada. Juntos podemos construir um Mercado do Porto cada vez mais acolhedor, seguro e completo para todos”, frisou o secretário de Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Felipe Corrêa.
#PraCegoVer
A imagem mostra a entrada do Mercado do Porto, um grande centro comercial localizado em Cuiabá. A entrada tem uma estrutura moderna com um grande portal amarelo e verde, onde está escrito o nome “Mercado do Porto – Antônio Moises Nadaf”. Abaixo do portal, há uma guarita branca com portão verde.
Ao fundo, observa-se um amplo estacionamento repleto de carros e caminhonetes. Algumas barracas e estruturas temporárias podem ser vistas na área externa, indicando a presença de feirantes e comerciantes.
O ambiente é movimentado, com muitos veículos estacionados e pessoas transitando.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá intensifica ações contra surto de catapora entre indígenas Warao
As secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social de Cuiabá intensificaram medidas preventivas e de contenção diante de um surto de catapora identificado entre migrantes indígenas venezuelanos da etnia Warao, acolhidos no Albergue Manoel Miraglia, na capital. A situação tem mobilizado esforços conjuntos das duas pastas para conter a propagação da doença e garantir o atendimento necessário às famílias em situação de vulnerabilidade.
Como parte da força-tarefa, três crianças Warao foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) com complicações clínicas decorrentes da catapora. As três estão sob cuidados médicos, com estado de saúde estável, medicadas e em constante monitoramento. Paralelamente, as equipes de saúde reforçaram a vacinação entre os acolhidos, priorizando especialmente o público infantil.
A gestão municipal tem enfrentado desafios extras no enfrentamento do surto, como barreiras linguísticas e culturais que dificultam o acesso integral aos cuidados de saúde e à informação. Nem todas as famílias falam espanhol ou português, o que exige mediação constante e atenção redobrada das equipes técnicas.
A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, afirmou que a Prefeitura está acompanhando pessoalmente os casos e mantendo todos os entes responsáveis devidamente informados sobre a situação. Já foram notificados o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da juíza Gleide Bispo, a Defensoria Pública da União, a Funai e representantes do Governo Federal. O grupo compõe uma força-tarefa determinada pelo Judiciário que busca alternativas de acolhimento para as famílias Warao.
Além da atenção à saúde, a Prefeitura tem atuado em várias frentes: alimentação, oferta de atividades em contraturno escolar, inclusão das crianças na rede de ensino, emissão de documentos e acompanhamento psicossocial. Também está em articulação com o Governo do Estado para viabilizar recursos e políticas complementares.
“A Prefeitura de Cuiabá manifesta profunda preocupação com a saúde e o bem-estar do povo Warao e reafirma seu compromisso com a assistência humanizada. Estamos buscando, junto aos entes legalmente responsáveis, alternativas efetivas para garantir acolhimento digno, respeitando as particularidades culturais dessas famílias que encontraram refúgio em nossa cidade”, declarou Hélida.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
GERAL5 dias ago
Peão morre após cair de boi e ser pisoteado pelo animal de mais de 700 quilos em rodeio
-
Cuiabá5 dias ago
Promotor de eventos embriago tenta fugir de blitz, capota caminhonete e acaba preso em Cuiabá
-
Brasil5 dias ago
Veja momento em que dono de restaurante na Asa Sul mata ladrão
-
GERAL4 dias ago
Distribuidoras e Postos de combustíveis não repassam redução de preços e ficam com o troco
-
Cuiabá4 dias ago
Emanuel Pinheiro rebate críticas sobre contrato com a CS Mobi e afirma: “Idoso tem que pagar sim”
-
Cuiabá5 dias ago
Prefeito denuncia ‘boicote’ em nota fiscal e afirma que “servidores criam narrativas equivocadas”
-
Mundo4 dias ago
Trump confirma taxas extras de 10% contra países do Brics: “Em breve”
-
Cuiabá16 horas ago
Emanuelzinho pede que União assuma gestão da Santa Casa para evitar fechamento