CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

NOS TRILHOS

Luciene Carvalho lança o enigmático e expressivo livro de poesia Saranzal

Publicado em

Luciene Carvalho, imortal presidente da Academia Mato-grossense de Letras, lança nesta terça-feira (19.11), o livro de poesia Saranzal, uma obra onde os “sarãs são trilhos”, para a autora, que revela o trabalho, afetos e a natureza bruta em um emaranhado de sentimentos.

Com ilustrações do autor e diretor de teatro brasileiro com carreira internacional, Gerald Thomas, a obra traz o diálogo do visual com o literário em traços expressivos, agudos e enigmáticos, como esboços do que está por vir, em tons terrosos do Saranzal de Luciene, que a conectam com a vida mergulhada no íntimo familiar da autora, nas memórias do seu pai e do avô, além de fazer honras à mãe e à avó.

Quando a autora narra que os sarãs são trilhos, salta a pergunta: o que é Sarã? A palavra literária sarã, no tupi, significa uma planta ou árvore que cresce em pedras na margem de rios. Um arbusto de até 1,5 metros (Phyllanthus sellowianus), nativo do Rio Grande do Sul, no Brasil, de folhas lineares, elípticas, flores dioicas e cápsulas globosas.

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

Há também um significado, que traz o indivíduo dos saras, maior grupo étnico do Chade e que também forma parte expressiva da população da República Centro-Africana.

Porém, para quem realmente espera uma resposta, a escritora e poeta Luciene Carvalho convida o público para essa imersão instigante, em bate-papo, com a boa receptividade no Palácio da Instrução, no Centro de Cuiabá, às 19h30.

Leia Também:  Motor de Peugeot pega fogo e causa trânsito em Várzea Grande

SINOPSE

“Os sarãs são trilhos”, diz a autora. E esses trilhos nos conduzem às memórias que ocupam grande parte dos poemas. Há um espaço no masculino que se aprofunda com as lembranças do pai e do avô; trabalho, afetos e natureza bruta formam um emaranhado de sentimentos. Também nas honras à ancestralidade, mãe e avó constituem força, carinho e referência. Luciene é rio, barro, bairro, centro urbano e quintal, mulher madura. Nela, tudo isso é tensão e lirismo.

Na visão do artista Gerald Thomas, o diálogo do visual com o literário se apresenta em traços expressivos, agudos e enigmáticos, como esboços do que está por vir, em tons terrosos do Saranzal de Luciene, que a conectam com a vida.

A AUTORA

Luciene Carvalho é escritora, poeta e diretora de teatro. Publicou Devaneios poéticos: coletânea (EdUFMT, 1994); Teia (Teia 33, 2000); Caderno de caligrafia (Cathedral, 2003); Porto (Instituto Usina, 2005); Conta-gotas (2007); Sumo da lascívia (2007); Aquelarre ou o livro de Madalena (2007); Cururu e siriri do Rio Abaixo (Instituto Usina, 2007); Insânia (Entrelinhas, 2009); e Ladra de flores (2012); Dona (2018); Na pele (2020); Doze contos: interpretando a miragem Gula d’água (2021), pela Carlini & Caniato.

Algumas destas obras conquistaram prêmios e condecorações. Parte importante do seu trabalho, como declamadora, se faz em shows poéticos em que une figurino, efeitos cênicos e trilhas musicais para oferecer sua poesia viva e colocá-la a serviço da emoção da plateia. Luciene ocupa a cadeira nº 31 na Academia Mato-grossense de Letras.

Leia Também:  Kung fu ensina mulheres a se defenderem da violência

GERALD THOMAS

Nascido em 1 de julho de 1954, na cidade de Nova York, é diretor de teatro, ópera e
dramaturgo. Passou sua vida nos Estados Unidos, Inglaterra, Brasil e Alemanha. Depois de se formar como leitor de filosofia, na Sala de Leitura do Museu Britânico, Thomas começou sua vida no teatro no La MaMa E.T.C., de Ellen Stewart, na cidade de Nova York. Durante este período, Thomas tornou-se ilustrador da página Op-Ed, do New York Times, enquanto conduzia workshops no La MaMa E.T.C., onde adaptou e dirigiu estreias mundiais de prosa e peças dramáticas de Samuel Beckett.

Gerald Thomas é o autor e diretor de cerca de 120 espetáculos montados ao redor do mundo (entre peças e óperas) e já dirigiu os grandes atores do mundo.

Mas é assim que Fernanda Montenegro o define na contracapa de sua autobiografia: “Gerald Thomas existe em virtude de sua qualidade devastadora, sua inconstância, seu inconformismo, sua agressividade, sua descrença carregada de fé, seu culto à morte que afirma a vida; através de sua incongruência clara e poderosa; rindo e chorando como uma criança inocente e de alguma forma ameaçadora, amando o próximo que ele odeia; sendo um garoto e amigo inesperadamente bom e adorável; aceitando e renunciando a você em segundos; te amando loucamente, te amaldiçoando enquanto te abençoa; pois sua Arte diabólica, eterna e inconformista é monstruosamente criativa. Sua Arte é única em nossos palcos e em nossas vidas. Se você viu ou experimentou isso, permanecerá inesquecível”.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá divulga nesta segunda (9) a lista de classificação das solicitações de matrícula para o ano letivo 2025

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá divulga nesta segunda-feira (9) a lista com os nomes dos pais ou responsáveis que solicitaram por meio do Portal Matrícula Web, vaga para estudantes novos, nas Unidades Educacionais que atendem crianças em idade de creche (0 a 3 anos e 11 meses), da rede pública municipal de Educação. Com a divulgação da classificação, os pais ou responsáveis cujas solicitações de matrículas forem atendidas de imediato (classificados) deverão comparecer, com seus documentos pessoais e da criança (originais e cópias), na unidade de inscrição, no período de 10 a 12/12/2024, no horário de atendimento, para efetivar a matrícula.

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar orienta os pais ou responsáveis a ficarem atentos aos prazos e documentos necessários para a efetivação da matrícula, são eles CPF e RG dos pais ou responsáveis, CPF da criança, comprovante de residência, Certidão de Nascimento ou Partilha de Nascimento ou Protocolo de Refúgio ou, na ausência deste, a Carteira Nacional de Registro Migratório (CNRM), o cartão de vacina atualizado e, no caso de estudantes com deficiência, o laudo médico.

Leia Também:  Polícia prende quatro por furto e receptação de celulares

Se a criança é beneficiária do Programa Bolsa Família, deve ser informado à unidade educacional e entregue uma cópia do documento (extrato atualizado do último benefício).

Os pais ou responsáveis devem também informar contatos telefônicos válidos e variados, que possibilitem uma comunicação eficaz entre a unidade educacional e a família.

Para o ano letivo 2025, a Prefeitura de Cuiabá disponibilizou 4.674 vagas em creche, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), Centros Educacionais Infantis Cuiabano (CEIC) e Centro Emergencial de Educação Infantil – Portal da Fé, conforme as vagas disponíveis.

Matrícula WEB

Criada no primeiro mandato da gestão Emanuel Pinheiro, a Matrícula Web é uma ferramenta intuitiva, transparente e segura.

A classificação das solicitações é feita após análise dos cadastros, conforme os critérios estabelecidos no Decreto Nº 9.711 de junho de 2023.

“É importante ressaltar que a prioridade do poder público municipal é atender as crianças com deficiência, as beneficiárias do Programa Bolsa Família, do governo federal, e as de baixa renda familiar, nessa ordem. O critério de desempate é a distância da residência da família em relação à unidade educacional”, lembrou Débora Marques Vilar.

Leia Também:  Novas regras para fabricação de presunto entram em vigor

As solicitações de matrícula que extrapolarem o número de vagas disponíveis automaticamente farão parte da lista sequencial de crianças aguardando vaga para atendimento futuro.

SERVIÇO

Matricula Web – faixa etária de creche (0 a 3 anos 11 meses)

Divulgação da lista de solicitações de matrículas – Classificação

Data: 9/12

Local: www.cuiaba.mt.gov.br

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA