Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Lucas do Rio Verde - MT

Vacinação contra a gripe começa hoje (07) em todas as unidades de saúde

Publicado em

Começa nesta segunda-feira (07), Dia Mundial da Saúde, a vacinação contra a Influenza, conhecida popularmente como gripe. O imunizante já está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) de Lucas do Rio Verde.

Inicialmente, as doses serão direcionadas aos grupos prioritários, crianças de seis meses a menores de seis anos, as gestantes, os idosos, pessoas com comorbidades, deficientes permanentes e os trabalhadores da educação, saúde e correios.

A supervisora da Vigilância em Saúde Cláudia Engelmann explica que a vacina é trivalente, protege os pacientes contra as cepas circulantes da Influenza A, H1N1 e H3N2 e Influenza B.

“Todo ano a vacina é atualizada, por isso, é importante que todos que fazem parte dos grupos prioritários, mesmo que recebeu a vacina no ano passado ou até mesmo tomou a vacina com as cepas anteriores no início deste ano, sejam imunizados novamente”.

Em Lucas do Rio Verde, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, é vacinar aproximadamente 20 mil pessoas, cerca de 90% do público-alvo, crianças, gestantes e idosos.

Leia Também:  Prazo para aderir ao Refis finaliza nesta sexta-feira (28)

“Estamos no período sazonal da gripe, com a circulação do vírus Influenza A e B. A vacina tem como objetivo evitar as internações e até mesmo, os óbitos, nessas pessoas que estão mais vulneráveis a desenvolver complicações da doença”, ressalta a supervisora.

Fique atento!

A vacina é ofertada gratuitamente em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30, exceto na unidade de saúde do Tessele Junior, que funciona durante a semana até às 19h e nos finais de semana e feriados, das 13h às 18h.

Para vacinar, é importante apresentar um documento com foto, cartão de vacinação e o comprovante de prioridade.

Grupos prioritários

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Idosos com 60 anos ou mais
Gestantes
Puérperas – mulheres até 45 dias após o parto
Pessoas com comorbidades/ doenças crônicas
Pessoas com deficiência permanente
Trabalhadores da Saúde e Educação
Profissionais das forças de segurança e de salvamento
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso)
Trabalhadores dos Correios
Indígenas vivendo fora de terra indígena

Leia Também:  Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre processo seletivo com 12 vagas

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde - MT

Lucas do Rio Verde é destaque em websérie sobre os cuidados com a hanseníase

Published

on

O município de Lucas do Rio Verde foi destaque no segundo episódio da websérie “O Cuidado em Hanseníase”, apresentado nesta quarta-feira (16). A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e Sociedade Brasileira de Hanseníase.

A série é transmitida ao vivo por meio do Canal da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, no YouTube. A proposta é promover a educação permanente dos profissionais de saúde.

Segundo a secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, Fernanda Heldt Ventura, a série é a oportunidade de debater o assunto, compartilhar os resultados dos trabalhos e aprender com as vivências dos outros municípios.

Ao longo de 2025, serão realizados seis episódios, o primeiro foi apresentado em janeiro. A websérie conta com a participação de especialistas, representantes de entidades, poder público e movimentos sociais.

“A gente faz parte de um grupo de especialistas, a gente troca experiências, temos acesso aos médicos que são referência no Brasil, que também são referência no mundo. Estamos próximos ao que há de melhor em conhecimento”.

Leia Também:  Museu Histórico prepara devolutiva do Inventário Participativo da Festa de São Cristóvão

A médica ressaltou a importância da criação do Curso de Especialização em Hansenologia, parceria entre a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso e a Sociedade Brasileira de Hanseníase, na luta contra a doença.

Fernanda Heldt Ventura, que já era especialista em Medicina de Família e Comunidade, fez parte da primeira turma em 2022. De acordo com ela, o conhecimento adquirido no curso, possibilitou formar novos profissionais da rede municipal de saúde.

“A gente conseguiu elaborar uma maneira de formar, de passar o conhecimento aos demais profissionais, que faz toda diferença no diagnóstico, acompanhamento e tratamento do paciente”.

Ainda dentro dos projetos liderados pela secretária, está a criação do Ambulatório Municipal de Hanseníase, que funcionará no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). O espaço será referência para os casos com maior complexidade.

“A hanseníase é uma doença que não pode ser negligenciada. Em Lucas, a gente vem trabalhando de forma séria e vamos avançar muito mais. Tenho certeza, de que vamos chegar ao controle dessa doença”, finalizou a secretária.

Leia Também:  Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre processo seletivo com 12 vagas

Escola de Saúde Pública MT – O Cuidado em Hanseníase

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA