Lucas do Rio Verde - MT
Referência: Guarda Civil Armada de Lucas do Rio Verde serve de modelo para estruturação da GCM de Sinop
O secretário de Segurança Pública e Trânsito de Sinop, coronel Wesney Sodré, visitou Lucas do Rio Verde nesta quarta-feira (29) para conhecer de perto a estrutura da Guarda Civil Municipal Armada, considerada referência no estado de Mato Grosso. A comitiva foi recebida pelo prefeito em exercício, Joci Piccini, no Paço Municipal, acompanhado do presidente do Legislativo Municipal, vereador Airton Callai e do secretário de Segurança Pública, coronel Marcos Cunha.
Durante o encontro, o secretário, Cel. Marcos Cunha destacou o papel de destaque de Lucas do Rio Verde na segurança pública.
“A nossa Guarda Civil é hoje uma referência no estado. Recebemos o coronel Sodré e sua equipe para apresentar toda a estrutura organizacional da nossa Guarda, tanto administrativa quanto operacional. Eles vão conhecer programas importantes como a Patrulha Maria da Penha, o Projeto ROPE (Ronda Ostensiva Preventiva Escolar) e o sistema de videomonitoramento do CIOSP. Nosso objetivo é compartilhar essa experiência bem-sucedida para que possa contribuir na implantação da guarda armada em Sinop”, afirmou o secretário.
O coronel Wesney Sodré elogiou a gestão municipal e ressaltou que a visita busca fortalecer o intercâmbio de boas práticas entre os municípios.
“Agradeço a recepção do coronel Cunha e do prefeito em exercício, Joci Piccini. Lucas do Rio Verde tem se destacado em várias áreas, e na segurança pública não é diferente. Estamos aqui para conhecer os procedimentos adotados pela instituição e levar esse conhecimento para aplicar em Sinop. Nosso município já está no processo de implantação da Guarda Armada — a empresa responsável pelo curso já foi contratada e estamos aguardando a homologação pela Polícia Federal. Além disso, estamos construindo a primeira sede própria da Guarda, com quase mil metros quadrados, e planejando um novo concurso para ampliar o efetivo, acompanhando o crescimento da cidade”, explicou o secretário de Sinop.
Lucas do Rio Verde é pioneira em Mato Grosso ao implantar a primeira Guarda Civil Municipal Armada com autorização da Polícia Federal. Após intensos treinamentos e capacitações, a corporação passou a atuar integrada às forças de segurança em 2023, com a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica com a PF.
Com 64 guardas civis e equipamentos modernos – como pistolas PT92, carabinas CT9 e espingardas calibre 12 –, a Guarda Civil Armada de Lucas do Rio Verde tem se destacado pelo impacto positivo na segurança da população, consolidando o município como modelo em gestão e inovação na segurança pública municipal.
Também participaram da visita os guardas municipais de Sinop, o comandante Campagnaro, o subcomandante Cruz e Ralf Figueiredo.
Lucas do Rio Verde - MT
5ª Olimpíada de Matemática da Unemat celebra talentos de estudantes de Lucas do Rio Verde
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – campus de Sinop, realizou nesta sexta-feira (07) a cerimônia de encerramento e premiação da 5ª Olimpíada de Matemática da Unemat. O evento marcou o encerramento de uma jornada de aprendizado, desafios e conquistas que envolveu milhares de estudantes da rede municipal.
Nesta edição, participaram 13 escolas, com a expressiva adesão de quase 4 mil alunos e mais de 120 professores. Após três fases desafiadoras, 168 estudantes chegaram à etapa final, demonstrando empenho e dedicação por meio da Matemática.
A secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel destacou a importância da olimpíada como instrumento de incentivo ao estudo e de melhoria nos resultados pedagógicos.
“É uma noite importante para esses alunos que participaram da 5ª Olimpíada de Matemática com essa coroação, a entrega dos certificados. É mais uma etapa vencida, realizada em parceria com a Unemat, campus de Sinop, que tem esse olhar junto com a Secretaria de incentivar o estudo da matemática. Esses estudantes passaram por várias etapas até chegar aqui, e nós vemos isso com excelentes olhos porque é uma forma de incentivar e, ao mesmo tempo, alavancar os resultados pedagógicos dos nossos estudantes do primeiro ao nono ano”, ressaltou.
O coordenador do projeto Olimpíada de Matemática da Unemat em Lucas do Rio Verde, professor Me. Cristiano Campos de Miranda, celebrou o sucesso do evento e o desempenho dos alunos luverdenses, que conquistaram destaque também na etapa regional.
“Para nós é um momento de muita alegria e satisfação, porque tivemos a contribuição de muitos professores para que tudo isso acontecesse, com o apoio fundamental da Secretaria de Educação e da Prefeitura. E temos uma notícia muito especial: no nível 1, que corresponde ao 5º ano, os três melhores alunos da Olimpíada foram de Lucas do Rio Verde, o que demonstra a força e o talento dos nossos estudantes”, destacou o coordenador.
Entre os destaques da 5ª edição, a aluna Flávia, do nível 2, obteve nota máxima (gabaritou a prova), conquistando reconhecimento tanto em Lucas do Rio Verde quanto na etapa regional da Olimpíada — um feito que reforça a qualidade do ensino de Matemática na rede municipal.
A cerimônia também reconheceu o trabalho de professores e escolas destaque, que contribuíram significativamente para o desempenho dos alunos:
Escolas Destaques:
Nível 1: Escola Municipal Prof.ª Joice Martinelli Munhak
Nível 2: Escola Municipal Menino Deus
Nível 3: Escola Municipal Eça de Queirós
Professores Destaques:
Nível 1: Angélica de Oliveira Quirino
Nível 2: Katiuscia do Nascimento Rego Almeida
Nível 3: Dionísio Cassenote
O estudante José Luiz Carvalho Rodríguez Neri Neto, de 11 anos, da Escola Municipal Professor Marcelino Espíndola Dutra, contou como foi participar da olimpíada.
“Eu gosto de matemática e achei algumas questões até fáceis. Às vezes dá um pouco de tensão, mas meu pai, minha mãe e meu irmão sempre me incentivam a estudar”, relatou.
Já o aluno Miguel Bauer, de 12 anos, da Escola Municipal Eça de Queirós, destacou seu empenho na disciplina.
“Fiquei ansioso para participar e tentar ganhar uma premiação. E estou me esforçando mais na matemática”, contou.
Durante a cerimônia, todos os alunos presentes receberam camisetas personalizadas da 5ª Olimpíada e medalhas de participação, simbolizando o reconhecimento pelo esforço e pela trajetória até a etapa final. Também foram entregues premiações especiais aos medalhistas, professores e escolas destaque, celebrando o compromisso coletivo com a excelência no ensino.
A 5ª Olimpíada de Matemática da Unemat reafirmou o compromisso de Lucas do Rio Verde com a valorização dos talentos estudantis, fortalecendo o ensino da Matemática e promovendo o entusiasmo pelo conhecimento em toda a rede municipal.
-
Cuiabá3 dias agoEmpresário, parentes, advogados e servidor do TJ são acusados de montar rede para forjar ações e liberar alvarás indevidos
-
Mato Grosso6 dias agoMauro Mendes afirma que Estado deve agir com mão forte e alerta: “Quem enfrenta a polícia, vai se ferrar”
-
Mato Grosso3 dias agoFeminicida procurado em MT e preso por novo crime em MS é encontrado morto dentro de presídio
-
Cuiabá4 dias agoMédicos da Unimed Cuiabá pressionam por assembleia e pedem destituição da gestão Carlos Bouret
-
Mato Grosso5 dias agoVereador registra boletim de ocorrência contra filho da prefeita após ameaça: “Escolheu sua calçada, agora anda nela”
-
Cuiabá5 dias agoMissão liderada por Abilio Brunini reúne autoridades e empresas chinesas de tecnologia e infraestrutura em Xangai
-
Mato Grosso2 dias agoMulher é morta a facada e marido é encontrado enforcado nos fundos de sua casa; polícia investiga caso de feminicídio seguido de suicídio
-
GERAL4 dias agoGoverno de Mato Grosso assume trecho-chave do Contorno Leste e garante retomada das obras em Cuiabá