Lucas do Rio Verde - MT
Projeto Ema das Artes fomenta o talento dos artistas de Lucas do Rio Verde
A Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde realizou, na tarde desta quarta-feira (27), a entrega de seis esculturas personalizadas que integram o Projeto Emas das Artes. As peças, desenvolvidas por talentos locais com uma temática natalina, refletem o objetivo do projeto: inovar e valorizar as artes visuais no município.
As esculturas, que representam a ave-símbolo da cidade, ficarão expostas na Avenida Mato Grosso durante todo o fim de ano, proporcionando uma experiência cultural única para os moradores e visitantes. A iniciativa também destaca a importância de celebrar as manifestações visuais e valorização de artistas e instituições culturais locais.
Os artistas e instituições tiveram menos de 10 dias para transformar as esculturas das emas em verdadeiras peças de arte, enriquecendo o patrimônio cultural da cidade e tornando o período natalino ainda mais especial para o público luverdense.
“Essa experiência foi incrível, ficamos honrados dos o convite e de início um desafio para as crianças, além de ser um símbolo importante, mas também as tintas, os materiais de base, e também poder contribui com o Natal da cidade é gratificante e também acolhedor”, Elizângela Fortunato, professora de Artes da Escola Cecília Meireles.
A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, ressaltou o esforço e a dedicação dos artistas e instituições participantes que, em pouco tempo, conseguiram criar peças marcantes, agregando ainda mais significado ao período festivo na cidade.
“O projeto Emas das Artes é uma iniciativa que valoriza nossa cultura, estimula a criatividade e promove nossos talentos locais. Além de celebrar o espírito natalino, essas obras representam a identidade de Lucas do Rio Verde, reforçando o papel das artes visuais como um instrumento de conexão e inovação para nossa comunidade”, afirmou a secretária.
Os destaques das obras incluem:
• Gabriela Soares, com a obra Emaporã;
• Escola Estadual Márcio Schabatt Souza, com a obra Natal no Pantanal;
• Escola Cecília Meireles, com Candy-Poética “O Mundo Doce do Natal”;
• Associação Os Amigos das Crianças, com Laços de União;
• Unemat/UAB – Polo de Lucas do Rio Verde, com a turma de Licenciatura em Artes Visuais de 2024, que apresentou a obra Divina Noite;
• Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com a obra Apaema.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT
Lucas do Rio Verde - MT
Parque das Araras ganhará a maior unidade de saúde de Lucas do Rio Verde
O bairro Parque das Araras, localizado na região sul da cidade, ganhará uma Unidade Básica de Saúde (UBS) porte IV, com capacidade para atender até 18 mil pessoas.
Esta será a maior UBS do município, em capacidade de atendimento. O projeto de construção já foi aprovado pela Vigilância Sanitária de Mato Grosso e está em fase de licitação.
A secretária municipal de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, explicou que uma unidade porte IV é formada por quatro equipes de estratégia de saúde da família.
Cada equipe é formada por no mínimo, quatro médicos, quatro enfermeiros e técnicos em enfermagem, quatro equipes de saúde bucal, quatro equipes de agente comunitário de saúde e de endemias.
“Trata-se de uma ampla estrutura, com todos os equipamentos necessários e profissionais capacitados para acolher, identificar e resolver as demandas de saúde da comunidade”, ressaltou a secretária de Saúde.
De acordo com o projeto, serão mais de 1.100 m² de construção, divididos em amplos espaços, com recepção, consultórios médicos e odontológicos, sala de procedimentos, farmácia, vacina e posto de enfermagem.
Serão investidos aproximadamente R$ 5 milhões. Os recursos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
O prefeito Miguel Vaz destacou a importância de o município continuar avançando na área da saúde, com construções amplas e que refletem o desenvolvimento da cidade.
Além da UBS do Parque das Araras, o município está construindo uma nova unidade no Parque das Emas, de porte III. As obras estão em fase final de construção, com previsão de entrega para o início de 2025.
“O grande desafio da gestão pública, em especial, Lucas do Rio Verde, é fazer com que o serviço público cresça no mesmo ritmo do município, para que possamos continuar avançando, sem perder a qualidade de vida”, finalizou Miguel.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT
-
Polícia2 dias ago
Polícia Militar prende trio que sequestrou gerente de loja em Cuiabá
-
Polícia5 dias ago
Homem é preso por agredir e ameaçar sua companheira de morte em Rondonópolis
-
Jurídico5 dias ago
Procurador-geral de Justiça cobra providências em relação a falhas apontadas pelo Estado
-
Polícia5 dias ago
Policial civil de Mato Grosso conclui curso tático realizado no Estado de Alagoas
-
Polícia5 dias ago
PM liberta pai e filho reféns de assalto e prende três homens
-
Cidades5 dias ago
Natal Luz 2024 tem novas atrações, com a cara da Capital do Agro
-
Cidades2 dias ago
H.Bento é referência em cirurgia ortopédica em Mato Grosso
-
Cidades1 dia ago
Prefeitura de Cuiabá divulga regulamentação do Imposto Predial e Territorial Urbano 2025