Lucas do Rio Verde - MT
Programa Aconchego abre inscrições para novas famílias acolhedoras em Lucas do Rio Verde

O programa Família Acolhedora Aconchego – Protegendo no Presente, Construindo o Futuro está com inscrições abertas para famílias que desejam oferecer um ambiente seguro, acolhedor e repleto de carinho para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa, promovida pela Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde, tem como objetivo proporcionar acolhimento temporário a crianças e adolescentes que, por diversos motivos, estão em medidas de proteção.
Por meio do programa, as famílias acolhedoras recebem capacitação e apoio técnico contínuo, garantindo que possam desempenhar esse papel com responsabilidade e afeto. Além disso, recebem auxílio financeiro para contribuir com as despesas básicas da criança ou adolescente durante o período de acolhimento.
A família acolhedora que obtiver a guarda temporária receberá uma Bolsa-Auxílio, por criança ou adolescente, para pagamento de despesas relativas à alimentação, vestuário, lazer, higiene, entre outras. O valor da bolsa será de um salário-mínimo.
Quem pode participar?
Para se tornar uma família acolhedora, é necessário atender a alguns requisitos, como:
✅ Ter mais de 21 anos;
✅ Não estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção;
✅ Apresentar disponibilidade afetiva e emocional para acolher uma criança ou adolescente temporariamente;
✅ Residir no município onde o programa está sendo desenvolvido;
✅ Passar por avaliação e capacitação oferecida pela equipe técnica do programa.
Como se inscrever?
As famílias interessadas podem realizar a inscrição diretamente na Secretaria de Assistência Social ou por meio do site oficial do município. Após a inscrição, a equipe técnica entrará em contato para dar continuidade ao processo de seleção e preparação dos candidatos.
O acolhimento familiar tem um papel fundamental na vida das crianças e adolescentes, pois oferece a eles a oportunidade de vivenciar um ambiente familiar saudável, com afeto e estabilidade até que possam retornar à sua família de origem ou sejam encaminhados para uma solução definitiva.
Se você tem interesse em fazer a diferença na vida de uma criança, entre em contato com a equipe do programa e saiba mais sobre como participar!
Mais informações: (65) 3549-8333
Endereço: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – Av. América do Sul, n° 2500 S, bairro Parque dos Buritis
link para cadastro:
https://forms.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/evento?id=8CT1QP2DM9YBXGSL54FR

Lucas do Rio Verde - MT
Integração ferroviária é tema de painel no Show Safra em Lucas do Rio Verde

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Governo do Estado de Mato Grosso, juntamente com a Fundação Rio Verde, a Associação mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Famato/IMEA, promoveram, na manhã desta quarta-feira (26), o Painel Logístico – Eixos de Integração Ferroviários, durante a realização do Show Safra Mato Grosso, no auditório principal do evento.
Um grande público formado por empresários em geral, empreendedores do setor de transporte e produtores rurais, participaram do debate, que teve como objetivo apresentar perspectivas, atualização dos estudos, dinâmica de implantação e a Integração dos Eixos Ferroviários, indispensáveis à evolução do agronegócio do Médio Norte de Mato Grosso, que tem como centro de referência Lucas do Rio Verde.
“Esse é um importante debate com a apresentação de cada um desses projetos, onde está e como vai ser, quais serão os próximos passos para a construção desse grande corredor ferroviário, que vai conectar essa rodovia a ferrovia e vamos ter aqui um grande centro de distribuição logística de Mato Grosso e do Brasil”, destacou o prefeito Miguel Vaz.
Na oportunidade foram apresentados os eixos ferroviários, nas quais estão inseridas as ferrovias como a Valor da Logística Integrada (VLI) a Rumo e Ferrogrão.
“São projetos ferroviários muito importantes e estamos trazendo nesse painel, exatamente esse momento histórico e de entrosamento de projetos, que passam pelo município de Lucas”, explicou o coordenador do painel Luiz Antônio Pagot.
O presidente da Fundação Rio Verde e vice-prefeito de Lucas do Rio Verde, Joci Piccini, destacou a importância de trazer o tema ao evento, oportunizando que os participantes entendam como será o impacto das novas rotas ferroviárias na região. “Eu acho que hoje é um dia marcante para todos os produtores, todas as empresas e todas as cidades do Mato Grosso que há muito tempo sonham com isso. E acho que é um sonho que demora mas vai acontecer, porque hoje nós vemos pessoas que estão empenhadas em resolver esse problema que há muito tempo aperta Mato Grosso”, observou Joci Piccini.
Estiveram presentes nos painéis representantes de órgãos estratégicos, operadoras ferroviárias e especialistas, incluindo: Guilherme Quintela (EDLP), José Osvaldo Cruz (VLI), Rodrigo Verardino de Stéfani (Rumo Logística), Cleiton Gauer (IMEA), Alessandro Baumgartener (ANTT) e Edeon Vaz Ferreira (Movimento Pró Logística).
Painel Perspectivas e apresentação de estudos
Um dos painéis apresentados durante o evento, ficou por conta da Valor da Logística Integrada (VLI), com José Osvaldo Cruz, que apresentou os serviços rodoviários, de armazém, operação ferroviária e de portos. “A gente tem investido muito nessa infraestrutura e obviamente isso não só pra atender o mercado atual que são nossos clientes mas olhando o futuro. Com esses novos projetos do Governo Federal, além das autorizações, a VLI tem algumas autorizações que estão caminhando, e nos interessam obviamente”, disse.
A Ferrogrão, que já é realidade em algumas cidades de Mato Grosso, também apresentou alguns pontos importantes dos eixos ferroviários. Guilherme Quintela (EDLP), confirmou que a concessão passará por Lucas do Rio Verde. “A Ferrogrão começou com a ideia de se fazer só de Sinop à Meritituba. Mas hoje está consolidada a ideia que a concessão vai ser de Lucas do Rio Verde até Miritituba, então esse trecho está incorporado a concessão da Ferrogrão, sim”, confirmou.
Representando a Rumo Logística, Rodrigo Verardino de Stéfani, explanou sobre os pontos de atuação da empresa no estado de Mato Grosso, destacando obras em andamento. “Nós estamos hoje na região com a maior produção agrícola do estado e, também, uma das mais distantes das opções logísticas existentes. A Rumo hoje tem uma obra com mais de cinco mil pessoas mobilizadas para construção de 740 quilômetros de ferrovia, que deve ter aqui em Lucas do Rio Verde a sua última estação”, acrescentou Rodrigo.
(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)
-
Sorriso - MT7 dias ago
39ª Exporriso é lançada oficialmente com anúncio de shows
-
Cuiabá6 dias ago
Secretaria de Saúde de Cuiabá convoca técnicos de enfermagem
-
Política MT6 dias ago
Câmara aprova projeto de lei que permite o remanejamento de mais de R$ 1 bi no orçamento da Prefeitura
-
Política MT5 dias ago
Dra. Mara lota o Plenário da Câmara para audiência pública sobre regularização fundiária
-
Mato Grosso7 dias ago
Inscrições do seletivo para contratação de técnicos de enfermagem e enfermeiros encerram nesta sexta-feira (21)
-
Cuiabá6 dias ago
Sine Municipal tem 26 vagas para pedreiro em Cuiabá
-
Mato Grosso6 dias ago
“Esforços do Governo de MT reduzem custos logísticos e garantem estrutura para crescimento dos municípios”, afirma vice-governador
-
TCE MT6 dias ago
TCE dá aval à rescisão do contrato do BRT; Sérgio Ricardo cobra celeridade na conclusão da obra