CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Lucas do Rio Verde - MT

Primeiro município mato-grossense a firmar pacto pela inovação, Lucas do Rio Verde se destaca com avanço de 93% em maturidade

Publicado em

Lucas do Rio Verde se destacou em 2024 com o avanço no desenvolvimento de seu ecossistema de inovação em Mato Grosso, registrando um crescimento de 93% no índice de maturidade, segundo a pesquisa “ELI – Nível de Maturidade dos Ecossistemas Locais de Inovação”, realizada pelo Sebrae-MT e Opensense. Esse crescimento elevou o município da categoria “Inicial” para “Em Desenvolvimento”, alcançando uma nota de 18,65 e garantindo a segunda posição no ranking estadual, atrás apenas de Cuiabá.

Esse crescimento notável é um reflexo da visão de futuro do município, que busca se tornar uma referência internacional em Green Economy nos próximos 10 anos. Para alcançar essa meta ambiciosa, Lucas do Rio Verde definiu 7 macrodesafios que guiam suas estratégias de inovação e desenvolvimento sustentável.

Os esforços para enfrentar esses desafios se consolidaram por meio do “InPacto Lucas”, o primeiro pacto municipal pela inovação em Mato Grosso, firmado em 2023. Essa iniciativa promoveu a construção de um ecossistema robusto, reunindo poder público, instituições de ensino, empresas e sociedade civil com o objetivo de criar um ambiente propício para o surgimento de ideias transformadoras e para o desenvolvimento de projetos de impacto positivo. Atualmente, o município tem 12 projetos em andamento, incluindo Green Hub, Startup Lucas, Escola de Empreendedorismo e Inovação, Gestão Inteligente de Resíduos e Green School.

Leia Também:  Audições do Cantarte 2023 começam nesta terça-feira (25)

O protagonismo de Lucas do Rio Verde serviu de inspiração para o Estado de Mato Grosso que, em outubro de 2024, lançou o Pacto Estadual de Inovação, regulamentado pela portaria 167/2024/SECITECI/MT, que formalizou a Governança do Ecossistema Inovador, integrando 13 localidades, incluindo Lucas do Rio Verde, para promover avanços tecnológicos e econômicos conjuntos.

“A evolução de Lucas do Rio Verde no ranking é resultado de um esforço conjunto das quatro hélices — governo, academia, setor privado e sociedade civil — e de uma visão estratégica unificada, onde todos pensam da mesma forma, colocando a inovação no centro do desenvolvimento. Esse alinhamento permite que avancemos com iniciativas que integram a diversidade da economia criativa, impulsionando o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município e fortalecendo nossa caminhada para se tornar uma cidade inteligente”, destacou Welligton Souto, secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade.

Com esses avanços e uma visão clara para o futuro, Lucas do Rio Verde avança rumo ao objetivo de se tornar uma referência global em Green Economy, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da inovação e impulsionando o crescimento sustentável em todo o estado.

Leia Também:  Abertura da 3ª edição da Festa do Milho é marcada por música e variedades gastronômicas

Acesse a pesquisa: https://drive.google.com/file/d/1nI98RT7udQUXFbyvMeChj2Kq6GSMQlHj/view

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde - MT

Parque das Araras ganhará a maior unidade de saúde de Lucas do Rio Verde

Published

on

O bairro Parque das Araras, localizado na região sul da cidade, ganhará uma Unidade Básica de Saúde (UBS) porte IV, com capacidade para atender até 18 mil pessoas.

Esta será a maior UBS do município, em capacidade de atendimento. O projeto de construção já foi aprovado pela Vigilância Sanitária de Mato Grosso e está em fase de licitação.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, explicou que uma unidade porte IV é formada por quatro equipes de estratégia de saúde da família.

Cada equipe é formada por no mínimo, quatro médicos, quatro enfermeiros e técnicos em enfermagem, quatro equipes de saúde bucal, quatro equipes de agente comunitário de saúde e de endemias.

“Trata-se de uma ampla estrutura, com todos os equipamentos necessários e profissionais capacitados para acolher, identificar e resolver as demandas de saúde da comunidade”, ressaltou a secretária de Saúde.

De acordo com o projeto, serão mais de 1.100 m² de construção, divididos em amplos espaços, com recepção, consultórios médicos e odontológicos, sala de procedimentos, farmácia, vacina e posto de enfermagem.

Leia Também:  Biblioteca Container oferece cineminha para crianças neste sábado (02)

Serão investidos aproximadamente R$ 5 milhões. Os recursos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

O prefeito Miguel Vaz destacou a importância de o município continuar avançando na área da saúde, com construções amplas e que refletem o desenvolvimento da cidade.

Além da UBS do Parque das Araras, o município está construindo uma nova unidade no Parque das Emas, de porte III. As obras estão em fase final de construção, com previsão de entrega para o início de 2025.

“O grande desafio da gestão pública, em especial, Lucas do Rio Verde, é fazer com que o serviço público cresça no mesmo ritmo do município, para que possamos continuar avançando, sem perder a qualidade de vida”, finalizou Miguel.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA