Lucas do Rio Verde - MT
Primeiro município mato-grossense a firmar pacto pela inovação, Lucas do Rio Verde se destaca com avanço de 93% em maturidade

Lucas do Rio Verde se destacou em 2024 com o avanço no desenvolvimento de seu ecossistema de inovação em Mato Grosso, registrando um crescimento de 93% no índice de maturidade, segundo a pesquisa “ELI – Nível de Maturidade dos Ecossistemas Locais de Inovação”, realizada pelo Sebrae-MT e Opensense. Esse crescimento elevou o município da categoria “Inicial” para “Em Desenvolvimento”, alcançando uma nota de 18,65 e garantindo a segunda posição no ranking estadual, atrás apenas de Cuiabá.
Esse crescimento notável é um reflexo da visão de futuro do município, que busca se tornar uma referência internacional em Green Economy nos próximos 10 anos. Para alcançar essa meta ambiciosa, Lucas do Rio Verde definiu 7 macrodesafios que guiam suas estratégias de inovação e desenvolvimento sustentável.
Os esforços para enfrentar esses desafios se consolidaram por meio do “InPacto Lucas”, o primeiro pacto municipal pela inovação em Mato Grosso, firmado em 2023. Essa iniciativa promoveu a construção de um ecossistema robusto, reunindo poder público, instituições de ensino, empresas e sociedade civil com o objetivo de criar um ambiente propício para o surgimento de ideias transformadoras e para o desenvolvimento de projetos de impacto positivo. Atualmente, o município tem 12 projetos em andamento, incluindo Green Hub, Startup Lucas, Escola de Empreendedorismo e Inovação, Gestão Inteligente de Resíduos e Green School.
O protagonismo de Lucas do Rio Verde serviu de inspiração para o Estado de Mato Grosso que, em outubro de 2024, lançou o Pacto Estadual de Inovação, regulamentado pela portaria 167/2024/SECITECI/MT, que formalizou a Governança do Ecossistema Inovador, integrando 13 localidades, incluindo Lucas do Rio Verde, para promover avanços tecnológicos e econômicos conjuntos.
“A evolução de Lucas do Rio Verde no ranking é resultado de um esforço conjunto das quatro hélices — governo, academia, setor privado e sociedade civil — e de uma visão estratégica unificada, onde todos pensam da mesma forma, colocando a inovação no centro do desenvolvimento. Esse alinhamento permite que avancemos com iniciativas que integram a diversidade da economia criativa, impulsionando o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município e fortalecendo nossa caminhada para se tornar uma cidade inteligente”, destacou Welligton Souto, secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade.
Com esses avanços e uma visão clara para o futuro, Lucas do Rio Verde avança rumo ao objetivo de se tornar uma referência global em Green Economy, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da inovação e impulsionando o crescimento sustentável em todo o estado.
Acesse a pesquisa: https://drive.google.com/file/d/1nI98RT7udQUXFbyvMeChj2Kq6GSMQlHj/view
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Lucas do Rio Verde - MT
Lançamento da UFMT e entrega de 192 apartamentos serão nesta quinta em Lucas do Rio Verde

Com as presenças de autoridades do Governo Federal e Governo do Estado, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizará nesta quinta-feira (24), importantes ações do programa Ser Luverdense Habitação, desenvolvidades em parceria com os programas Ser Família Habitação e Minha Casa, Minha Vida. As atividades marcam mais um avanço no compromisso da gestão municipal com o direito à moradia, contemplando a assinatura de novos contratos habitacionais e a entrega de 192 apartamentos a famílias luverdenses. Durante o evento, o Ministério da Educação (MEC) oficializará a implantação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no município.
A primeira ação será a visita à casa modelo da empresa construtora das 2 mil casas que estão sendo construídas, onde também serão assinados contratos habitacionais com famílias selecionadas nos programas. O momento representa o início da concretização do sonho da casa própria para centenas de moradores do município.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
Na sequência, será realizada a solenidade de entrega simbólica das chaves de 192 apartamentos do Condomínio Águas do Cerrado I, localizado no bairro Parque das Américas. As unidades habitacionais são uma parceria entre Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Governo Federal e Governo do Estado de Mato Grosso, com o objetivo de garantir qualidade de vida e segurança para as famílias beneficiadas. Na ocasião, será realizado, por representantes do Ministério da Educação (MEC), o ato oficial de implantação do campus da UFMT em Lucas do Rio Verde.
Serviço:
15h – Visita à casa modelo e assinatura de contratos habitacionais
Local: Construtora Pacaembu – Avenida Brasil, nº 779 – Jardim das Palmeiras
16h – Solenidade de entrega de 192 apartamentos do Condomínio Águas do Cerrado I e ato oficial de implantação do campus da UFMT em Lucas do Rio Verde.
Local: Avenida Ênio Rospierski, lote 1, quadra 1, setor 49 – Parque das Américas.
-
Política MT2 dias ago
Lúdio destaca importância de manter Santa Casa aberta mesmo com inauguração do Hospital Central
-
Polícia2 dias ago
Polícia Civil de MT cumpre 55 mandados contra grupo criminoso interestadual atuante com tráfico de drogas
-
Saúde4 dias ago
Cobertura vacinal contra a gripe atinge apenas 7% do público-alvo em Cuiabá
-
Política MT2 dias ago
Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação é criada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso
-
Famosos2 dias ago
Ana Paula Siebert exibe corpo em forma ao posar de biquíni em piscina: ‘Fazenda’
-
Esportes5 dias ago
Semana Municipal do Voleibol promove inclusão esportiva com a Taça Cuiabá
-
Saúde3 dias ago
Saúde Digital realizou 438 mil telediagnósticos até março de 2025
-
Agronegócio4 dias ago
Carne bovina responde por 90% do faturamento das exportações de Mato Grosso no 1º trimestre