Lucas do Rio Verde - MT
Prefeitura entrega equipamentos para auxiliar apicultores em Lucas do Rio Verde

Nesta segunda-feira (07), apicultores de Lucas do Rio Verde receberam alimentadores fornecidos pela Prefeitura. Os equipamentos têm como objetivo garantir a nutrição das abelhas durante o período de baixa florada, quando há pouca disponibilidade de plantas para alimentação e polinização.
Ao todo, 200 equipamentos foram entregues, beneficiando 20 produtores que atuam em 27 unidades de produção no município. Os alimentadores foram adquiridos com recursos próprios do Executivo Municipal e fazem parte de uma ação voltada ao fortalecimento da apicultura local.
“São aproximadamente 200 alimentadores e a função deles é contribuir com a manutenção das caixas de abelhas, nos períodos do ano com menor florada. O produtor pode colocar xarope ou até mesmo mel como fonte de alimentação, garantindo o sustento das colmeias”, disse o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.
O produtor Nelson Kafir, que vive há 24 anos em Lucas do Rio Verde e trabalha com apicultura desde os 15 anos, comemorou a entrega dos equipamentos. “Desde que comecei nunca faltou mel. Esse incentivo da Prefeitura é muito bom, ótimo para nós que vivemos da apicultura”, afirmou.
A iniciativa conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, que oferece suporte técnico aos apicultores. “Esses alimentadores vêm ajudar a manter os enxames em desenvolvimento. Devido à quantidade excessiva de chuvas ou períodos de seca, onde não há florada, esses alimentadores vão permitir que os enxames mantenham o crescimento constante até que venha uma florada significativa para a produção de mel”, explica o técnico credenciado do Senar, Sidney Miranda.
A distribuição dos alimentadores seguirá critérios de produtividade e necessidade dos produtores.
(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Paulleti)

Lucas do Rio Verde - MT
Lucas do Rio Verde é destaque em websérie sobre os cuidados com a hanseníase

O município de Lucas do Rio Verde foi destaque no segundo episódio da websérie “O Cuidado em Hanseníase”, apresentado nesta quarta-feira (16). A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e Sociedade Brasileira de Hanseníase.
A série é transmitida ao vivo por meio do Canal da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, no YouTube. A proposta é promover a educação permanente dos profissionais de saúde.
Segundo a secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, Fernanda Heldt Ventura, a série é a oportunidade de debater o assunto, compartilhar os resultados dos trabalhos e aprender com as vivências dos outros municípios.
Ao longo de 2025, serão realizados seis episódios, o primeiro foi apresentado em janeiro. A websérie conta com a participação de especialistas, representantes de entidades, poder público e movimentos sociais.
“A gente faz parte de um grupo de especialistas, a gente troca experiências, temos acesso aos médicos que são referência no Brasil, que também são referência no mundo. Estamos próximos ao que há de melhor em conhecimento”.
A médica ressaltou a importância da criação do Curso de Especialização em Hansenologia, parceria entre a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso e a Sociedade Brasileira de Hanseníase, na luta contra a doença.
Fernanda Heldt Ventura, que já era especialista em Medicina de Família e Comunidade, fez parte da primeira turma em 2022. De acordo com ela, o conhecimento adquirido no curso, possibilitou formar novos profissionais da rede municipal de saúde.
“A gente conseguiu elaborar uma maneira de formar, de passar o conhecimento aos demais profissionais, que faz toda diferença no diagnóstico, acompanhamento e tratamento do paciente”.
Ainda dentro dos projetos liderados pela secretária, está a criação do Ambulatório Municipal de Hanseníase, que funcionará no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). O espaço será referência para os casos com maior complexidade.
“A hanseníase é uma doença que não pode ser negligenciada. Em Lucas, a gente vem trabalhando de forma séria e vamos avançar muito mais. Tenho certeza, de que vamos chegar ao controle dessa doença”, finalizou a secretária.
-
Polícia7 dias ago
Dez visitantes são flagradas tentando levar entorpecentes e fumo a presos em unidades prisionais de MT
-
Campo Novo do Parecis - MT7 dias ago
SEBRAE visita Aldeia Wazare para a organização da 3ª Edição da Etno e Eco Turismo 2025.
-
Jurídico7 dias ago
Gisela Cardoso dá posse ao presidente Anatoly Hodniuk para segundo mandato à frente da 7ª Subseção da OAB-MT
-
Cuiabá3 dias ago
Confira o que abre e fecha em Cuiabá durante o feriado prolongado
-
Agronegócio7 dias ago
Sinop: Norte Show 2025 quer superar R$ 4 bilhões em negócios
-
Polícia7 dias ago
Polícia Militar aumenta em 44% o número de apreensões de drogas em Cuiabá
-
Polícia6 dias ago
Esquema de divulgação ilegal de HQs asiáticas pela internet é desarticulado pela PC
-
Artigos6 dias ago
Apostas no Brasil: O Jogo da Sorte ou o Azar Social?