Lucas do Rio Verde - MT
Prefeitura de Lucas do Rio Verde lança edital com recursos da Política Nacional Aldir Blanc

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, publicou nesta terça-feira (09), o Edital de Chamamento Público nº 003/2025 – Fomento à Criação de Projetos Culturais, intitulado Viva Cultura Circulação, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Lei nº 14.399/2022.
Interessados poderão apresentar recurso contra o conteúdo do edital no prazo de três dias úteis, contados a partir da data da publicação.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
O edital tem como objetivo selecionar 18 projetos culturais para receber apoio financeiro e firmar Termo de Execução Cultural, promovendo a criação, produção e circulação de obras, bens e serviços culturais que representem a diversidade de manifestações artísticas presentes no município.
O valor total destinado ao edital é de R$ 249.000,00 (duzentos e quarenta e nove mil reais), e os projetos serão selecionados nas seguintes categorias:
- 03 projetos para o segmento de Artes Visuais
- 02 projetos para o segmento de Artesanato, Moda e Design
- 01 projeto para o segmento de Cultura Alimentar
- 02 projetos para o segmento de Cultura Digital
- 03 projetos para o segmento de Cultura Urbana e Periférica
- 02 projetos para o segmento de Culturas Populares/Tradicionais Juninas
- 02 projetos para o segmento de Dança
- 03 projetos para o segmento de Livro e Leitura
As inscrições de propostas poderão ser realizadas entre os dias 17 e 25 de abril, por meio da plataforma digital Apporte – https://app.apporte.me/apporte/edital-edital-de-fomento–lucas-do-rio-verde-03-2025
Mais informações podem ser consultadas junto à Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na avenida São Paulo nº 363E, bairro Cidade Nova, ou pelo telefone (65) 3548-2513.

Lucas do Rio Verde - MT
Lucas do Rio Verde é destaque em websérie sobre os cuidados com a hanseníase

O município de Lucas do Rio Verde foi destaque no segundo episódio da websérie “O Cuidado em Hanseníase”, apresentado nesta quarta-feira (16). A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e Sociedade Brasileira de Hanseníase.
A série é transmitida ao vivo por meio do Canal da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, no YouTube. A proposta é promover a educação permanente dos profissionais de saúde.
Segundo a secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, Fernanda Heldt Ventura, a série é a oportunidade de debater o assunto, compartilhar os resultados dos trabalhos e aprender com as vivências dos outros municípios.
Ao longo de 2025, serão realizados seis episódios, o primeiro foi apresentado em janeiro. A websérie conta com a participação de especialistas, representantes de entidades, poder público e movimentos sociais.
“A gente faz parte de um grupo de especialistas, a gente troca experiências, temos acesso aos médicos que são referência no Brasil, que também são referência no mundo. Estamos próximos ao que há de melhor em conhecimento”.
A médica ressaltou a importância da criação do Curso de Especialização em Hansenologia, parceria entre a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso e a Sociedade Brasileira de Hanseníase, na luta contra a doença.
Fernanda Heldt Ventura, que já era especialista em Medicina de Família e Comunidade, fez parte da primeira turma em 2022. De acordo com ela, o conhecimento adquirido no curso, possibilitou formar novos profissionais da rede municipal de saúde.
“A gente conseguiu elaborar uma maneira de formar, de passar o conhecimento aos demais profissionais, que faz toda diferença no diagnóstico, acompanhamento e tratamento do paciente”.
Ainda dentro dos projetos liderados pela secretária, está a criação do Ambulatório Municipal de Hanseníase, que funcionará no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). O espaço será referência para os casos com maior complexidade.
“A hanseníase é uma doença que não pode ser negligenciada. Em Lucas, a gente vem trabalhando de forma séria e vamos avançar muito mais. Tenho certeza, de que vamos chegar ao controle dessa doença”, finalizou a secretária.
-
Polícia4 dias ago
Dez visitantes são flagradas tentando levar entorpecentes e fumo a presos em unidades prisionais de MT
-
Cidades4 dias ago
Nota de Pesar | Edvaldo Ribeiro
-
Polícia7 dias ago
Três homens são presos em estação ecológica do Estado
-
Cuiabá6 dias ago
Sine Municipal tem três novas funções na lista de vagas desta sexta-feira (11)
-
Saúde5 dias ago
Acidentes com animais peçonhentos aumentam mais de 60% em 2025
-
Esportes4 dias ago
Agro e esporte juntos: 1º Desafio Agro MTB agita Lucas do Rio Verde com Etapa do Milho
-
Política MT5 dias ago
Dilemário propõe Moção de Repúdio na Câmara para deputados que defenderam mercadinhos em presídios
-
Variedades5 dias ago
Museu do Morro da Caixa D’Água Velha tem nova exposição até 30 de abril; confira