CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Lucas do Rio Verde - MT

Prefeito Miguel Vaz apresenta potencialidades de Lucas do Rio Verde para comitiva vietnamita

Publicado em

Na tarde desta terça-feira (19), o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz recebeu uma comitiva da empresa Dap Vinachem Corporation, do Vietnã, e empresários em um encontro que marcou um importante passo nas relações internacionais do município. A reunião teve como objetivo discutir possíveis parcerias comerciais e institucionais, com foco especial na área comercial e de tecnologia voltada para a agricultura.

Durante o encontro, Miguel Vaz apresentou as potencialidades econômicas e produtivas de Lucas do Rio Verde, enquanto a comitiva vietnamita sugeriu um futuro acordo de cooperação entre cidades-irmãs. Entre as ideias discutidas, destacaram-se a troca de tecnologias e conhecimentos para o avanço do setor agrícola, além da troca comercial, como da produção de algodão, milho e derivados, como DDGs (Dried Distillers Grains – Grãos Secos de Destilaria), de Lucas do Rio Verde, assim como de fertilizantes e pneus das empresas vietnamitas para a região. Essas eventuais negociações poderão contar com alternativas estratégicas de escoamento, como os portos do Arco Norte, com ênfase na localização de Miritituba, no estado do Pará.

Leia Também:  Gestão Municipal inicia instala postes para iluminar as avenidas da Fé e dos Desbravadores

A Dap Vinachem é especializada na fabricação de fertilizantes, e o Vietnã já possui uma expressiva relação comercial com o Brasil. O país asiático importa do Brasil produtos como algodão, soja, milho e açúcar. Atualmente, segundo dados do Programa Cotton Brazil, cerca de 14% do algodão exportado pelo Brasil tem como destino o Vietnã, ficando atrás apenas da China. Além disso, grande parte dos pneus produzidos pelo Vietnã são exportados para o Brasil. O Vietnã está em negociação para firmar um acordo comercial com o Mercosul, o que pode ampliar ainda mais as possibilidades de troca entre as nações.

“É muito importante estreitar as relações com outros países. Essa visita representa um primeiro passo para que o Vietnã contribua com a nossa cidade, nossa região e nossa agricultura. Já exportamos algodão, milho e soja para lá, mas a ideia é intensificar essa relação comercial e atrair mais investimentos para Lucas do Rio Verde,” afirmou o prefeito Miguel Vaz.

Participaram do encontro os representantes das empresas Dap Vinachem e Danang Rubber (RBC): Fast Nguyen, Nhut Le Hoang Khanh, Bang Van e Roger zen, e os empresários Amilton José de Oliveira, Carlos Alberto Simon, Elio Antonio Pivetta e Marco Penna e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias.

Leia Também:  IBGE aponta que Lucas do Rio Verde possui 83.798 habitantes

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde - MT

Lucas do Rio Verde cresce 1.152% em 31 anos e lidera ranking nacional de crescimento populacional

Published

on

Lucas do Rio Verde é destaque como o município com o maior percentual de aumento populacional no Brasil nas últimas três décadas. Entre 1991 e 2022, a população saltou de 6.693 para 83.798 habitantes, um crescimento de 1.152%, com uma média de crescimento exponencial anual de 8,49%. A análise é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disponíveis nas tabelas 4.714 e 136 do sistema Sidra.

Esse desempenho supera Palmas (TO), Nova Mutum (MT) e outras cidades no ranking dos dez municípios que mais expandiram sua população no período.

O crescimento acelerado de Lucas do Rio Verde foi acompanhado de investimentos estratégicos em infraestrutura e serviços públicos de qualidade. Sob a gestão do prefeito Miguel Vaz, o município consolidou pilares como geração de empregos, educação, saúde, segurança pública, habitação e inovação. Programas como o “Ser Luverdense Habitação” já possibilitaram mais de 4 mil oportunidades de moradia popular nos últimos 4 anos, fortalecendo o compromisso com a qualidade de vida para os luverdenses.

Leia Também:  Proprietários de terrenos sujos tem prazo para limpeza até dia 30 de outubro

Reconhecida como a “Capital da Agroindústria” e a “Cidade de Oportunidades”, Lucas do Rio Verde é referência na agregação de valor às commodities agrícolas, o que impulsiona a economia local e gera emprego e renda. O município se destaca também por seu sólido crescimento econômico e por ter um dos melhores índices educacionais do país. Além disso, os investimentos em saúde sempre ultrapassam o mínimo exigido por lei, refletindo o cuidado com a população.

O Município tem como meta se tornar referência em Segurança Pública. Em 2023, a atual gestão implementou a primeira Guarda Civil Armada de Mato Grosso, autorizada pela Polícia Federal, que atua de forma integrada às forças de segurança após rigorosos treinamentos. Com cerca de 400 câmeras instaladas, número que deve chegar a mil até 2025, e um moderno centro de videomonitoramento, o município se destaca pelo impacto positivo na segurança pública, o que impulsiona a atração de investimentos.

Outro marco é o programa “InPacto Lucas”, que posiciona o município como protagonista em inovação no estado. Com metas ambiciosas, Lucas do Rio Verde busca se tornar referência em economia verde nos próximos 10 anos, alinhando crescimento econômico com sustentabilidade.

Leia Também:  Lucas do Rio verde entra na rota do cinema brasileiro com o filme "Dezesseis - Dores reais de um universo invisível"

Conforme dados da Pesquisa de Satisfação 2023, realizada pela Prefeitura através de formulário online, os principais motivos que fizeram as pessoas se mudarem ou continuarem morando em Lucas do Rio Verde foram: trabalho, oportunidades de emprego e crescimento profissional, com 49,03% das respostas (acesse aqui https://transparencia.lucasdorioverde.mt.gov.br/arquivos/anexos/1714653239.pdf).

Contudo, os desafios para o futuro são grandes. O crescimento populacional exige mais investimentos em escolas, creches, saúde e habitação popular. Obras como o contorno viário, a implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e a chegada das ferrovias são fundamentais para atender à demanda crescente e manter o desenvolvimento pujante e sustentável.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA