Lucas do Rio Verde - MT
Parque das Araras ganhará a maior unidade de saúde de Lucas do Rio Verde
O bairro Parque das Araras, localizado na região sul da cidade, ganhará uma Unidade Básica de Saúde (UBS) porte IV, com capacidade para atender até 18 mil pessoas.
Esta será a maior UBS do município, em capacidade de atendimento. O projeto de construção já foi aprovado pela Vigilância Sanitária de Mato Grosso e está em fase de licitação.
A secretária municipal de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, explicou que uma unidade porte IV é formada por quatro equipes de estratégia de saúde da família.
Cada equipe é formada por no mínimo, quatro médicos, quatro enfermeiros e técnicos em enfermagem, quatro equipes de saúde bucal, quatro equipes de agente comunitário de saúde e de endemias.
“Trata-se de uma ampla estrutura, com todos os equipamentos necessários e profissionais capacitados para acolher, identificar e resolver as demandas de saúde da comunidade”, ressaltou a secretária de Saúde.
De acordo com o projeto, serão mais de 1.100 m² de construção, divididos em amplos espaços, com recepção, consultórios médicos e odontológicos, sala de procedimentos, farmácia, vacina e posto de enfermagem.
Serão investidos aproximadamente R$ 5 milhões. Os recursos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
O prefeito Miguel Vaz destacou a importância de o município continuar avançando na área da saúde, com construções amplas e que refletem o desenvolvimento da cidade.
Além da UBS do Parque das Araras, o município está construindo uma nova unidade no Parque das Emas, de porte III. As obras estão em fase final de construção, com previsão de entrega para o início de 2025.
“O grande desafio da gestão pública, em especial, Lucas do Rio Verde, é fazer com que o serviço público cresça no mesmo ritmo do município, para que possamos continuar avançando, sem perder a qualidade de vida”, finalizou Miguel.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT
Lucas do Rio Verde - MT
Mutirão de limpeza urbana segue com atendimentos nos bairros
O mutirão de limpeza urbana segue com serviços de recolhimento de entulhos e resíduos, conforme cronograma estabelecido pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras.
As equipes de limpeza urbana contam com a parceria de empresas privadas e empresários, com fornecimento de caminhões para o recolhimento do material e demais maquinários necessários para a limpeza da cidade.
Os trabalhos iniciaram no mês de dezembro de 2024 e seguem por todos os bairros em 2025. O cronograma está sendo divulgado semanalmente. Até o momento, foram atendidos os seguintes bairros: Vida Nova, Jaime Seiti Fujii, Parque das Américas, Parque dos Buritis, Alvorada, Parque das Araras, Jardim Cerrado, Jardim Imperial, Bom Jesus e Residencial Ventura, Veneza, Residencial Europa, Jardim Amazonas, Jardim Primaveras, Rio Verde e Cidade Nova. Também já foram atendidos os bairros Jardim das Palmeiras e parte do Setor Industrial.
A Administração Municipal optou pela realização do mutirão na cidade devido ao início do período chuvoso e o aumento de casos de dengue, chikungunya e zika. O objetivo da ação é incentivar os moradores da cidade a aproveitarem para descartar objetos que estão parados e que podem ser refúgio para doenças, além de deixar as residências e bairros mais limpos e sem entulhos no passeio público.
Na próxima semana serão atendidos os seguintes bairros: Setor Industrial, Bandeirantes e Parque das Emas. Ao longo do mês os atendimentos devem passar nos bairros Centro, Menino Deus, Pioneiro e Setor Industrial V.
O que pode ser recolhido
O mutirão de limpeza urbana inclui o recolhimento de objetos como: móveis, devidamente acomodados em sacos de lixo, podas de árvores e objetos em geral. O material deve ser colocado na calçada em frente a residência do morador no dia anterior ao recolhimento. O entulho não deve ser colocado nos contentores de lixo úmido e nem reciclável.
Após o mutirão, a Secretaria de Infraestrutura e Obras retoma o cronograma semanal de limpeza urbana, com atendimentos duas vezes por semana em cada bairro.
Conforme a lei complementar nº 29, de julho de 2022, que trata sobre o código de posturas do município, realizar o recolhimento de podas de árvores, restos de construção civil, material de obra e móveis não é de responsabilidade do poder público. Moradores que acumulam lixo e resíduos em frente as residências podem ser multados.
Confira o cronograma do mutirão nos próximos dias:
09 e 10 de janeiro – Setor Industrial;
13 e 14 de janeiro – Parque das Emas II, III e IV;
15 de Janeiro – Bandeirantes (Avenida das Acácias até a BR 163);
16 de Janeiro – Bandeirantes
Parque das Emas III (Avenida das Acácias até Avenida das Emas);
17 de Janeiro – Bandeirantes III e IV (Avenida das Emas até o final do Anel Viário).
-
Polícia6 dias ago
Homem é preso com grande quantidade de drogas em carga de fertilizantes em Ouro Branco do Sul
-
Cidades7 dias ago
Prefeitura de Cuiabá convoca 2.118 candidatos aprovados para diversos cargos e Regionais
-
Cidades6 dias ago
Sine oferece 77 vagas de emprego nesta terça-feira
-
Cidades5 dias ago
Prefeitura recolhe 12 toneladas de lixo no Distrito da Guia
-
Política MT6 dias ago
Abílio visita UPAs e Policlínicas e encontra cenário de superlotação e precariedade; vídeo
-
Cidades5 dias ago
Prefeitura intensifica combate à poluição sonora causada por escapamentos adulterados
-
Política MT6 dias ago
Portaria autoriza primeiro atendimentos com dispensa de agendamento
-
Polícia3 dias ago
Facções criminosas podem estar envolvida na morte da rapper La Brysa em Cuiabá