Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Lucas do Rio Verde - MT

Número de casos de dengue e Chikungunya aumenta em Lucas do Rio Verde

Publicado em

Do final do mês de janeiro de 2025, para o final de fevereiro, o número de notificações e casos de dengue e Chikungunya aumentou, significativamente, em Lucas do Rio Verde.

Segundo dados da Vigilância em Saúde, o aumento foi de mais de 140% em relação as notificações de dengue, saltando de 110 para 267 e de mais de 160% em relação aos casos confirmados, saltando de 15 para 40.

A coordenadora da Vigilância Ambiental Miriam Campos ressaltou que as equipes estão nas ruas, visitando as casas, em busca de focos do mosquito Aedes aegypti. No entanto, a maior dificuldade é conseguir acessar os imóveis.

“Precisamos que a população luverdense abra as portas para os nossos agentes de endemias. Eles estão uniformizados, com crachá, e estão pra salvar vidas. São parceiros da comunidade”.

Em relação a Chikungunya, o aumento no número de casos também é significativo, de 23 para 75 notificações (mais de 225%) e de 10 para 28, o número de casos confirmados (180%), no mesmo período.

Leia Também:  Saae detecta ligações clandestinas e desvio de água em Lucas do Rio Verde

O agente comunitário de endemias Paulo Cesar explicou que o município busca alternativas para acessar as casas fechadas, deixando bilhetes para que o morador entre em contato com a equipe.

O Aedes aegypti se reproduz em água parada e o período de desenvolvimento do mosquito, entre o depósito dos ovos, larva, pupa e a fase adulta, é de sete a dez dias.

Segundo o agente de endemias, os focos estão sendo encontrados, principalmente, nas residências, em ralos, banheiros desocupados, piscinas, potes plásticos largados ao ar livre, calhas e lixo acumulado.

“Nós precisamos fazer essa vistoria, porque um foco eliminado é menos chance de a doença se proliferar no município. Se não houver a colaboração da população, o poder público não vai conseguir sozinho”.

Para que a população possa denunciar possíveis criadouros do mosquito, a Vigilância Ambiental também disponibiliza um número de telefone, é o 65 3548 2508 ou por meio da Ouvidoria Municipal 0800 646 4004.

A supervisora da Vigilância em Saúde Cláudia Engelmann ressaltou que o município tem averiguado todas as denúncias e agido de forma mais rigorosa, diante de situações que contribuem para a proliferação do mosquito.

Leia Também:  Inscrições para Concurso de Decoração Natalina se encerram nesta quinta-feira (05)

Amparado pela Lei Municipal n. 3.487 de março de 2023, o município tem adentrado imóveis vazios, notificado e multado os proprietários de imóveis, considerados criadouro do mosquito.

“Estamos buscando todas as formas para combater o mosquito, mas se a população não se conscientizar e fazer a sua parte, eliminando os focos, nós vamos perder essa batalha e a dengue pode levar a morte”, finalizou a supervisora.

Lei Municipal 3.487/2023

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde - MT

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Ganha Espaço Exclusivo no Show Safra 2025

Published

on

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente conquistou, em 2025, um espaço exclusivo dentro do Show Safra, reforçando sua atuação no setor agrícola e ambiental. Entre as principais atrações, o Campo 360 se destaca como um projeto inovador, consolidado desde sua criação em 2023. Desenvolvido em parceria com a Fundação Rio Verde e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o projeto oferece suporte técnico e amplia as opções de cultivo para os pequenos produtores.

No espaço dedicado ao Campo 360, os visitantes tem acesso a variedades de olericultura, fruticultura e cafeicultura, explorando alternativas viáveis para suas propriedades. A iniciativa tem como objetivo traduzir em prática os estudos, pesquisas e análises de viabilidade econômica para a agricultura familiar, promovendo experimentos que auxiliam no desenvolvimento sustentável do setor.

“Uma das grandes novidades deste ano é a demonstração de novas potencialidades para a agricultura familiar. Estamos apresentando culturas como o amendoim, cenoura, café consorciado, milho doce e banana da terra anã, que podem ser excelentes opções para diversificação e rentabilidade no campo. Nosso espaço foi planejado para ser um ambiente de troca de conhecimento, inovação e suporte aos pequenos produtores.”

Leia Também:  Cras recebe mais de cinco toneladas de alimentos

Workshops e Experiências Imersivas

Além da exposição de culturas, o estande da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente já tem oferecido workshops diários, sempre no período vespertino, a partir das 13h30, com especialistas e profissionais da área compartilham sobre a área de conhecimento sobre temas essenciais para o setor agrícola:
• Cultura do Amendoim
• Momento Mulher
• Financiamento Agro Familiar
• Apicultura
• Cafeicultura

Os visitantes também poderem conferir exposições especiais, como um apiário de vidro, demonstrando o processo de produção de mel, e aquários com a fauna nativa da região, proporcionando um olhar mais profundo sobre a biodiversidade local.

Além do Campo 360, a Secretaria também marca presença com uma feira de comercialização, o espaço é dedicado à venda direta de produtos da agricultura familiar incluindo embutidos, sucos e frutas, fortalecendo o comércio local e incentivando o consumo sustentável.

Com um estande inovador e interativo, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente reforça seu compromisso com a sustentabilidade, pesquisa e desenvolvimento rural, garantindo que o Show Safra Mato Grosso 2025 seja um evento marcante para produtores, pesquisadores e visitantes.

Leia Também:  Inscrições para 2ª Etapa de MTB estão prorrogadas até amanhã (12)

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA