Lucas do Rio Verde - MT
Nota Oficial da Prefeitura sobre a ação conjunta de desocupação de áreas públicas ocupadas ilegalmente

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou no último sábado (05), uma ação conjunta envolvendo as Secretarias de Infraestrutura e Obras, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Assistência Social e Habitação e Guarda Civil Municipal (GCM) para conter o avanço de ocupações irregulares em áreas públicas, pertencentes à Prefeitura, localizadas no limite urbano do município.
A ocupação já vinha sendo acompanhada pelas equipes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Assistência Social, por meio da Habitação. Durante esse período, os invasores foram identificados, notificados e orientados sobre a irregularidade da permanência na área, que inclui trechos classificados como Área de Preservação Permanente (APP), protegidos por lei ambiental.
A ação deste sábado teve como foco a desocupação das áreas ocupadas ilegalmente. Aos ocupantes presentes no momento, foi concedido um prazo de 48 horas para retirada voluntária de pertences, materiais de valor e também dos animais mantidos no local. Após esse período, as equipes da Prefeitura farão a limpeza completa da área.
É importante destacar que as pessoas identificadas foram atendidas pela equipe da Assistência Social, que ofereceu os devidos encaminhamentos e suporte necessário.
Durante a ação, também foram identificadas demarcações topográficas, indicando indícios de parcelamento irregular do solo, possivelmente com fins de comercialização ilegal — o que será apurado.
A Prefeitura reafirma seu compromisso com a proteção do meio ambiente, a preservação das áreas públicas e o respeito às pessoas, atuando de forma firme, porém sensível, para garantir o ordenamento do território.

Lucas do Rio Verde - MT
Lucas do Rio Verde é destaque em websérie sobre os cuidados com a hanseníase

O município de Lucas do Rio Verde foi destaque no segundo episódio da websérie “O Cuidado em Hanseníase”, apresentado nesta quarta-feira (16). A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e Sociedade Brasileira de Hanseníase.
A série é transmitida ao vivo por meio do Canal da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, no YouTube. A proposta é promover a educação permanente dos profissionais de saúde.
Segundo a secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, Fernanda Heldt Ventura, a série é a oportunidade de debater o assunto, compartilhar os resultados dos trabalhos e aprender com as vivências dos outros municípios.
Ao longo de 2025, serão realizados seis episódios, o primeiro foi apresentado em janeiro. A websérie conta com a participação de especialistas, representantes de entidades, poder público e movimentos sociais.
“A gente faz parte de um grupo de especialistas, a gente troca experiências, temos acesso aos médicos que são referência no Brasil, que também são referência no mundo. Estamos próximos ao que há de melhor em conhecimento”.
A médica ressaltou a importância da criação do Curso de Especialização em Hansenologia, parceria entre a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso e a Sociedade Brasileira de Hanseníase, na luta contra a doença.
Fernanda Heldt Ventura, que já era especialista em Medicina de Família e Comunidade, fez parte da primeira turma em 2022. De acordo com ela, o conhecimento adquirido no curso, possibilitou formar novos profissionais da rede municipal de saúde.
“A gente conseguiu elaborar uma maneira de formar, de passar o conhecimento aos demais profissionais, que faz toda diferença no diagnóstico, acompanhamento e tratamento do paciente”.
Ainda dentro dos projetos liderados pela secretária, está a criação do Ambulatório Municipal de Hanseníase, que funcionará no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). O espaço será referência para os casos com maior complexidade.
“A hanseníase é uma doença que não pode ser negligenciada. Em Lucas, a gente vem trabalhando de forma séria e vamos avançar muito mais. Tenho certeza, de que vamos chegar ao controle dessa doença”, finalizou a secretária.
-
Polícia6 dias ago
Dez visitantes são flagradas tentando levar entorpecentes e fumo a presos em unidades prisionais de MT
-
Campo Novo do Parecis - MT6 dias ago
SEBRAE visita Aldeia Wazare para a organização da 3ª Edição da Etno e Eco Turismo 2025.
-
Jurídico6 dias ago
Gisela Cardoso dá posse ao presidente Anatoly Hodniuk para segundo mandato à frente da 7ª Subseção da OAB-MT
-
Cuiabá3 dias ago
Confira o que abre e fecha em Cuiabá durante o feriado prolongado
-
Agronegócio7 dias ago
Sinop: Norte Show 2025 quer superar R$ 4 bilhões em negócios
-
Polícia6 dias ago
Polícia Militar aumenta em 44% o número de apreensões de drogas em Cuiabá
-
Artigos6 dias ago
Apostas no Brasil: O Jogo da Sorte ou o Azar Social?
-
Cuiabá6 dias ago
Secretaria Adjunta de Inclusão passa a atender em novo endereço; veja serviços