Lucas do Rio Verde - MT
Miguel Vaz se reúne com ministro da Educação para tratar da implantação da UFMT em Lucas do Rio Verde

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz e o vice Joci Piccini cumpriram agenda oficial em Brasília nesta segunda-feira (3), onde se reuniram com o ministro da Educação, Camilo Santana, para discutir a criação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no município. A secretaria do MEC já deu parecer favorável à criação, um avanço que segue agora para a reta final.
O encontro, que aconteceu no Ministério da Educação (MEC), contou com as presenças do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, dos senador Wellington Fagundes, da reitora da UFMT, Marluce Souza e Silva, da pro-reitora Luciane Gomes, da diretora-executiva administrativa, financeira e de fiscalização da Conab, Rosa Neide e da secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel.
“Muitos trabalhos e discussões ainda, mas estamos muito otimistas com relação ao nosso sonho que é a implantação da UFMT em Lucas. Agradeço ao ministro Fávaro por ter articulado esta reunião e por apoiar a criação da UFMT em Lucas do Rio Verde”, ressaltou o prefeito Miguel Vaz.
A criação do campus da UFMT em Lucas do Rio Verde é um sonho dos luverdenses. O terreno já foi doado para a construção do campus e o projeto pedagógico-orçamentário necessário para sua implementação já foi apresentado ao MEC.
“Sem dúvida é uma demanda já antiga e na região já cabe um bom campus da UFMT. Hoje a cidade de Lucas do Rio Verde é uma cidade que tem crescido muito, o agronegócio, a agroindústria, quem mais têm gerado empregos, segundo dados do CAGED, tem um crescimento econômico muito forte. Portanto, é fundamental essa demanda. Já tem toda uma avaliação técnica da universidade, da secretaria de educação superior favorável a criação da extensão desse campus. A própria bancada de senadores e a bancada federal de Mato Grosso está à disposição para ajudar também na infraestrutura do novo campus, então vamos agora fazer toda uma discussão e conversar com o presidente. Nós vamos trabalhar para realizar essa expectativa grande. O prefeito também se colocou à disposição, já doou o terreno, enfim, vamos trabalhar para dar certo”, enfatizou o ministro Camilo Santana.
A realização da reunião foi articulada pelo prefeito Miguel Vaz e pelo vice Joci Piccini junto ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, reforçando a importância do projeto para o desenvolvimento educacional e econômico do município. Com o apoio político e institucional, o objetivo é garantir que o MEC avance nos trâmites necessários para a concretização da universidade em Lucas do Rio Verde.
“Os últimos passos estão sendo tomados e o nosso sonho da UFMT em Lucas está mais próximo do que a gente possa prever. Sempre com muita cautela, e esse presente vai chegar para a nossa comunidade”, disse o ministro Fávaro.
Durante a reunião no MEC, foram discutidos os próximos passos para concretização do projeto.
O prefeito Miguel Vaz segue empenhado em garantir que Lucas do Rio Verde seja contemplada com essa importante conquista, que trará impacto direto na qualificação profissional e no crescimento e desenvolvimento socioeconômico do município.

Lucas do Rio Verde - MT
Secretário de Estado David Moura visita obras do Centro Cultural em Lucas do Rio Verde

As obras do novo Centro Cultural de Lucas do Rio Verde receberam, nesta Sexta-feira (11), a visita do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, David Moura e comitiva. Acompanhado da secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, o gestor estadual percorreu a obra e conheceu de perto os detalhes da estrutura, que está sendo construída com recursos próprios do município.
Lucas do Rio Verde está dando um passo histórico com construção do novo Centro Cultural do município. Com mais de 3.400 metros quadrados de área e estrutura moderna, a obra representa um marco para a cultura local e regional, sendo realizada com recursos próprios da Prefeitura.
Durante a visita, o secretário estadual de Esporte, Cultura e Lazer, David Moura destacou o caráter visionário da obra e elogiou o compromisso da administração municipal com a cultura: “O prefeito Miguel foi visionário. Um gestor que pensa 20, 30 anos à frente. Ver uma obra como essa, feita com tanto cuidado e carinho, nos mostra como uma boa gestão pode transformar vidas. Além de beneficiar a população de Lucas do Rio Verde, esse projeto certamente vai inspirar outros gestores em todo o estado a entenderem o valor de investir em cultura e esporte, que são ferramentas poderosas de transformação social”, afirmou.
O espaço contará com salas de oficinas, ambientes multiúso e um teatro com capacidade para mais de 300 pessoas, além de palco, camarins, foyer e bilheteria. A proposta é que o Centro Cultural se torne um polo de formação artística, oferecendo oficinas, apresentações, eventos e ações integradas que contemplem diferentes linguagens culturais.
Para a secretária Luciana Bauer, a presença do secretário estadual reforça a importância da obra para o município:“A sensibilidade do gestor estadual em estar aqui acompanhando de perto essa obra, que é um sonho para todos nós, nos enche de orgulho. O secretário ficou impactado com o que viu, e isso nos dá ainda mais certeza de que estamos no caminho certo, trabalhando com responsabilidade para transformar vidas por meio da cultura”, destacou.
A construção integra um conjunto de ações da Prefeitura de Lucas do Rio Verde voltadas à valorização da cultura. “Além do Centro Cultural, também estamos executando a obra do Centro de Tradições Nordestinas, no bairro Tessele Júnior. São investimentos que mostram a seriedade do plano de governo e o cuidado com a cultura em suas múltiplas expressões”, reforçou Bauer.
O Centro Cultural será um espaço voltado à formação artística, à democratização do acesso à cultura e ao estímulo de novos talentos, beneficiando diretamente crianças, jovens, adultos e artistas locais. A expectativa é de que, após a conclusão da obra, o espaço ofereça uma ampla programação de oficinas, apresentações e atividades culturais.
Também participaram da visita o coordenador da Secel-MT, Marcelo Cruz, o secretário de Esporte e Lazer, André de Matto, o vereador Jackson Lopes e o secretário de Esporte de Primavera do Leste, Márcio Lélis.
-
GERAL5 dias ago
Peão morre após cair de boi e ser pisoteado pelo animal de mais de 700 quilos em rodeio
-
Cuiabá5 dias ago
Promotor de eventos embriago tenta fugir de blitz, capota caminhonete e acaba preso em Cuiabá
-
Brasil5 dias ago
Veja momento em que dono de restaurante na Asa Sul mata ladrão
-
GERAL4 dias ago
Distribuidoras e Postos de combustíveis não repassam redução de preços e ficam com o troco
-
Cuiabá4 dias ago
Emanuel Pinheiro rebate críticas sobre contrato com a CS Mobi e afirma: “Idoso tem que pagar sim”
-
Cuiabá5 dias ago
Prefeito denuncia ‘boicote’ em nota fiscal e afirma que “servidores criam narrativas equivocadas”
-
Mundo4 dias ago
Trump confirma taxas extras de 10% contra países do Brics: “Em breve”
-
Cuiabá17 horas ago
Emanuelzinho pede que União assuma gestão da Santa Casa para evitar fechamento