Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Lucas do Rio Verde - MT

Lucas do Rio Verde fortalece sua Guarda Civil Armada com capacitação em Cotia (SP)

Publicado em

De 31 de março a 04 de abril, Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Segurança Pública, participou de mais uma importante etapa de capacitação para agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). Ao todo, seis guardas civis participaram da treinamento em Cotia, município do estado de São Paulo, que é referência nacional em boas práticas de segurança pública. A agenda também contou com as presenças do Secretário de Segurança Pública, coronel Marcos Cunha e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.

A formação foi dividida em três áreas estratégicas da GCM. Na área Maria da Penha, participaram os guardas Dalton Marcos da Silva e Pricilla Nogueira da Silva. No programa Educando (Rope), os guardas Olessandro Braga Luiz e Ranil de Jesus Pereira Maciel receberam a capacitação. Já na Corregedoria, os treinamentos foram realizados pelo corregedor Munil Marques de Souza Júnior e o GCM Michell Koseki de Capua. Todos voltaram com certificados e preparados para atuar como multiplicadores do conhecimento em Lucas do Rio Verde.

Leia Também:  Contentor é queimado no bairro Jaime Seiti Fujii

O Secretário Municipal de Segurança Pública, coronel Marcos Cunha destacou a importância da capacitação e da parceria com Cotia. “Essa parceria é muito importante para o fortalecimento da nossa Guarda Civil Municipal. Nós temos como referência administrativa e operacional a GCM Cotia, onde os nossos guardas civis foram capacitados e, posteriormente, transformados em Guarda Civil Municipal Armada. Esse intercâmbio, a busca do conhecimento que a atual gestão tem buscado em outros estados da Federação, tem nos proporcionado uma GCM aprimorada no cumprimento de suas atribuições institucionais”.

Aproveitando a oportunidade, os GCMs visitaram as guardas civis de Paulínia e Barueri, onde buscaram o que tem de melhor para implantar na Corregedoria, no Educando e no núcleo Maria da Penha em Lucas do Rio Verde.

O coronel Cunha ressaltou que o processo de aprimoramento da GCM é continua. “E a Guarda Civil esta aprimorando seus conhecimentos técnicos voltados à segurança pública integrada com as demais forças de segurança, em busca de preencher todo o cronograma previsto em sua legislação, fortalecendo em sua missão de bem-servir à sociedade luverdense, com excelência. Essa busca do conhecimento será constante, estando previsto para irmos a Camboriú e Joinville”, ressaltou o secretário.

Leia Também:  Mutirão de consultas oftalmológicas atende mais de 330 pacientes

A visita técnica também contemplou ações voltadas ao trânsito. “Foi também o secretário Wellington, onde nós fizemos uma visita ao pátio de Cotia, para que pudéssemos ver o modelo de gestão e futuramente implantar em nosso município . É uma das cidades que também é referência nesse segmento. Nós estamos procurando o que tem de melhor no país para implantar em nosso município e ir de encontro a uma cidade tecnológica, de inovação e de oportunidades.”, concluiu o coronel Cunha.

(Foto: Foto reprodução)

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde - MT

Lucas do Rio Verde é destaque em websérie sobre os cuidados com a hanseníase

Published

on

O município de Lucas do Rio Verde foi destaque no segundo episódio da websérie “O Cuidado em Hanseníase”, apresentado nesta quarta-feira (16). A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e Sociedade Brasileira de Hanseníase.

A série é transmitida ao vivo por meio do Canal da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, no YouTube. A proposta é promover a educação permanente dos profissionais de saúde.

Segundo a secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, Fernanda Heldt Ventura, a série é a oportunidade de debater o assunto, compartilhar os resultados dos trabalhos e aprender com as vivências dos outros municípios.

Ao longo de 2025, serão realizados seis episódios, o primeiro foi apresentado em janeiro. A websérie conta com a participação de especialistas, representantes de entidades, poder público e movimentos sociais.

“A gente faz parte de um grupo de especialistas, a gente troca experiências, temos acesso aos médicos que são referência no Brasil, que também são referência no mundo. Estamos próximos ao que há de melhor em conhecimento”.

Leia Também:  Mais de 450 ligações de água foram realizadas no primeiro semestre de 2023

A médica ressaltou a importância da criação do Curso de Especialização em Hansenologia, parceria entre a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso e a Sociedade Brasileira de Hanseníase, na luta contra a doença.

Fernanda Heldt Ventura, que já era especialista em Medicina de Família e Comunidade, fez parte da primeira turma em 2022. De acordo com ela, o conhecimento adquirido no curso, possibilitou formar novos profissionais da rede municipal de saúde.

“A gente conseguiu elaborar uma maneira de formar, de passar o conhecimento aos demais profissionais, que faz toda diferença no diagnóstico, acompanhamento e tratamento do paciente”.

Ainda dentro dos projetos liderados pela secretária, está a criação do Ambulatório Municipal de Hanseníase, que funcionará no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). O espaço será referência para os casos com maior complexidade.

“A hanseníase é uma doença que não pode ser negligenciada. Em Lucas, a gente vem trabalhando de forma séria e vamos avançar muito mais. Tenho certeza, de que vamos chegar ao controle dessa doença”, finalizou a secretária.

Leia Também:  Inscrições abertas para o curso gratuito de Panificação Artesanal

Escola de Saúde Pública MT – O Cuidado em Hanseníase

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA