Lucas do Rio Verde - MT
Inovação: Prefeitura de Lucas do Rio Verde implanta sistema de ensino apostilado na rede municipal
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde deu mais um passo em direção à inovação educacional ao implantar, já neste ano letivo (2025), o Sistema de Ensino Estruturado (apostilado) SIM/FTD, na rede municipal de ensino. Com foco em inovação e qualidade, o sistema abrange desde os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) até os anos finais (6º ao 9º ano), consolidando um modelo educacional moderno, unificado e eficiente.
O novo sistema trará materiais didáticos pedagógicos completos para alunos e professores, além de recursos complementares como: consultoria educacional; formação continuada para docentes e gestores e ambiente educacional digital, com conteúdos inovadores e aceleradores de aprendizagem.
A iniciativa integra o plano de governo da atual gestão e reforça o compromisso de preparar os estudantes para os desafios atuais. Para o prefeito Miguel Vaz, o ensino público deve ser sinônimo de qualidade, comparável às redes privadas. “Nosso compromisso é garantir que a educação pública em Lucas do Rio Verde continue sendo referência, onde os pais tenham plena confiança em deixar seus filhos. Crianças bem-educadas hoje serão cidadãos preparados para o amanhã. Por isso, investimos em ações, inovações e oportunidades que não só cuidem delas agora, mas também as incentivem a construir seu futuro aqui no município”, ressaltou o prefeito.
As equipes gestoras da rede municipal terão uma capacitação para o novo sistema no dia 22 de janeiro, no Paço Municipal. No dia 23, será a vez dos professores do ensino fundamental, dos anos iniciais e finais, se capacitarem. Os materias serão entregues aos alunos e professores no início do ano letivo.
A secretária de Educação, Elaine Lovatel ressaltou que a implantação do novo sistema de ensino é um marco para a educação da rede municipal. “Após anos de muitos avanços chegou-se a um momento em que as equipes gestoras das unidades escolares, analisando os resultados pedagógicos dos alunos, apontaram a necessidade de adotar um material estruturado, que garante que todo aluno tenha seu próprio livro, que é a apostila. Foi realizado um estudo detalhado e um processo licitatório, vencido pela renomada FTD, uma empresa com mais de 120 anos no Brasil. Além das apostilas, o sistema inclui formação continuada para os professores e gestores, livros, materiais complementares e acesso a um portal com conteúdos digitais. Esse é um marco na educação, um novo ciclo que eleva o patamar de ensino para os alunos e para os profissionais da Educação”, enfatizou a secretária.
Resultados que inspiram
Em 2024, a Educação de Lucas do Rio Verde celebrou conquistas notáveis no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O município alcançou a nota 6,7 nos anos iniciais do ensino fundamental, conquistando o primeiro lugar em Mato Grosso, ao lado de outros quatro municípios. Além disso, quatro escolas municipais figuraram entre as 10 melhores do estado.
Com a implementação do Sistema de Ensino Estruturado SIM/FTD, Lucas do Rio Verde reafirma seu compromisso com uma educação transformadora e de qualidade, posicionando-se como referência. Esse é mais um passo para garantir que a educação municipal continue a formar cidadãos preparados para construir um presente e um futuro promissor.
Lucas do Rio Verde - MT
Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos da pioneira Maria de Lurdes Teixeira de Souza
É com profundo pesar que a Prefeitura de Lucas do Rio Verde recebe a notícia do falecimento da senhora Maria de Lurdes Teixeira de Souza, mãe do ex-vereador Demétrio Cezar Teixeira (In Memoriam).
Dona Lurdes, como era conhecida, residia em Lucas do Rio Verde há 32 anos e será lembrada por seu sorriso carinhoso, amor ao próximo e dedicação à igreja. Ela teve 6 filhos e deixa netos e bisnetos.
Neste momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências aos familiares e amigos enlutados.
-
Cuiabá2 dias agoEmpresário, parentes, advogados e servidor do TJ são acusados de montar rede para forjar ações e liberar alvarás indevidos
-
Mato Grosso5 dias agoMauro Mendes afirma que Estado deve agir com mão forte e alerta: “Quem enfrenta a polícia, vai se ferrar”
-
Cuiabá3 dias agoMédicos da Unimed Cuiabá pressionam por assembleia e pedem destituição da gestão Carlos Bouret
-
Mato Grosso5 dias agoVereador registra boletim de ocorrência contra filho da prefeita após ameaça: “Escolheu sua calçada, agora anda nela”
-
Cuiabá4 dias agoMissão liderada por Abilio Brunini reúne autoridades e empresas chinesas de tecnologia e infraestrutura em Xangai
-
Mato Grosso3 dias agoFeminicida procurado em MT e preso por novo crime em MS é encontrado morto dentro de presídio
-
Mato Grosso2 dias agoMulher é morta a facada e marido é encontrado enforcado nos fundos de sua casa; polícia investiga caso de feminicídio seguido de suicídio
-
GERAL3 dias agoGoverno de Mato Grosso assume trecho-chave do Contorno Leste e garante retomada das obras em Cuiabá