Cidades
Instituto INCA fortalece 5 grupos de Siriri e implementa 1ª Orquestra de Sucata

Os grupos de siriri e cururu Siriri Elétrico, Raízes Cuiabanas, São Gonçalo Beira Rio, Flor Serrana e Flor do Campo avançam junto com o Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, em uma imersão de conhecimento em busca de novas criações artísticas, por meio de consultorias e capacitações com oficinas de Figurino, Cenografia, Coreografia, Maquiagem, Dança Afro, Percussão e Gestão em Mídias Sociais, Organização de Eventos, Produção, Elaboração de Projetos, Finanças e Network, resultando em apresentações esteticamente mais aprimoradas e profissionais. Também apoiará a criação da “1ª Orquestra de Sucata”, com a Startup Social Anjos da Lata.
Com o objetivo de valorizar e impulsionar a preservação das manifestações da cultural popular cuiabana, o Instituto INCA realiza este projeto: o Pronto de Cultura Inca em Rede. É uma continuação do que a organização já realiza há anos, desde 2009, com agentes e quintais da região Sul de Cuiabá, que ainda cultivam a Cultura Popular. Esta já é a quarta ação do Ponto de Cultura INCA.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
O lançamento foi embaixo de um mangueiral, no quintal do grupo Siriri Elétrico, com dança, música e uma experiência gastronômica especial proporcionada com a inauguração da Estação Gourmet da @65Box, que destacou em seu cardápio o autêntico Quebra-Torto mato-grossense, acompanhado de uma seleção de petiscos regionais, valorizando a rica culinária local, proporcionando um momento de celebração e troca entre os participantes, em um lindo encontro realizado no último sábado (22.03).
Para essa realização do projeto que tem duração de seis meses, o Governo do Estado entra como patrocinado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer, via emenda parlamentar impositiva do deputado Wilson Santos, com o objetivo de preservar tradições, fortalecer artistas locais e garantir que a cultura se mantenha firme pelos quintais cuiabanos, previsto no Plano Estadual de Cultura de Mato Grosso, trabalho que o Instituto INCA já desenvolve ao longo de seus 20 anos, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil (ODS), tal como o item 11 dos 17 objetivos, por exemplo, de “Cidades e comunidades sustentáveis”.
“Ao investir nesses grupos, fortalecemos não apenas a arte, mas também a identidade e a autoestima da comunidade. Além de apoiar diretamente os grupos culturais, o projeto tem um impacto transformador na região Sul de Cuiabá, ampliando o acesso da população às manifestações culturais e promovendo o pertencimento e a valorização da identidade local. O Ponto de Cultura em Rede é mais do que um espaço de fomento à arte; é um ponto de encontro, troca e construção coletiva, reafirmando a cultura como um direito e um motor de transformação social”, destaca a coordenadora executiva e projetista do Ponto de Cultura Inca em Rede, Nariel Iatskiu.
O projeto conta com edital de contratação de professores que estão em fase de contratação, e já começou nesta semana com a oficina de Maquiagem Artística, com ênfase em pele negra, ministrada pelo maquiador Luiz Cláudio, que segue por três semanas em um circuito entre os grupos, em seus quintais.
PROGRAMAÇÃO
O Ponto de Cultura Inca em Rede é uma iniciativa essencial para fortalecer os grupos culturais locais, garantindo que suas práticas e saberes sejam preservados, reconhecidos e compartilhados. Esse projeto impulsiona artistas e agentes culturais, criando oportunidades de aprendizado, produção e engajamento, além de democratizar o acesso à cultura.
Serão quatro meses de trabalho com os grupos Siriri Elétrico, Raízes Cuiabanas, São Gonçalo Beira Rio, Flor Serrana e Flor do Campo.
Além da Maquiagem Artística, eles receberão melhoria nas capacidades de produção de eventos e uso de redes sociais, contribuindo para uma maior divulgação e impacto das atividades culturais do grupo, dentre as oficinas de Gestão.
Em especial, no quintal de Dona Matilde, o grupo Flor do Campo, identificado como um quintal quilombola, receberá as oficinas para a manutenção de suas atividades culturais afro-brasileiras: com oficinas de Dança Afro, Percussão, com ênfase em ritmos Afros; para a criação de um novo espetáculo do Grupo Flor do Campo Mesclando o Siriri e os ritmos Afros. Também de Cenografia e Figurino Afro contribuindo para a valorização e preservação das tradições.
A novidade é o apoio para a criação da 1ª Orquestra de Instrumentos Alternativos, ou seja, de Sucata, com a Startup Social Anjos da Lata que desenvolverá, por seis meses, oficinas de criação de instrumentos e música, com crianças e adolescentes do bairro São João Del Rey, pelo arte-educador Anselmo Parabá.
O desenvolvimento de habilidades musicais e de fabricação de instrumentos alternativos de percussão, sopro e corda, pelos participantes resultará em apresentações públicas da orquestra e maior visibilidade do grupo Anjos da Lata.

Cuiabá
Prefeito reforça valorização das tradições em abertura do Festival da Pamonha

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, destacou a tradição do 6º Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes e sua importância no aquecimento turístico da região, localizada às margens da rodovia MT-251.
“Esse evento é uma tradição. Ele tem um foco muito importante, não somente para promover a nossa cultura e nossa gastronomia, mas também para atrair a população para conhecer a Comunidade Rio dos Peixes, um local muito importante para nós”, afirmou Brunini durante o lançamento oficial do evento nesta quinta-feira (17).
Convidando a população a participar do festival, que acontece de sexta-feira (18) a segunda-feira (21), o prefeito destacou a ampla variedade de pratos à base de milho, o espaço Kids preparado para as crianças, bem como, as atrações culturais com muita música programada para os dias de festividade.
“O evento vai até o dia 21, segunda-feira. Eu recomendo passar por aqui e levar pelo menos umas 10 pamonhas. Tem pamonha de todo tipo, tem os curais e todo tipo de alimento típico da região. Se você estiver indo para a Chapada ou para Manso, venha aqui. Ou, se não tiver indo para lá, venha direto para cá que você vai gostar”, afirmou o prefeito.
Para o próximo ano, o prefeito afirmou que pretende buscar apoio de deputados para ampliar o evento e viabilizar um espaço permanente.
“Para o ano que vem planejamos um evento com muito mais estrutura, mais atividades e mais músicas, que também chamam a atenção do público. Vamos trabalhar para ver com os deputados se eles conseguem emendas para viabilizar um local permanente, onde, além do festival, possamos realizar outras atividades culturais durante o ano”, esclareceu.
A presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil, a vereadora Michelly Alencar e os vereadores Dilemário Alencar e Ilde Taques também marcaram presença no evento. Segundo Paula Calil, o festival incentiva o pequeno empreendedor. “Estamos incentivando o pequeno empreendedor. Convido a população a conhecer o festival e a fomentar a economia local na região”.
Além das delícias à base de milho, como a tradicional pamonha, curau, bolos, caldos, milho cozido, pamonha de jiló com linguiça apimentada e queijo, caldo de kenga, cuscuz pantaneiro e chica doida, o Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes também oferece outras opções de acompanhamento, como batata frita, churrasco grego, espetinhos, pastéis e Maria Isabel.
Com preços acessíveis, nesta sexta-feira (18), feriado da Paixão de Cristo, os visitantes podem ainda saborear peixe frito, mantendo a tradição da data.
Os produtos estarão disponíveis em 56 pontos de venda, entre barracas da feira e comércios às margens da rodovia. Nesta edição, a expectativa dos comerciantes é superar o recorde de 40 toneladas de milho utilizadas em 2024, gerando um impacto direto na renda das famílias.
Conforme a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur), o evento conta com o apoio das secretarias municipais, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) e da Solar Coca-Cola.
Atrações culturais e musicais
Na sexta-feira (18), o cantor sertanejo Rômulo Costa se apresenta às 15h e, no sábado (19), a partir das 17h, o grupo de dança “Flor Serrana” e os Violeiros do Pantanal se apresentarão com cururu e siriri. A animação no domingo (20), a partir das 17h, ficará por conta de Thiago Maia e banda, com Pop Rock. Na segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, a animação será por conta do The Xomanos, também com clássicos do pop rock.
#PraCegoVer
A foto mostra variedade de pratos à base de milho disponível no Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixe. Abaixo tem uma galeria de fotos que mostra momento da coletiva e do lançamento das festividades.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Polícia4 dias ago
Dez visitantes são flagradas tentando levar entorpecentes e fumo a presos em unidades prisionais de MT
-
Cidades4 dias ago
Nota de Pesar | Edvaldo Ribeiro
-
Polícia7 dias ago
Três homens são presos em estação ecológica do Estado
-
Cuiabá7 dias ago
Sine Municipal tem três novas funções na lista de vagas desta sexta-feira (11)
-
Saúde5 dias ago
Acidentes com animais peçonhentos aumentam mais de 60% em 2025
-
Esportes4 dias ago
Agro e esporte juntos: 1º Desafio Agro MTB agita Lucas do Rio Verde com Etapa do Milho
-
Política MT5 dias ago
Dilemário propõe Moção de Repúdio na Câmara para deputados que defenderam mercadinhos em presídios
-
Variedades5 dias ago
Museu do Morro da Caixa D’Água Velha tem nova exposição até 30 de abril; confira