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Lançada a campanha ‘Contadores e empresas amigas da criança e do idoso de Diamantino’

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A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, e o Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC/MT) lançaram na sexta-feira (22.11) a campanha “Contadores e empresas amigas da criança e do idoso de Diamantino”. O projeto tem por objetivo aumentar a destinação do Imposto de Renda (IRPF) para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e Fundo do Idoso.

No período da manhã, o presidente do CRC/MT, Aloísio Rodrigues da Silva, acompanhado do coordenador do Grupo Viver Legal, Lucas Gabriel Cruz Garcia de Melo a Rota dos Amigos das Crianças, Adolescentes e Idosos de Diamantino, formada pela ONG Transformação (judô, APAE e natação); Oficina do CRAS (apoio pedagógico, recreação e música); e a Fundação Culbural de Diamantino.

Também participaram da recepção Fernando Pereira Conci, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, e Indianara Nogueira, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

A programação teve início no período da tarde com workshop “Entendendo como Realizar a Campanha até 31/12/2024” tendo como público alvo conselheiros de direito da criança e do adolescente e dos idosos. A facilitadora foi a contadora Fátima Dragoni, coordenadora do CRCMT Voluntário.

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À noite, lançamento da campanha “Contadores e empresas amigas da criança e do idoso de Diamantino” com o presidente do CRC/MT Aloísio Rodrigues da Silva, seguido da palestra “Como destinar 6% do IR para Pessoas Físicas e 1% para Pessoas Jurídicas aos Fundos de Apoio à Infância e Adolescência (FIAE FID) durante todo o ano!”.

O evento também contou com painfel do professor da UFR, Benjamim Acunâ, sobre “Os impactos da reforma tributária nas empresas do agronegócio.

Sobre a campanha

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) incentiva a destinação do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas 2024 (IRPF) aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa (FDI).

A destinação pode ser feita diretamente na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), sob o limite de até 3% do imposto devido para cada um dos Fundos, por meio da campanha “Eu sou Cidadão Solidário”.

Além disso, não gera nenhum ônus para o contribuinte. Basta optar por destinar o valor ao Fundo escolhido no momento da realização da DIRPF e, assim, contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e de ações para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade.

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Vale ressaltar que o CFC firmou acordo de cooperação com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em março de 2023, com o apoio da Receita Federal do Brasil (RFB) que visa, entre outras ações, promover a divulgação da campanha de Destinação do IRPF e a ampliar a captação das doações.

Sobre a destinação

Normalmente, a totalidade do Imposto Devido de cada cidadão vai para a União. Quem declara o IRPF no modelo Completo, no entanto, pode escolher o destino de 6% daquela soma, direcionando-a aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa.

Você pode fazer isso de duas formas:

1 – Doando um valor ao Fundo de sua preferência e lançando esta doação como uma dedução no próximo IRPF;
2 – Ou na própria declaração, de forma rápida e fácil, sem nenhum custo.
Para saber mais, clique aqui e acesse a cartilha da Receita Federal.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

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Depoimentos destacam o potencial cultural do município de Diamantino

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A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, dá início à divulgação do resultado do projeto Marketing Cultural por meio de depoimentos que destacam o potencial cultural do município. Fotos e vídeos ficarão disponíveis nos canais oficiais de comunicação.

O projeto, com prazo de realização de 12 meses, tem por objetivo fornecer ao município um pacote de serviços de marketing que oriente o segmento cultural na geração de valor e criação de produtos e serviços culturais de Diamantino.

As ações realizadas envolvem planejamento de marketing, pesquisa qualitativa de marketing, pesquisa quantitativa de marketing, vídeos promocionais, banco de imagem e divulgação.

A partir de hoje serão publicados vídeos e fotos produzidos durante a realização do projeto e que destacam o potencial cultural do município com a contribuição dos seguintes atores:

Lenice Maria de Aquino – Servidora Pública e Artesã
Professora Dilza Vanni – Historiadora
Flavio Vinicius – Artesão e funcionário publico
Benedito Carlos de Moraes – Cururueiro
Lucas Braganhol – Gastronomia Contemporanea
Claudio Guimarães – Cururueiro
Joel Praxedes Capistrano – Historiador
Wiran Silva – Velha Guarda Maestro
Marcelo Augusto Magalhães de Campos – Cururueiro
Mylene Wirgues Paese – Artista Plástica
Joao Batista Ferreira Mendes – Festeiro e servidor publico – Festa do Tolentino
Lucinda Rosa de Almeida – Administradora – Gastronomia antiga
Bruno Nascimento Muriel – Líder de Ministério da IBN Diamantino – Idealizadores da Festa do Milho
Maxsoel Guilhen – Pastor da IBN Diamantino – Idealizadores da Festa do Milho
Sérgio Rosman – Literatura
Viviane Cristina de Souza Santos – Coordenadora do Grupo de Siriri “Diamantes do Cerrado”
Professora Ms Suzana Ferreira Dias de Assis – Literatura
Agliuço Aparecido dos Santos – Coordenador do Grupo de Siriri “Diamantes do Cerrado”
Vera Lucia de Souza – Artesã

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Importância do projeto

A riqueza cultural de Diamantino se reflete na história, no folclore, na religiosidade, na gastronomia, na música, na dança, no sotaque, na arquitetura, nos costumes, nas festas e nas comunidades tradicionais.

Sendo assim, a elaboração de um plano de marketing cultural e a execução integrada de ações estratégicas são fundamentais para promover a demanda pelas características culturais da cidade, bem como a pesquisa de identificação do cenário mercadológico é indispensável para criar um posicionamento de mercado sólido.

Toda a ativação do planejamento também se deu mediante materiais promocionais, vídeos, mídias digitais, bancos de imagens, ações coordenadas dos atores culturais e capacitações dos agentes públicos.

O projeto visou coletar resultados expressivos a curto, médio e longo prazo, a partir de uma metodologia capaz de favorecer a efetivação dos recursos financeiros e a gestão do tempo, da qualidade, da escala, dos recursos humanos, dos riscos e de outros fatores centrais.

Portanto, com o desempenho deste projeto e do plano de marketing cultural, Diamantino construirá uma reputação de excelência no âmbito da indústria cultural.

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Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

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