Diamantino MT
Diamantino registra 307 mil consultas e inúmeros avanços na Atenção Especializada a Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino registrou mais de 307 mil consultas especializadas na atual gestão em comparação com as 245 mil realizadas nos quatro anos anteriores. Este é um dos diversos avanços conquistados pela Atenção Especializada na gestão do Dr. Manoel Loureiro Neto.
Em 2020, a Prefeitura Municipal criou o Centro Especializado de Triagem para COVID-19 e, implantou 14 leitos de internação e 5 leitos de semi UTIs, todos equipados, em 100 dias de Gestão.
Também durante a atual gestão foi adquirido um ônibus para transportar pacientes do município até unidades de saúde estaduais para realização de hemodiálise.
Foi retomado o Projeto Escolha Saúde com coleta para exames nas comunidades rurais – executado pelo Laboratório Municipal em parceria com as ESF, onde foi atendido em média 60 pacientes.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados 310 procedimentos cirúrgicos oftalmológicos somente este ano, sendo eles de: catarata, pterígio e recobrimento conjuntival e consultas de alta refração a pacientes que não necessitavam de cirurgias.
Graças ao Programa “Fila Zero na Cirurgia MT”, do Governo do Estado de Mato Grosso, instituído em 2024, já foram realizadas 180 consultas especializadas e 257 tomografias e já há R$ 150 mil previstos para serem executados em 2025.
Home Care
Implantação do serviço de Home Care com mais de 5.000 atendimentos desde o início do projeto executado para pacientes acamados, idosos, cadeirantes ou aquele que têm sequelas por conta de AVC ou COVID-19. Posteriormente foi solicitado habilitação da EQUIPE DE MODALIDADE DOMICILIAR II junto ao Ministério da Saúde para contemplar mais pacientes considerando que o recurso mantido pela Home Care era 100% com recurso próprio, e aaprovado no dia 25.01.2024.
A Prefeitura de Diamantino adquiriu equipamentos modernos para o Centro de Reabilitação. Ainda foram realizados atendimentos e próteses sob medida, por meio do projeto “Ir para incluir” promovido pelo Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), de Cuiabá. Os atendimentos aconteceram na cidade vizinha de Nova Mutum.
Houve a contratação de serviços especializado em endodontia para população com até 19 anos de idade que necessitam de tratamento endodôntico de dentes permanentes, cadastrados no Cadweb e vinculados ao município há, no mínimo, 6 meses.
Em parceria com o projeto Hospital do Câncer, foram realizados mais de 900 atendimentos na unidade móvel em campanha de prevenção no município de Diamantino contra câncer de boca, pele, mama, próstata e câncer de colo de útero.
Nos quatro anos da atual gestão foram realizadas diversas ações de a saúde especializada como projeto em parceria com a Policia Militar da 9º CIPPM intitulado “Promoção e Prevenção em Saúde Mental, nos Policiais Militares de Diamantino. E também:
– Capacitação com os médicos da rede municipal com os especialistas em PEDIATRA, CARDIOLOGISTA E NEUROCIRURGIÃO;
– 1ª Semana da Enfermagem onde foi debatido o papel valoroso da enfermagem, protocolos, atualizações e outros temas afins.
– 1º Evento referente a Violência Contra a Mulher.
Saúde Redes
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo, está implantando o Projeto Saúde Redes.
O projeto trabalhará as linhas de cuidado da saúde mental, especificamente para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município que realiza um trabalho de cuidado e tratamento para 400 pacientes. E também priorizará a rede materno infantil.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Diamantino MT
Prefeitura de Diamantino orienta população sobre descarte correto de lixo em locais públicos

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, reforça a importância da conscientização da comunidade quanto ao descarte adequado de resíduos sólidos urbanos em locais públicos. Todo resíduo deve ser colocado em sacos plásticos fechados, inclusive quando descartado em lixeiras comunitárias.
A iniciativa busca, além de orientar a população sobre a forma correta de destinar os resíduos à coleta, evitar o despejo irregular de lixo em vias públicas, calçadas, terrenos baldios e lixeiras comunitárias.
A Secretaria de Infraestrutura e Obras reforçou que, conforme a NBR nº 10.004, os resíduos domésticos somente serão recolhidos se estiverem devidamente acondicionados em sacos plásticos ou recipientes com capacidade máxima de 100 litros.
O lixo doméstico deve ser colocado para coleta na calçada, em frente ao imóvel. Também serão recolhidos os resíduos deixados em áreas ajardinadas próximas, até cinco metros do limite do terreno, desde que o acesso esteja livre e seguro. Lixos em contêineres também serão recolhidos, desde que estejam posicionados corretamente.
O cumprimento dessas orientações é essencial para contribuir com a eficiência do serviço de coleta e manter a cidade limpa e organizada.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT
-
GERAL5 dias ago
Peão morre após cair de boi e ser pisoteado pelo animal de mais de 700 quilos em rodeio
-
Cuiabá5 dias ago
Promotor de eventos embriago tenta fugir de blitz, capota caminhonete e acaba preso em Cuiabá
-
Brasil5 dias ago
Veja momento em que dono de restaurante na Asa Sul mata ladrão
-
GERAL4 dias ago
Distribuidoras e Postos de combustíveis não repassam redução de preços e ficam com o troco
-
Cuiabá4 dias ago
Emanuel Pinheiro rebate críticas sobre contrato com a CS Mobi e afirma: “Idoso tem que pagar sim”
-
Cuiabá5 dias ago
Prefeito denuncia ‘boicote’ em nota fiscal e afirma que “servidores criam narrativas equivocadas”
-
Mundo4 dias ago
Trump confirma taxas extras de 10% contra países do Brics: “Em breve”
-
Cuiabá15 horas ago
Emanuelzinho pede que União assuma gestão da Santa Casa para evitar fechamento