Cuiabá
Vice-prefeita e primeira-dama celebram esporte e inclusão na abertura das Olimpíadas das APAEs

A cerimônia de abertura oficial da 23ª Olimpíada Estadual das APAEs, noite desta quarta-feira (9), no Hotel Fazenda Mato Grosso, foi marcada por emoção, homenagens e aclamação ao esporte e à inclusão.
O evento, organizado pela Federação das APAEs de Mato Grosso (FEAPAES-MT), contou com a presença da primeira-dama e vereadora Samantha Iris, da vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, coronel Vânia Rosa, e do secretário adjunto de Inclusão, Andrico Xavier.
Com uma calorosa mensagem de boas-vindas às 35 delegações participantes, compostas por cerca de 400 atletas com deficiência intelectual, múltipla e autismo, além de suas comissões técnicas, Samantha Iris destacou o valor do esporte como ferramenta de transformação social.
“Estar aqui, fazendo parte desse momento, nos permite enxergar de perto não só as necessidades, mas também as alegrias dos atletas ao participarem de um evento como esse. Incluir é isso: garantir espaço, dar voz e enxergar o potencial de cada um. O esporte une, transforma, valoriza. Bem-vindos a Cuiabá! Estamos aqui para somar e ajudar no que for preciso”, afirmou.
O entusiasmo também foi compartilhado pela vice-prefeita Vânia Rosa, que, em um discurso emocionado, incentivou os atletas a aproveitarem cada instante da competição: “Independentemente de ganharem ou não, o que realmente fica é a emoção, o registro, a vivência. Tirem muitas fotos, aproveitem o momento e se alegrem. Contem com a nossa gestão. Estamos aqui por amor”, declarou.
Evandro Kommers, coordenador estadual de Educação Física, Desporto e Lazer da FEAPAES-MT, ressaltou a parceria com a Prefeitura de Cuiabá e reforçou a importância do evento, que marca o início da fase estadual das Olimpíadas.
“Teremos mais de 350 alunos competindo em dois dias de provas: bocha adaptada, tênis de mesa, natação, capoeira, futsal masculino e feminino, além de 27 modalidades dentro do atletismo. Esta é uma etapa fundamental do Movimento Apaeano, que cresce a cada ano em Mato Grosso. Agradecemos ao prefeito Abílio Brunini e ao secretário Jefferson, que estão cedendo o Complexo Dom Aquino para as competições. Sem esse apoio dos poderes públicos, seria impossível realizar um evento dessa magnitude”, afirmou.
O secretário adjunto de Inclusão, Andrico Xavier, também demonstrou emoção ao ver o envolvimento e a alegria dos participantes. Ele reforçou o compromisso da gestão municipal com a causa: “Eventos como este são essenciais para o crescimento do esporte inclusivo. Precisamos investir cada vez mais nesse movimento. O prefeito Abílio é um grande apoiador dessa iniciativa”, declarou.
A programação da etapa estadual segue nesta quinta-feira (10), das 7h às 18h, no Complexo Poliesportivo Dom Aquino, com provas de atletismo e futsal (masculino e feminino). Na sexta-feira (11), das 7h às 11h, serão realizadas as competições de bocha, tênis de mesa, capoeira e natação, no Parque Aquático do Colégio São Gonçalo. Ao final da fase estadual, serão selecionados 76 atletas que representarão Mato Grosso na etapa nacional da Olimpíada, prevista para dezembro, em Brasília.
Também participaram da abertura o presidente da APAE Cuiabá, Leonardo Arruda; a presidente da FEAPAES-MT, Silvia Artal; e a homenageada com um buquê de flores, Cícera Araújo. A homenagem reconheceu sua luta, dedicação, coragem e trabalho à frente da APAE.
A cerimônia de abertura também contou com a presença de representantes do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e de outros parceiros fundamentais para a realização do evento.
#PraCegoVer
A imagem mostra a foto da primeira-dama e vereadora Samantha Iris, a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, coronel Vânia Rosa reunidas com atletas durante a cerimônia de abertura oficial da 23ª Olimpíada Estadual das APAEs.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Cuiabá
Prefeito reforça valorização das tradições em abertura do Festival da Pamonha

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, destacou a tradição do 6º Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes e sua importância no aquecimento turístico da região, localizada às margens da rodovia MT-251.
“Esse evento é uma tradição. Ele tem um foco muito importante, não somente para promover a nossa cultura e nossa gastronomia, mas também para atrair a população para conhecer a Comunidade Rio dos Peixes, um local muito importante para nós”, afirmou Brunini durante o lançamento oficial do evento nesta quinta-feira (17).
Convidando a população a participar do festival, que acontece de sexta-feira (18) a segunda-feira (21), o prefeito destacou a ampla variedade de pratos à base de milho, o espaço Kids preparado para as crianças, bem como, as atrações culturais com muita música programada para os dias de festividade.
“O evento vai até o dia 21, segunda-feira. Eu recomendo passar por aqui e levar pelo menos umas 10 pamonhas. Tem pamonha de todo tipo, tem os curais e todo tipo de alimento típico da região. Se você estiver indo para a Chapada ou para Manso, venha aqui. Ou, se não tiver indo para lá, venha direto para cá que você vai gostar”, afirmou o prefeito.
Para o próximo ano, o prefeito afirmou que pretende buscar apoio de deputados para ampliar o evento e viabilizar um espaço permanente.
“Para o ano que vem planejamos um evento com muito mais estrutura, mais atividades e mais músicas, que também chamam a atenção do público. Vamos trabalhar para ver com os deputados se eles conseguem emendas para viabilizar um local permanente, onde, além do festival, possamos realizar outras atividades culturais durante o ano”, esclareceu.
A presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil, a vereadora Michelly Alencar e os vereadores Dilemário Alencar e Ilde Taques também marcaram presença no evento. Segundo Paula Calil, o festival incentiva o pequeno empreendedor. “Estamos incentivando o pequeno empreendedor. Convido a população a conhecer o festival e a fomentar a economia local na região”.
Além das delícias à base de milho, como a tradicional pamonha, curau, bolos, caldos, milho cozido, pamonha de jiló com linguiça apimentada e queijo, caldo de kenga, cuscuz pantaneiro e chica doida, o Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes também oferece outras opções de acompanhamento, como batata frita, churrasco grego, espetinhos, pastéis e Maria Isabel.
Com preços acessíveis, nesta sexta-feira (18), feriado da Paixão de Cristo, os visitantes podem ainda saborear peixe frito, mantendo a tradição da data.
Os produtos estarão disponíveis em 56 pontos de venda, entre barracas da feira e comércios às margens da rodovia. Nesta edição, a expectativa dos comerciantes é superar o recorde de 40 toneladas de milho utilizadas em 2024, gerando um impacto direto na renda das famílias.
Conforme a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur), o evento conta com o apoio das secretarias municipais, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) e da Solar Coca-Cola.
Atrações culturais e musicais
Na sexta-feira (18), o cantor sertanejo Rômulo Costa se apresenta às 15h e, no sábado (19), a partir das 17h, o grupo de dança “Flor Serrana” e os Violeiros do Pantanal se apresentarão com cururu e siriri. A animação no domingo (20), a partir das 17h, ficará por conta de Thiago Maia e banda, com Pop Rock. Na segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, a animação será por conta do The Xomanos, também com clássicos do pop rock.
#PraCegoVer
A foto mostra variedade de pratos à base de milho disponível no Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixe. Abaixo tem uma galeria de fotos que mostra momento da coletiva e do lançamento das festividades.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Polícia4 dias ago
Dez visitantes são flagradas tentando levar entorpecentes e fumo a presos em unidades prisionais de MT
-
Polícia7 dias ago
Três homens são presos em estação ecológica do Estado
-
Saúde5 dias ago
Acidentes com animais peçonhentos aumentam mais de 60% em 2025
-
Cidades4 dias ago
Nota de Pesar | Edvaldo Ribeiro
-
Cuiabá7 dias ago
Sine Municipal tem três novas funções na lista de vagas desta sexta-feira (11)
-
Esportes5 dias ago
Agro e esporte juntos: 1º Desafio Agro MTB agita Lucas do Rio Verde com Etapa do Milho
-
Variedades5 dias ago
Museu do Morro da Caixa D’Água Velha tem nova exposição até 30 de abril; confira
-
Política MT6 dias ago
Dilemário propõe Moção de Repúdio na Câmara para deputados que defenderam mercadinhos em presídios