Cuiabá
Vice- prefeita discute a valorização da carreira militar na Câmara de Cuiabá

A vice-prefeita e secretária municipal de Mobilidade Urbana (Semob), coronel Vânia Rosa, debateu a valorização da carreira de policiais militares e bombeiros em audiência pública realizada na Câmara de Cuiabá, na segunda-feira (30).
Na oportunidade, a coronel Vânia Rosa destacou sua trajetória na corporação e reforçou a relevância do debate. “Falar sobre essa pauta, para mim, é muito natural, porque é algo que vivi por quase 26 anos. Reforçar essa temática sobre os enfrentamentos e desafios no trabalho dos policiais militares e bombeiros é, além de socialmente relevante, algo muito genuíno”, afirmou a coronel Vânia.
Durante a audiência, o vereador tenente-coronel Dias, autor da iniciativa, ressaltou a importância do espaço democrático da Câmara como palco para discutir as dificuldades enfrentadas por esses profissionais que, diariamente, atuam no combate ao crime. “A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estão unidos aqui na Câmara dos Vereadores da Capital como um espaço de discussão dos problemas que uma cidade vive. E o policial militar trabalha onde? Nas cidades. Por isso estou aqui, com todos os policiais militares da ativa e também com o Corpo de Bombeiros, para discutir a qualidade de vida desses profissionais e o que precisamos superar para que eles tenham saúde mental e sejam valorizados”, destacou.
Ele ainda chamou a atenção para um dos principais entraves no exercício da profissão, que é a responsabilização indevida dos policiais durante ações de enfrentamento ao crime. “Cada vez que prendemos um criminoso, somos alvos de uma série de ações. Isso é muito injusto. Precisamos falar com a comunidade sobre os problemas que enfrentamos”, completou.
Já o deputado federal coronel Assis elogiou a iniciativa da Câmara Municipal, destacando que os vereadores são os representantes mais próximos da população e, portanto, têm papel fundamental na defesa dos interesses dos servidores da segurança pública. “Temos quase dois mil policiais e bombeiros militares na Baixada Cuiabana, muitos deles são munícipes de Cuiabá. A Câmara sai na frente ao trazer para o debate temas como a valorização profissional, planos de carreira, progressão salarial e condições de trabalho. A profissão policial, segundo estudos da ONU, é a mais estressante do mundo. Estou pronto para ombrear com os vereadores, policiais, bombeiros e seus familiares nessa luta”, declarou.
A audiência pública reforça o compromisso das instituições em buscar melhorias para aqueles que, diariamente, arriscam suas vidas pela segurança da sociedade cuiabana, dando voz às suas demandas e promovendo o diálogo entre o poder público e a comunidade.
As discussões, segundo o vereador tenente-coronel Dias, seguem firmes no propósito.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Cuiabá
Câmara de Cuiabá aprova projetos de lei e pareceres durante sessão ordinária desta terça-feira (08)

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta terça-feira (08), a 41ª Sessão Ordinária. Na ocasião, os parlamentares aprovaram projetos de lei (PLs) relacionados às áreas de educação, mobilidade urbana, meio ambiente, inclusão social e construção civil, além de pareceres das comissões temáticas da Casa de Leis.
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) teve dois projetos aprovados. O primeiro, aprovado com 25 votos favoráveis, é o Projeto de Lei nº 3207/2025, que garante prioridade de matrícula em unidades da rede pública municipal de ensino para irmãos de crianças com deficiência, desde que estejam em idade compatível. O segundo, o PL nº 3742/2025, obriga as empresas de transporte público a emitirem declaração de atraso aos passageiros. Esse projeto recebeu 24 votos pela sua aprovação.
Com 25 votos favoráveis, o Projeto de Lei Substitutivo nº 4870/2025, de autoria da vereadora Katiuscia Manteli (PSB), altera o Projeto de Lei Complementar nº 5/2025 (Processo nº 725/2025) e institui uma campanha de conscientização para o enfrentamento de catástrofes e desastres naturais no município de Cuiabá.
O vereador Ilde Taques (PSB) também teve um projeto aprovado, com 27 votos. O PL nº 12.973/2025 garante às pessoas com deficiência visual o direito de receber correspondências oficiais do poder público municipal em braile.
O Requerimento de Urgência Simples (R.U.S) nº 18.550/2025, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovado com 23 votos favoráveis. A medida autoriza a criação de 50 novos cargos nas áreas de construção civil, saúde, regularização fundiária e bem-estar animal.
Ainda durante a sessão, foram votados 19 pareceres: 16 foram aprovados e 3 rejeitados. Os projetos apreciados têm como autores os parlamentares Paula Calil (PL), Rafael Ranalli (PL), Katiuscia Manteli (PSB), Dídimo Vovô (PSB), Maysa Leão (Republicanos), Dilemário Alencar (União Brasil), Adevair Cabral (Solidariedade), Maria Avalone (PSDB), além do Executivo Municipal.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
-
Cuiabá5 dias ago
Secretário de Comunicação da Câmara pede exoneração ao vivo na tribuna; veja vídeo
-
Cuiabá6 dias ago
Prefeitura de Cuiabá cancela nota de dipirona 500% mais cara após erro de digitação
-
Mundo5 dias ago
Bandidos do CV que filmaram interrogatório de skaltista são presos
-
Polícia4 dias ago
Polícia Militar abre inscrições para 2ª edição da Bravos Fast Night Run
-
Famosos4 dias ago
Associações se reúnem com governo e cobram revisão do percentual remuneratório
-
Ministério Público MT5 dias ago
Visão Fontana
-
Cuiabá4 dias ago
”Após dipirona 500% mais cara, Prefeitura gasta R$ 1,5 milhões em aluguéis de carros de luxo”, diz vereador
-
Cuiabá6 dias ago
Gonzaga anuncia saída do cargo de secretário de Comunicação da Câmara