Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Vereadora Samantha Iris propõe soluções para pacientes ostomizados em audiência pública

Publicado em

Da Assessoria – Vereadora Samantha Iris

Nesta segunda-feira (30), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública proposta pela vereadora Samantha Iris para debater as necessidades dos pacientes ostomizados da capital. A reunião reuniu autoridades da saúde, representantes do Ministério Público, gestores e pacientes, com o objetivo de identificar os principais desafios enfrentados por essa população e propor melhorias no atendimento ofertado pelo sistema de saúde municipal.
A ostomia é um procedimento cirúrgico que cria uma abertura no corpo para a eliminação de fezes ou urina, sendo essencial em casos de câncer, doenças inflamatórias intestinais e traumas. Um dos temas centrais da audiência foi a dificuldade no fornecimento de bolsas de colostomia e outros insumos, fundamentais para a qualidade de vida dos pacientes.
Participaram da audiência o promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Neto, a secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena, a secretária de Assistência Social, Hélida Vilela, o superintendente do Hospital Júlio Müller, Reinaldo Gaspar Mota, a enfermeira Alessandra Mariano, representante dos pacientes com ostomia, e o prefeito Abílio Brunini, que se comprometeu a apoiar ações para garantir o fornecimento dos insumos.
Durante a audiência, a vereadora Samantha Iris afirmou: “Vamos fazer, junto aos hospitais e órgãos competentes, um levantamento do número de pacientes que necessitam de bolsas em Cuiabá e levar esses dados à Secretaria de Saúde. Nosso objetivo é garantir o atendimento multidisciplinar e a entrega regular das bolsas, assegurando dignidade e qualidade de vida a esses pacientes.”

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Câmara entrega Moção de Aplausos pelos 28 anos do Shopping Popular Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Câmara de Cuiabá aprova projetos de lei e pareceres durante sessão ordinária desta terça-feira (08)

Published

on

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta terça-feira (08), a 41ª Sessão Ordinária. Na ocasião, os parlamentares aprovaram projetos de lei (PLs) relacionados às áreas de educação, mobilidade urbana, meio ambiente, inclusão social e construção civil, além de pareceres das comissões temáticas da Casa de Leis.

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) teve dois projetos aprovados. O primeiro, aprovado com 25 votos favoráveis, é o Projeto de Lei nº 3207/2025, que garante prioridade de matrícula em unidades da rede pública municipal de ensino para irmãos de crianças com deficiência, desde que estejam em idade compatível. O segundo, o PL nº 3742/2025, obriga as empresas de transporte público a emitirem declaração de atraso aos passageiros. Esse projeto recebeu 24 votos pela sua aprovação.

Com 25 votos favoráveis, o Projeto de Lei Substitutivo nº 4870/2025, de autoria da vereadora Katiuscia Manteli (PSB), altera o Projeto de Lei Complementar nº 5/2025 (Processo nº 725/2025) e institui uma campanha de conscientização para o enfrentamento de catástrofes e desastres naturais no município de Cuiabá.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama destacam ‘Natal da Gente 2023’ como evento emocionante e inclusivo; Programação prossegue até o dia 23

O vereador Ilde Taques (PSB) também teve um projeto aprovado, com 27 votos. O PL nº 12.973/2025 garante às pessoas com deficiência visual o direito de receber correspondências oficiais do poder público municipal em braile.

O Requerimento de Urgência Simples (R.U.S) nº 18.550/2025, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovado com 23 votos favoráveis. A medida autoriza a criação de 50 novos cargos nas áreas de construção civil, saúde, regularização fundiária e bem-estar animal.

Ainda durante a sessão, foram votados 19 pareceres: 16 foram aprovados e 3 rejeitados. Os projetos apreciados têm como autores os parlamentares Paula Calil (PL), Rafael Ranalli (PL), Katiuscia Manteli (PSB), Dídimo Vovô (PSB), Maysa Leão (Republicanos), Dilemário Alencar (União Brasil), Adevair Cabral (Solidariedade), Maria Avalone (PSDB), além do Executivo Municipal.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA