Cuiabá
Vandalismo compromete elevador da passarela em frente à rodoviária e gera prejuízos ao erário e à população
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), iniciou na sexta-feira (28), mais uma etapa de manutenção no elevador da passarela instalada na Avenida Marechal Deodoro, em frente à rodoviária. A obra, inaugurada em 2020 pela gestão Emanuel Pinheiro, foi um marco para a cidade, incluindo dois elevadores panorâmicos que proporcionaram acessibilidade aos usuários, segurança aos pedestres e contribuíram para desafogar o trânsito na região.
Infelizmente, desde sua instalação, o equipamento sofre com atos recorrentes de vandalismo, que incluem a danificação das portas, depredação das instalações e a utilização inadequada do espaço como dormitório e, até mesmo, como banheiro, causando severos problemas de higiene. Esses incidentes já exigiram, em ocasiões anteriores, o fechamento temporário do elevador para a realização de higienização e reparos técnicos. Os atos de vandalismo são graves e até mesmo as roldanas das portas foram removidas.
“Essas ações não apenas representam um grave impacto ao erário público, mas também prejudicam diretamente a população, que perde o acesso a uma estrutura fundamental para acessibilidade e mobilidade. É lamentável que atitudes como essas comprometam o propósito da obra, que foi projetada para beneficiar a coletividade, e ainda sobrecarreguem os cofres públicos com reparos constantes. Iniciamos uma nova manutenção, que deve ser concluída nos próximos dias”, afirmou a secretária Luciana Zamproni.
Desde sua inauguração, a Prefeitura tem realizado manutenções mensais para preservar a funcionalidade do equipamento. A nova etapa de reparos busca restaurar plenamente o elevador e entregar a estrutura em condições adequadas para a próxima gestão.
“A administração municipal reforça a necessidade de conscientização da população sobre o cuidado com o patrimônio público, essencial para garantir sua conservação e pleno uso”, finalizou a secretária.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura inicia manutenção de ginásios e espaços esportivos em Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, iniciou um amplo esforço para recuperar e manter ginásios e espaços esportivos da cidade. Por conta dos desafios financeiros que a gestão municipal enfrenta, o trabalho envolverá ações emergenciais por meio de parcerias, visando oferecer ambientes seguros e adequados para a prática esportiva e o lazer. O Ginásio da Lixeira foi o primeiro a receber a limpeza geral na área externa. A medida foi necessária devido o matagal que toma conta do espaço. Os serviços de manutenção interna também serão executados com o andamento das ações.
Essas iniciativas refletem o compromisso da administração municipal em resgatar os espaços públicos e fortalecer o esporte e o lazer como elementos essenciais para o bem-estar social.
E quem passa pelo local já visualiza os resultados possíveis graças à parceria com o Instituto Nova Chance, que mobilizou reeducandos para a execução de serviços. “A parceria com o Instituto Nova Chance foi essencial para viabilizar serviços emergenciais, não só no Ginásio da Lixeira como nos demais que encontramos bem piores que este. Nossa equipe, aliada com o futuro secretário de Esportes, Jefferson Neves, utilizando de suas experiências e contatos, contribuíram diretamente para encontrar soluções práticas e ágeis para os desafios que encontramos ao assumir a nova gestão, com o prefeito Abílio Brunini. A prioridade é oferecer respostas rápidas e eficazes, mesmo com os recursos limitados”, destacou o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Johnny Everson.
Os desafios envolvem uma série de problemas nos seis ginásios de Cuiabá e requerem atenção imediata, de manutenção básica, obras inacabadas e situações mais críticas como do Complexo Esportivo do Areão, onde a quadra foi transformada irregularmente em pista de skate e o mato tomou conta do local e o Ginásio do Quilombo, onde a obra está paralisada desde o final do ano passado e a empresa não retornou os serviços.
Já o Ginásio do Tijucal está em fase final de reforma e será revisado antes da entrega oficial. Os demais ginásios são: Verdinho, Planalto e Paiaguás.
“Fizemos uma vistoria nos ginásios de responsabilidade do município e constatamos a falta de manutenção básica como o matagal, embora com a chuva se desenvolva com mais rapidez, mas é necessário combater com mais assiduidade através da roçada, reparos na iluminação, manutenção elétrica, telhado com goteiras. Além disso, a falta de manutenção cria riscos para os atletas e para a comunidade”, pontuou Johnny Everson.
RESGATE DE ESPAÇOS ESPORTIVOS
A Secretaria de Cultura e Esportes é responsável por 34 mini estádios, além de ginásios e complexos esportivos. O objetivo é recuperar esses espaços de forma permanente, garantindo manutenção contínua e condições adequadas para uso pela comunidade. A meta é devolver à população locais seguros e bem cuidados, promovendo o lazer, a segurança e o incentivo à prática esportiva.
O Ginásio da Lixeira, por exemplo, é muito utilizado pela comunidade para diversas atividades comemorativas, esportivas e religiosas. A solicitação é viabilizada por meio de agendamento.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Polícia6 dias ago
Homem é preso com grande quantidade de drogas em carga de fertilizantes em Ouro Branco do Sul
-
Cidades7 dias ago
Prefeitura de Cuiabá convoca 2.118 candidatos aprovados para diversos cargos e Regionais
-
Cidades6 dias ago
Sine oferece 77 vagas de emprego nesta terça-feira
-
Cidades5 dias ago
Prefeitura recolhe 12 toneladas de lixo no Distrito da Guia
-
Política MT6 dias ago
Abílio visita UPAs e Policlínicas e encontra cenário de superlotação e precariedade; vídeo
-
Política MT6 dias ago
Portaria autoriza primeiro atendimentos com dispensa de agendamento
-
Cidades5 dias ago
Prefeitura intensifica combate à poluição sonora causada por escapamentos adulterados
-
Polícia3 dias ago
Facções criminosas podem estar envolvida na morte da rapper La Brysa em Cuiabá