Cuiabá
Unidades de Saúde realizam mais de 1,1 mil atendimentos em ações do programa Hiperdia

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), realizou no último sábado (12) mais uma etapa das ações do programa Hiperdia, voltado para o acompanhamento e cuidado de pacientes com hipertensão arterial e diabetes. Ao todo, foram realizados 1.117 atendimentos e aplicadas 196 doses de vacinas nas unidades participantes.
As atividades fazem parte de um cronograma especial dividido em duas etapas: a primeira ocorreu no dia 12 e a segunda está prevista para o dia 26 de abril, contemplando diferentes unidades em cada data. A proposta é ampliar o acesso à prevenção, diagnóstico e acompanhamento dessas doenças crônicas, que afetam milhares de cuiabanos.
O programa Hiperdia é parte integrante da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e tem como principais objetivos controlar a hipertensão e o diabetes, prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. As ações envolvem consultas médicas, orientações nutricionais, aferição de pressão arterial e glicemia, além do fornecimento de medicamentos padronizados pelo Ministério da Saúde.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
Durante as atividades, também são realizadas práticas educativas, grupos de discussão e estímulo à atividade física e à mudança de hábitos de vida.
A secretária adjunta de Atenção Primária, Catarina Célia de Araújo Amorim, destacou a importância dessas ações na promoção da saúde e prevenção de doenças. “O Hiperdia é um exemplo do cuidado contínuo que oferecemos nas nossas unidades. Nosso objetivo é garantir que os pacientes com hipertensão e diabetes tenham o suporte necessário para manterem sua saúde em dia e, principalmente, evitarem complicações futuras. Essa proximidade com a comunidade é essencial para o fortalecimento da Atenção Primária”, afirmou.
Podem participar do programa pessoas já diagnosticadas com hipertensão ou diabetes, bem como indivíduos com fatores de risco, como histórico familiar, obesidade, sedentarismo ou maus hábitos alimentares.
A SMS reforça que a prevenção ainda é o melhor caminho. Adotar um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, prática de atividade física regular, redução do consumo de sal, moderação no uso de álcool e abandono do cigarro são medidas fundamentais para evitar o surgimento dessas doenças crônicas.
A próxima etapa das ações do Hiperdia está marcada para o dia 26 de abril, com mais unidades participando e ampliando o alcance da estratégia.
#PraCegoVer
A imagem mostra um idoso durante um atendimento médico. A enfermeira veste um jaleco de tom avermelhado, e o idoso usa uma camiseta de tom claro. A enfermeira está aplicando uma vacina no paciente.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Cuiabá
Visita técnica avalia retomada de obras em unidades de saúde no bairro Planalto

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza Sampaio, realizou uma visita técnica e de vistoria em duas importantes unidades de saúde no bairro Planalto, a antiga Policlínica do Planalto e a Unidade Básica de Saúde (UBS) da região. A agenda contou com a presença do deputado estadual Elizeu Nascimento, do vereador Cezinha Nascimento, e das secretárias adjuntas de Atenção Primária, Catarina Célia e da Atenção Especializada Suzana Gutierrez.
A inspeção teve como objetivo avaliar a atual situação das obras paralisadas e planejar estratégias para sua retomada e conclusão. Conforme a secretária Lúcia Helena, ambas as unidades são fundamentais para atender a demanda da região, que possui mais de 12 mil moradores.
“O deputado Eliseu conseguiu essa verba para a gente terminar essas duas unidades. Essa era a intenção dele, e agora viemos verificar in loco o que pode ser feito. A Unidade de Saúde, hoje funcionando de forma precária em um centro comunitário, só comporta uma equipe de Saúde da Família, o que é totalmente insuficiente para a população atendida. Precisamos finalizar com urgência o Centro de Saúde e pensar com cuidado e planejamento no funcionamento da antiga Policlínica, que será transformada em um Centro de Especialidades e de Reabilitação”, explicou a secretária.
Ela acrescentou ainda que a estrutura da odontologia, que também integra o complexo da Policlínica, já está praticamente finalizada, restando apenas a instalação das cadeiras odontológicas, que já foram adquiridas e do mobiliário necessário. Quanto ao investimento já disponibilizado pelo deputado, a secretária informou que o valor inicial é de R$ 1 milhão, e há a possibilidade de complementação.
“O deputado já disponibilizou um milhão de reais e, motivado pela nossa conversa, ficou de buscar mais, algo em torno de R$ 800 mil. Acreditamos que será suficiente para concluir o Centro de Saúde e parte do Centro de Especialidades. O CER (Centro Especializado em Reabilitação), por ter estrutura e equipamentos mais complexos, exigirá mais investimentos”, pontuou.
Na avaliação do deputado Elizeu Nascimento, a reunião e visita foram muito produtivas, especialmente pela abertura da atual gestão em atender antigas demandas da vigilância sanitária e da saúde pública de modo geral.
A comitiva percorreu as estruturas das unidades, identificando o estágio das obras. Segundo a secretária Lúcia, o Centro de Saúde está com cerca de 70% da estrutura concluída, e a Policlínica exige apenas acabamentos e a definição das estruturas e serviços que serão instalados.
#PraCegoVer
A imagem mostra a secretária de Saúde juntamente com o deputado Elizeu Nascimento durante uma visita a duas unidades de saúde que se encontram com as obras paralisadas. Na foto, a chefe da pasta aparece à frente, usando um vestido florido, enquanto o deputado caminha ao lado dela, acompanhado de outros servidores.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Cidades5 dias ago
Nota de Pesar | Edvaldo Ribeiro
-
Polícia4 dias ago
Dez visitantes são flagradas tentando levar entorpecentes e fumo a presos em unidades prisionais de MT
-
Esportes5 dias ago
Agro e esporte juntos: 1º Desafio Agro MTB agita Lucas do Rio Verde com Etapa do Milho
-
Saúde6 dias ago
Acidentes com animais peçonhentos aumentam mais de 60% em 2025
-
Variedades5 dias ago
Museu do Morro da Caixa D’Água Velha tem nova exposição até 30 de abril; confira
-
Política MT6 dias ago
Dilemário propõe Moção de Repúdio na Câmara para deputados que defenderam mercadinhos em presídios
-
Esportes6 dias ago
Atleta de Mato Grosso é convocado para a Seleção Brasileira de Wrestling
-
Política MT5 dias ago
Daniel Monteiro presta contas dos primeiros 100 dias de mandato com foco em diálogo e transparência