Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá já contam com vacina contra gripe

Publicado em

Teve início nesta segunda-feira (7) em Cuiabá a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), com doses disponíveis em todas as 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. A ação segue orientação do Ministério da Saúde e pretende proteger os grupos mais vulneráveis às complicações causadas pelo vírus da gripe. A vacina protege contra três tipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B.

Segundo a secretária adjunta de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Catarina Célia de Araújo, a vacina contra a influenza passou a integrar o calendário de rotina para alguns grupos, o que significa que estará disponível durante todo o ano. “Este ano, gestantes, idosos e crianças de 6 meses a menores de 6 anos – ou seja, até 5 anos, 11 meses e 29 dias – terão acesso contínuo à vacina. Isso é fundamental para prevenir internações e até óbitos decorrentes da gripe”, destacou.

A vacinação é recomendada anualmente, especialmente porque o vírus influenza sofre mutações frequentes. A secretária adjunta, que toma a vacina todos os anos, reforça a importância da imunização: “Já tive gripe mesmo vacinada, mas nunca uma forma grave. A vacina ajuda a evitar complicações sérias da doença”.

Leia Também:  Bazar Solidário registra circulação de mais de mil pessoas e 70% das peças vendidas

A campanha tem como meta vacinar pelo menos 90% do público-alvo, estimado em cerca de 138 mil pessoas em Cuiabá. No entanto, até o momento, o município recebeu apenas 14 mil doses do Ministério da Saúde e aguarda novas remessas para ampliar a cobertura vacinal. Em 2024, foram 44,89% do público-alvo.

Público-alvo da campanha: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; idosos (60 anos ou mais); povos indígenas e quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento; caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e portuários; trabalhadores dos Correios; pessoas com deficiência permanente; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

Para receber a dose, é necessário comparecer a uma UBS com documento de identificação, caderneta de vacinação e, se for o caso, um comprovante de pertencimento a um dos grupos prioritários, como laudo médico ou documento funcional.

A Prefeitura de Cuiabá reforça a importância da adesão da população à campanha, especialmente entre os grupos prioritários, para garantir maior proteção contra a doença e reduzir os impactos sobre a rede de saúde. O Dia D de vacinação está programado para 10 de maio.

Leia Também:  Emanuel envia à Câmara Municipal PL que garante auxílio financeiro aos catadores do aterro sanitário

#PraCegoVer

A imagem mostra uma enfermeira vacinando uma idosa contra a influenza. A idosa veste roupas azuis e a enfermeira, jaleco branco.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Cuiabá recebe Festival Paralímpico com foco na inclusão pelo esporte

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEsp), traz para a capital mato-grossense uma das iniciativas mais importantes do calendário nacional voltado ao esporte inclusivo: o Festival Paralímpico Loterias Caixa. O evento é idealizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e será realizado com foco em promover a vivência de modalidades paralímpicas entre crianças e jovens com e sem deficiência.

As inscrições para participação no festival estarão abertas a partir desta sexta-feira (25) e seguem até o dia 5 de maio. A proposta do evento é proporcionar um ambiente de integração, inclusão e incentivo à prática esportiva para o público de 7 a 23 anos.

“Para nós da SMEsp, será uma grande honra receber este evento. Entendemos que, por meio desta ação em parceria com o CPB, promoveremos a inclusão, a integração e o despertar para a prática esportiva. Trata-se de um trabalho de inclusão ‘cruzada’, pois crianças com deficiências e sem deficiências vivenciarão as mesmas modalidades paralímpicas ao mesmo tempo”, destaca o secretário de Esportes e Lazer, Jefferson Neves

O público-alvo é composto por crianças e adolescentes com Deficiência Física, Intelectual, Visual, Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de participantes sem deficiência. A proporção esperada é de 80% de pessoas com deficiência e 20% sem deficiência.

Leia Também:  Secretaria é parceira da 4º edição do Festival de Agricultura Urbana que ocorre neste final de semana

A equipe técnica da SMEsp, já inserida no contexto escolar paralímpico, estará totalmente envolvida para oferecer uma experiência inclusiva, segura e memorável para os participantes.

As inscrições serão feitas de forma simples. As instituições interessadas devem:

1. Baixar a planilha de inscrição em Excel anexa na matéria

2. Preencher a planilha com todos os dados solicitados

3. Enviar a planilha preenchida para o e-mail: [email protected]

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (65) 98468-7325.

#PraCegoVer

A foto mostra a fachada do Ginásio Poliesportivo Dom Aquino, com um mural colorido que retrata elementos da fauna e flora brasileiras. O mural inclui a ilustração de um tuiuiú, vasos cerâmicos e outros elementos culturais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA