Cuiabá
Sucesso com gratuidade, Aquário Municipal recebe visitantes do estado e exterior
O Aquário Municipal de Cuiabá está recebendo visitantes de diferentes locais de Mato Grosso de outros países. Até o momento, passaram por lá moradores de Portugal, Colômbia, Bolívia e Estados Unidos. No primeiro final de semana da gestão do prefeito Abilio Brunini, mais de 50 mil pessoas, sendo que as crianças não foram contabilizadas. Houve fila e a entrada foi conduzida em grupos de 50 pessoas.
O fluxo de público tem sido alto também no decorrer da semana, como visto na terça-feira (7) e na quarta-feira (8). A atitude do prefeito Abilio Brunini em liberar a entrada gratuita foi elogiada pelos visitantes, que não se intimidam nem mesmo com dias chuvosos.
Para o secretário Municipal de Turismo, Fernando Medeiros, a reabertura do Aquário Municipal agrega novas possibilidades. “Cuiabá é uma cidade carente de pontos turísticos e de equipamentos públicos. Quando olhamos para a cidade vemos o Museu da Caixa D’Água Velha, Museu do Rio, Parque das Águas, enfim, temos poucos pontos turísticos fora do Porto. O Aquário vem para mostrar para a sociedade a importância de termos atrativos turísticos, porque a sociedade abraça, ela traz a família, traz as crianças, ela quer usufruir e valorizar o que tem de bom”, pontuou Fernando. No caso do Parque das Águas, não está funcionando o show das águas, das fontes. A administração atual encontrou o local em situações bem precárias, tanto estrutura como limpeza, mas as melhorias serão implementadas no decorrer dos trabalhos.
São mais de 600 peixes de 40 espécies, três biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado. Entre eles, Cachara, Pacu, Piraputanga, Piau e Pintas, Curimbatá, Armau, Pirarara, Dourado e outros.
Melhorias ainda serão implementadas, uma vez que a Secretaria Municipal de Turismo assumiu cem por cento a gestão do local. Uma delas será colocar o mirante em funcionamento.
“Achei maravilhoso, um espaço muito interessante para as famílias, para as crianças. Todos podem curtir e conhecer um pouco dos biomas de Mato Grosso. Importante para o município, atrai turistas e movimenta o comércio da região. As pessoas que vem de fora terão mais esta oportunidade de conhecer a história da nossa região, tem o museu contando um pouco disso. E o prefeito Abilio foi muito feliz na decisão de liberar a entrada gratuita para os visitantes, facilitou para toda a população, especialmente para os pais que tem mais filhos, e o pagamento onerava no orçamento. Com a gratuidade, alavanca outros setores, porque o valor que teriam que pagar pode ser revertido para outras finalidades, até mesmo um lanche para o filho”, explicou Adriana Garlet, que levou a filha Karen para conhecer o Aquário.
Maxwel Marcos Santana de Figueiredo, morador do bairro Porto, já estava desacreditado de que o Aquário seria revitalizado. “Os moradores e comerciantes do entorno comemoram porque é um entretenimento muito bom e ficou muito interessante. Show de bola, bem climatizado, e melhor ainda por ser gratuito. Nosso prefeito agiu com sensibilidade, em casa somos em quatro, no mínimo seria R$ 80,00. Se fosse comer alguma coisa, por simples que fosse, não sairia por menos de R$ 150,00. É um dinheiro que dá para manter outras coisas”, disse o visitante.
Jôse Borges é professora e passou pelo local na terça-feira (8), com o esposo e filha, e saíram encantados. “Achei maravilhoso, lindo, amei. É muito importante para Cuiabá, para a cultura cuiabana. Dá para expandir o conhecimento através das escolas, trazendo as crianças das séries iniciais para conhecerem de perto os peixes da nossa região”, sugeriu ela.
Letícia Maria da Silva Bispo, moradora de Várzea Grande, atravessou a ponte que divide a cidade com Cuiabá, e trouxe toda a família, o marido João Vitor, a avó Maria José e dois filhos, um deles PCD (Pessoa Com Deficiência) e todos se divertiram, especialmente as crianças. Na oportunidade ela ressaltou a entrada gratuita como um marco, porque dá para levar toda as crianças e voltar mais vezes. “Estamos curtindo muito, minha filha é PCD (Pessoa com Deficiência) e a gente estava preocupado com a cadeira de rodas especial, mas deu tudo certo, tem acessibilidade, super tranquilo com ela, estamos nos divertindo”.
Entre os visitantes estão moradores de outras cidades do Estado, como Mirian Resende, de Mirassol do Oeste (MT), que aproveitou a viagem a Cuiabá e foi com o esposo e filho ver as belezas do Aquário Municipal. Seu filho, Davi Resende, de 9 anos, disse que vai convidar seus colegas para também conhecerem porque os peixes são muito bonitos. O garoto é apaixonado por pescaria.
Rosimeire Silva dos Santos, do município de Nova Mutum (MT) também aproveitou a oportunidade na Capital para levar os filhos Artur, 7 anos, Otávio, 4 anos, e Alice de 2 aninhos.
REGRAS INTERNAS
Os visitantes devem se atentar para algumas orientações necessárias para a visitação, conforme alerta o secretário de Turismo Fernando Medeiros. Entre elas, a colaboração da limpeza e não jogando lixo no chão. “Não fazer muito barulho para não estressar os peixes, não bater no vidro, não tirar fotos com flash. Acredito que tem que ser uma parceria de mão dupla, a administração pública faz a parte que lhe compete e a população a sua, que tenham paciência com a fila”, explicou.
Tendas foram providenciadas para amenizar o calor no horário de sol e todo o suporte possível, diante da crise financeira pela qual o município está enfrentando está sendo providenciado. “A gestão fará o melhor para entregar o melhor para a população”, destacou Fernando.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura inicia manutenção de ginásios e espaços esportivos em Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, iniciou um amplo esforço para recuperar e manter ginásios e espaços esportivos da cidade. Por conta dos desafios financeiros que a gestão municipal enfrenta, o trabalho envolverá ações emergenciais por meio de parcerias, visando oferecer ambientes seguros e adequados para a prática esportiva e o lazer. O Ginásio da Lixeira foi o primeiro a receber a limpeza geral na área externa. A medida foi necessária devido o matagal que toma conta do espaço. Os serviços de manutenção interna também serão executados com o andamento das ações.
Essas iniciativas refletem o compromisso da administração municipal em resgatar os espaços públicos e fortalecer o esporte e o lazer como elementos essenciais para o bem-estar social.
E quem passa pelo local já visualiza os resultados possíveis graças à parceria com o Instituto Nova Chance, que mobilizou reeducandos para a execução de serviços. “A parceria com o Instituto Nova Chance foi essencial para viabilizar serviços emergenciais, não só no Ginásio da Lixeira como nos demais que encontramos bem piores que este. Nossa equipe, aliada com o futuro secretário de Esportes, Jefferson Neves, utilizando de suas experiências e contatos, contribuíram diretamente para encontrar soluções práticas e ágeis para os desafios que encontramos ao assumir a nova gestão, com o prefeito Abílio Brunini. A prioridade é oferecer respostas rápidas e eficazes, mesmo com os recursos limitados”, destacou o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Johnny Everson.
Os desafios envolvem uma série de problemas nos seis ginásios de Cuiabá e requerem atenção imediata, de manutenção básica, obras inacabadas e situações mais críticas como do Complexo Esportivo do Areão, onde a quadra foi transformada irregularmente em pista de skate e o mato tomou conta do local e o Ginásio do Quilombo, onde a obra está paralisada desde o final do ano passado e a empresa não retornou os serviços.
Já o Ginásio do Tijucal está em fase final de reforma e será revisado antes da entrega oficial. Os demais ginásios são: Verdinho, Planalto e Paiaguás.
“Fizemos uma vistoria nos ginásios de responsabilidade do município e constatamos a falta de manutenção básica como o matagal, embora com a chuva se desenvolva com mais rapidez, mas é necessário combater com mais assiduidade através da roçada, reparos na iluminação, manutenção elétrica, telhado com goteiras. Além disso, a falta de manutenção cria riscos para os atletas e para a comunidade”, pontuou Johnny Everson.
RESGATE DE ESPAÇOS ESPORTIVOS
A Secretaria de Cultura e Esportes é responsável por 34 mini estádios, além de ginásios e complexos esportivos. O objetivo é recuperar esses espaços de forma permanente, garantindo manutenção contínua e condições adequadas para uso pela comunidade. A meta é devolver à população locais seguros e bem cuidados, promovendo o lazer, a segurança e o incentivo à prática esportiva.
O Ginásio da Lixeira, por exemplo, é muito utilizado pela comunidade para diversas atividades comemorativas, esportivas e religiosas. A solicitação é viabilizada por meio de agendamento.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Polícia5 dias ago
Homem é preso com grande quantidade de drogas em carga de fertilizantes em Ouro Branco do Sul
-
Cidades6 dias ago
Prefeitura de Cuiabá convoca 2.118 candidatos aprovados para diversos cargos e Regionais
-
Cidades6 dias ago
Aquário Municipal será fechado na segunda-feira (6) e reaberto normalmente na terça-feira
-
Cidades5 dias ago
Sine oferece 77 vagas de emprego nesta terça-feira
-
Cidades4 dias ago
Prefeitura recolhe 12 toneladas de lixo no Distrito da Guia
-
Cidades4 dias ago
Prefeitura intensifica combate à poluição sonora causada por escapamentos adulterados
-
Política MT5 dias ago
Abílio visita UPAs e Policlínicas e encontra cenário de superlotação e precariedade; vídeo
-
Política MT5 dias ago
Portaria autoriza primeiro atendimentos com dispensa de agendamento