Cuiabá
SMS de Cuiabá promove capacitação que qualifica atendimento a pessoas com TEA

Na manhã de segunda-feira (14), a secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lucia Helena Barboza Sampaio, participou da abertura da capacitação sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), voltada aos servidores da Atenção Primária e Secundária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O evento, que segue por três dias, acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação, parceira da iniciativa.
A capacitação foi organizada pelo Núcleo de Saúde Mental da Atenção Primária e visa fortalecer o atendimento às pessoas com TEA em todos os níveis da atenção em saúde. Durante o evento, a secretária adjunta de Atenção Primária, Catarina Célio de Araújo Amorim, destacou a importância da formação continuada dos profissionais da rede.
“Nosso compromisso é com um cuidado mais sensível e polido possível. A capacitação dos profissionais é essencial para podermos garantir um atendimento mais qualificado, com um olhar ampliado sobre o autismo e as necessidades específicas de cada indivíduo com TEA”, afirmou Catarina.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
A secretária de Saúde, Lucia Helena, também ressaltou o papel fundamental da qualificação para a melhoria do serviço público. “Atualizar nossos profissionais é uma forma de inclusão. O autismo precisa ser compreendido e acolhido em toda a rede de atenção primária. Estamos construindo uma saúde mais acessível, respeitosa e efetiva para todas as pessoas com TEA em Cuiabá”, disse.
Também participaram da abertura o secretário adjunto de Inclusão, Andrico Xavier, que reforçou a importância da intersetorialidade entre saúde e educação para políticas públicas mais eficazes, e a médica pediatra Karina Faro, especialista em autismo, que conduzirá parte da capacitação com foco em diagnóstico precoce e práticas de cuidado centradas na pessoa.
O evento faz parte de uma série de ações integradas entre as secretarias de Saúde e Educação de Cuiabá, voltadas à inclusão da pessoa com autismo e ao fortalecimento da rede de atenção psicossocial no município.
#PraCegoVer
A imagem mostra um grupo de representantes da saúde pública de Cuiabá reunidos em uma capacitação voltada aos servidores da área. Todos estão posicionados para a foto, enquanto são observados por servidores presentes no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Cuiabá
Cobertura vacinal contra a gripe atinge apenas 7% do público-alvo em Cuiabá

Entre os dias 7 de abril e 15 de abril, a campanha de vacinação contra a gripe em Cuiabá imunizou apenas 12.252 pessoas, o que representa cerca de 7% do público-alvo estimado em 138 mil pessoas. A meta da campanha é vacinar pelo menos 90% desse total até o encerramento das ações.
Fazem parte do grupo prioritário: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; idosos (60 anos ou mais); povos indígenas e quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento; caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários; trabalhadores dos Correios; pessoas com deficiência permanente; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A vacina contra a gripe protege contra três tipos do vírus influenza – H1N1, H3N2 e influenza B – e está disponível em todas as 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cuiabá. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, caderneta de vacinação e, no caso de pertencer a algum grupo prioritário, um comprovante, como laudo médico ou documento funcional.
Segundo a secretária adjunta de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Catarina Célia de Araújo, a vacina contra a influenza passou a integrar o calendário de rotina para alguns grupos, o que significa que estará disponível durante todo o ano.
“Este ano, gestantes, idosos e crianças de 6 meses a menores de 6 anos – ou seja, até 5 anos, 11 meses e 29 dias – terão acesso contínuo à vacina. Isso é fundamental para prevenir internações e até óbitos decorrentes da gripe”, destacou a secretária.
Catarina reforça ainda a importância da imunização como forma de proteção coletiva e alívio à rede de saúde. “A adesão da população à campanha é fundamental para reduzir a circulação do vírus e evitar o agravamento de casos. Quanto mais pessoas protegidas, menores são os impactos sobre os serviços de saúde”, completou.
A Prefeitura de Cuiabá reforça o chamado para que a população pertencente aos grupos prioritários compareça às unidades de saúde. O Dia D de vacinação está programado para o dia 10 de maio, quando todas as UBSs funcionarão com atendimento especial para facilitar o acesso à vacina.
#PraCegoVer
A imagem mostra uma enfermeira vacinando uma idosa contra a influenza. A idosa veste roupas azuis e a enfermeira, jaleco branco.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Cidades7 dias ago
Nota de Pesar | Edvaldo Ribeiro
-
Polícia6 dias ago
Dez visitantes são flagradas tentando levar entorpecentes e fumo a presos em unidades prisionais de MT
-
Campo Novo do Parecis - MT6 dias ago
SEBRAE visita Aldeia Wazare para a organização da 3ª Edição da Etno e Eco Turismo 2025.
-
Jurídico6 dias ago
Gisela Cardoso dá posse ao presidente Anatoly Hodniuk para segundo mandato à frente da 7ª Subseção da OAB-MT
-
Cuiabá3 dias ago
Confira o que abre e fecha em Cuiabá durante o feriado prolongado
-
Polícia6 dias ago
Polícia Militar aumenta em 44% o número de apreensões de drogas em Cuiabá
-
Agronegócio6 dias ago
Sinop: Norte Show 2025 quer superar R$ 4 bilhões em negócios
-
Artigos6 dias ago
Apostas no Brasil: O Jogo da Sorte ou o Azar Social?