Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

SMATED oferece palestra sobre educação financeira para produtores rurais da comunidade Mineira no Distrito de Aguaçu

Publicado em

Os produtores de pequena propriedade da comunidade Mineira, no Distrito de Aguaçu, participaram de uma palestra com ênfase em educação financeira, promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED). A ação aconteceu na última quarta-feira (12), em parceria com o Sistema de Crédito Cooperativo – Sicredi.

O evento contou com a presença do secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, e dos técnicos da Diretoria de Agricultura e Abastecimento. A iniciativa reuniu vinte produtores rurais e faz parte das diretrizes do programa Agro da Gente, instituído na gestão Emanuel Pinheiro, com o objetivo de fomentar a agricultura familiar da baixada cuiabana por meio de cursos e oficinas ministrados nas comunidades e assentamentos.

“Atualmente, estamos trabalhando em oito comunidades, oferecendo capacitações e cursos para fomentar ainda mais a agricultura de produtores de pequenas propriedades da baixada cuiabana, e a educação financeira é um dos pilares para alavancar produções e garantir uma fonte de renda segura. Eu sempre digo que um dos grandes propósitos da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro é, além de levar o peixe, ensinar a pescar, e é isso que estamos fazendo hoje”, frisou Francisco Vuolo.

Leia Também:  Prefeito sanciona leis que integram o pacote de ações do "Destrava Cuiabá"

A comunidade Mineira tem como ênfase o cultivo de tubérculos como mandioca e batatas, além de alimentos favoráveis ao solo e clima cuiabano, como banana, abacaxi, maracujá, caju, coco, mamão e manga.

“Essa iniciativa de vocês em nos dar essa palestra é muito importante para nos organizarmos nas propriedades, termos conhecimento financeiro e para a gente poupar dinheiro. Às vezes, nem precisamos pegar empréstimo, só precisamos da educação para guardar dinheiro e alcançar nossos objetivos. Então, acho muito importante essa atenção da Prefeitura de Cuiabá”, pontuou Margareth Rodrigues, produtora rural.

A palestra foi conduzida pelas agentes financeiras especialistas em agronegócios do Sicredi. “Agradecemos à Prefeitura de Cuiabá por nos dar essa oportunidade de falar sobre educação financeira. Nós trabalhamos com linhas de crédito, mas principalmente com educação financeira, então convidamos os produtores da baixada cuiabana para participarem das nossas palestras, tanto nos assentamentos quanto nas feiras livres promovidas mensalmente na Praça Alencastro”, finalizou Thayna Negrisoli, gerente de Agro do Sicredi.

Leia Também:  Evento reúne mais de cem representantes de entidades e da sociedade civil organizada para o debate sobre segurança alimentar

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Médicos da Unimed Cuiabá pressionam por assembleia e pedem destituição da gestão Carlos Bouret

Published

on

A crise interna na Unimed Cuiabá ganhou um novo capítulo nesta semana. Um grupo de médicos cooperados protocolou uma solicitação formal para que a diretoria executiva convoque, no prazo de até 48 horas, uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) com o objetivo de discutir a destituição imediata da atual gestão, presidida por Carlos Bouret, além de outras medidas relacionadas à administração da cooperativa.

O documento, que já reúne cerca de 350 assinaturas, propõe uma assembleia com sete itens de deliberação, entre eles: votação secreta para afastamento da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração; anulação da aprovação do balanço de 2022 e realização de nova auditoria independente das contas da cooperativa.

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

O balanço financeiro de 2022 é o principal ponto de conflito. Ele aponta um rombo de aproximadamente R$ 400 milhões, atribuído à antiga gestão da Unimed Cuiabá, comandada por Rubens Carlos de Oliveira Júnior.

Leia Também:  Operação apreende 24 motos, drogas e prende 4 foragidos; veja fotos

Rubens e outros ex-dirigentes foram presos em outubro de 2024, durante a Operação Bilanz, deflagrada pela Polícia Federal, sob suspeita de falsidade ideológica, estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Apesar das acusações, o ex-presidente e os demais investigados negam as irregularidades e afirmam que o balanço foi manipulado pela atual administração para justificar o afastamento da antiga diretoria e concentrar poder na nova gestão. Segundo eles, essa suposta “maquiagem contábil” teria impactado financeiramente mais de 1.200 médicos cooperados.

 

Em vídeo publicado nas redes sociais, Rubens afirmou acreditar que a assembleia será decisiva para “restaurar a transparência e resgatar a credibilidade” da Unimed Cuiabá. “A verdade, seja qual for, será conhecida. Estou certo de que a verdade salvará a cooperativa deste momento trágico. Aquilo que foi para quem não devia poderá ser retomado”, disse.

Morando atualmente no interior de Goiás, o ex-presidente declarou que se afasta das discussões internas, mas espera que a Unimed volte ao caminho da estabilidade. “Denunciei a mentira, fui ouvido por uns, criticado por tantos. E agora é com vocês. Aqueles que queriam evitar a verdade perderam. Esta verdade salvará a cooperativa. Este é o meu adeus e o meu desejo de que a Unimed reencontre o seu caminho.”

Leia Também:  Kássio Coelho propõe Dia dos Cooperadores da Igreja Assembleia de Deus em Cuiabá

Novas denúncias

Além das manifestações de Rubens, Maurício Coelho, do Instituto Brasil Cooperado, também tem feito denúncias públicas contra a atual diretoria. Em textos divulgados no site da entidade, ele acusa os gestores de ocultarem informações dos cooperados e de obterem vantagens econômicas indevidas, o que teria gerado desinformação sobre a real situação financeira da cooperativa.

O grupo de médicos que assinou o pedido de assembleia exige que o encontro seja integralmente gravado para garantir transparência na elaboração da ata. Caso o pedido não seja atendido, os cooperados afirmam que “adotarão as medidas cabíveis”.

Até o fechamento dessa matéria a assessoria de imprensa da Unimed Cuiabá, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA