Cuiabá

Secretaria de Educação constata falhas estruturais em unidade inaugurada há 3 meses

Publicado em

A fim de garantir o início das aulas no dia 3/02, a secretária Municipal de Educação, Solange Dias vistoriou nesta quinta-feira (09), o Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC) Tertuliana Maria de Arruda Souza, “Mãe Nhara”. Localizado no bairro Alvorada, a unidade educacional, inaugurada em setembro do ano passado, apresenta problemas de escoamento de águas pluviais e drenos, causando alagamentos em salas de atividades e pátio.

Durante a vistoria foram observados também problemas na rede hidráulica em alguns banheiros, fechaduras com defeito e na estrutura da torre da caixa d’água.

A vistoria foi acompanhada pelo vereador Dilemário Alencar (União), que confirmou os problemas observados na unidade.

A titular da pasta, junto com o parlamentar e a secretária-adjunta de Educação, Vilmara Vidica, percorreram as dependências do Centro Educacional Infantil. Solange Dias garantiu que os problemas encontrados serão sanados e que já determinou a realização de vistorias nas demais unidades da rede pública municipal. “Queremos garantir que os estudantes e profissionais possam retornar às atividades escolares com segurança, já que esse é um aspecto fundamental para garantir o bem-estar e o desenvolvimento pleno deles. Segurança é essencial”, disse a gestora.

Leia Também:  Nenhum servidor ou aluno se feriu após fogo em terreno baldio atingir sala e parte de secretaria de escola

Preservação ambiental

Aproveitando a vistoria, o vereador Dilemário Alencar pediu o apoio da secretária de Educação junto aos órgãos competentes do Município para que, num trabalho em conjunto, possa ser realizada a revitalização da nascente do córrego da Prainha, localizado próximo ao CEIC “Mãe Nhara”.

O local está coberto pelo mato e se transformou num depósito de lixo, representando risco à saúde pública e para as crianças que transitam nas proximidades.

A secretária enfatizou a importância da educação ambiental de forma interdisciplinar para garantir maior conscientização sobre o tema.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Prefeitura inicia manutenção de ginásios e espaços esportivos em Cuiabá

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, iniciou um amplo esforço para recuperar e manter ginásios e espaços esportivos da cidade. Por conta dos desafios financeiros que a gestão municipal enfrenta, o trabalho envolverá ações emergenciais por meio de parcerias, visando oferecer ambientes seguros e adequados para a prática esportiva e o lazer. O Ginásio da Lixeira foi o primeiro a receber a limpeza geral na área externa. A medida foi necessária devido o matagal que toma conta do espaço. Os serviços de manutenção interna também serão executados com o andamento das ações.

Essas iniciativas refletem o compromisso da administração municipal em resgatar os espaços públicos e fortalecer o esporte e o lazer como elementos essenciais para o bem-estar social.

E quem passa pelo local já visualiza os resultados possíveis graças à parceria com o Instituto Nova Chance, que mobilizou reeducandos para a execução de serviços. “A parceria com o Instituto Nova Chance foi essencial para viabilizar serviços emergenciais, não só no Ginásio da Lixeira como nos demais que encontramos bem piores que este. Nossa equipe, aliada com o futuro secretário de Esportes, Jefferson Neves, utilizando de suas experiências e contatos, contribuíram diretamente para encontrar soluções práticas e ágeis para os desafios que encontramos ao assumir a nova gestão, com o prefeito Abílio Brunini. A prioridade é oferecer respostas rápidas e eficazes, mesmo com os recursos limitados”, destacou o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Johnny Everson.

Leia Também:  Sine Municipal oferece 471 vagas nesta terça-feira (22)

Os desafios envolvem uma série de problemas nos seis ginásios de Cuiabá e requerem atenção imediata, de manutenção básica, obras inacabadas e situações mais críticas como do Complexo Esportivo do Areão, onde a quadra foi transformada irregularmente em pista de skate e o mato tomou conta do local e o Ginásio do Quilombo, onde a obra está paralisada desde o final do ano passado e a empresa não retornou os serviços.

Já o Ginásio do Tijucal está em fase final de reforma e será revisado antes da entrega oficial. Os demais ginásios são: Verdinho, Planalto e Paiaguás.

“Fizemos uma vistoria nos ginásios de responsabilidade do município e constatamos a falta de manutenção básica como o matagal, embora com a chuva se desenvolva com mais rapidez, mas é necessário combater com mais assiduidade através da roçada, reparos na iluminação, manutenção elétrica, telhado com goteiras. Além disso, a falta de manutenção cria riscos para os atletas e para a comunidade”, pontuou Johnny Everson.

RESGATE DE ESPAÇOS ESPORTIVOS

A Secretaria de Cultura e Esportes é responsável por 34 mini estádios, além de ginásios e complexos esportivos. O objetivo é recuperar esses espaços de forma permanente, garantindo manutenção contínua e condições adequadas para uso pela comunidade. A meta é devolver à população locais seguros e bem cuidados, promovendo o lazer, a segurança e o incentivo à prática esportiva.

Leia Também:  Vereador destina emenda para realização da 1ª Corrida

O Ginásio da Lixeira, por exemplo, é muito utilizado pela comunidade para diversas atividades comemorativas, esportivas e religiosas. A solicitação é viabilizada por meio de agendamento.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA