Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Secretaria de Agricultura e Aquamat alinham estratégias para oferta de peixe na Semana Santa

Publicado em

A Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho (Smat) e a Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat) estão alinhando estratégias para garantir o abastecimento e a comercialização de pescado durante a Semana Santa, período de maior consumo de peixe em Cuiabá.

Durante reunião entre representantes da Smat, lideranças da Aquamat e o poder público municipal, foram discutidas ações para fortalecer a cadeia produtiva e facilitar o acesso da população ao pescado a preços mais acessíveis. Entre as medidas em estudo, está a realização de feiras e pontos de venda estratégicos na capital, além da possibilidade de ampliar parcerias com frigoríficos e produtores.

“O consumo de peixe na Semana Santa é uma tradição cultural que precisa ser preservada. Estamos trabalhando para garantir que a população tenha acesso ao pescado inspecionado e de qualidade, com preços justos”, destacou o secretário municipal de Agricultura e Trabalho, Felipe Corrêa.

O presidente da Aquamat, Darci Santos Fornari, ressaltou que a iniciativa pode impulsionar a piscicultura local. “Essa foi uma das pautas que avançou bem. Fiquei de conversar com frigoríficos e possíveis parceiros, e há boas chances de conseguirmos movimentar a cadeia produtiva, valorizando o setor”, afirmou.

Leia Também:  Medeiros acusa Lula de fake news contra Bolsonaro e aciona o STF

Além do planejamento para a Semana Santa, a reunião também abordou a criação de políticas públicas que incentivem a piscicultura em Cuiabá. Segundo o diretor de Agricultura da Smat, Renildo França, Mato Grosso já foi o maior produtor de peixe nativo do Brasil em 2013, com 73 mil toneladas, mas hoje ocupa apenas a oitava posição no ranking nacional, com 45 mil toneladas. “Esse cenário reflete a necessidade de investimentos e de maior organização do setor”, pontuou.

A expectativa é que, com ações estruturadas, a piscicultura em Cuiabá volte a crescer, beneficiando produtores e consumidores.

#PraCegoVer
A imagem mostra as equipes, cerca de 10 pessoas reunidas na Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho para discutir ações voltadas à piscicultura.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Feira Mãos Cuiabanas reúne gastronomia e artesanato na praça Pascoal Moreira Cabral

Published

on

25/03/2025
Feira Mãos Cuiabanas reúne gastronomia e artesanato na praça Pascoal Moreira Cabral

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

O Legislativo cuiabano deu o pontapé inicial na nova feira cultural da Casa: a “Mãos Cuiabanas”, realizada nesta terça-feira (25), homenageou as mulheres da capital e reuniu cerca de 29 expositoras. O evento contou com a venda de artesanatos e comidas típicas cuiabanas.

Entre os produtos estavam bolos, biscoitos, tortas, comida para o almoço como a famosa Maria Isabel cuiabana, estrogonofe, comidas saudáveis, sucos típicos e produtos feitos à mão: camisetas, tapetes, artesanato, entre outros.

A expositora Daiana Tada, proprietária da loja de sucos e frutas Saizeriya, esteve presente pela primeira vez em uma feira cultural do Legislativo, a convite da secretária de Cultura da Câmara Municipal de Cuiabá, Rayhana Arnuti, e falou sobre a alegria de receber a oportunidade e o reconhecimento de seus produtos.

“Hoje foi muito bom! Agora que estou começando a entrar nos eventos e recebi o convite da Rayhana Arnuti para estar aqui presente e comemorar o mês das mulheres. Como trabalhamos com frutas e suco natural, teve uma saída muito boa, ainda mais nesse calor de Cuiabá”, pontuou Daiana.

Leia Também:  Prazo para o registro de projetos e ações relacionados à aplicação da Lei Paulo Gustavo é estendido até sexta-feira (24)

Para a artesã Laura Cruzeiro, esta também foi a primeira vez trazendo seus produtos para a Câmara.

“Estou gostando muito, o pessoal está conhecendo aqui. Já tem um tempo que trabalho com isso, fiz algumas feiras, mas fiquei um tempo parada. Retornando às feiras, estou gostando bastante”, finalizou.

A previsão é que a Mãos Cuiabanas aconteça pelo menos uma vez por mês, sempre em dias de sessão na Casa.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA