Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Reunião entre prefeito, Estado e MS debate ações para conter dengue

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, voltou a solicitar apoio do Governo do Estado e do Ministério da Saúde para o enfrentamento ao surto de dengue e chikungunya na capital mato-grossense. Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (13), no Palácio Paiaguás, ele anunciou uma grande força-tarefa para combater o avanço das arboviroses e pediu a colaboração dos entes públicos para ampliar as ações de atendimento e prevenção. A secretária municipal de saúde de Cuiabá, Lúcia Helena, e o vice-governador Otaviano Pivetta participaram da reunião.

Durante o encontro, foi destacado que os casos graves das doenças têm crescido entre crianças e idosos. Para lidar com a situação, a prefeitura acelerou as obras do novo Centro Médico Infantil e decidiu transformar a Policlínica do Planalto em uma unidade de atendimento pediátrico. “A prioridade é salvar vidas e oferecer atendimento digno para nossa população. Precisamos de uma atuação conjunta e imediata para desafogar o PA de pediatria da Santa Casa de Misericórdia”, afirmou Brunini.

Outro ponto abordado foi a necessidade de reforçar a comunicação sobre o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O prefeito pediu que o Governo do Estado colabore na divulgação de que os “postinhos” estão recebendo demanda espontânea de casos leves, medida que visa desafogar o pronto atendimento da Santa Casa de Misericórdia e da Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A Santa Casa, gerida pelo Estado, não possui estrutura para lidar com a alta demanda gerada pelo surto das doenças.

Leia Também:  Programa Pit Stop já alcançou 16 espaços de lazer com serviços de manutenção preventiva e corretiva

A reunião contou também com a participação de representantes de Várzea Grande e da Força Nacional. O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, reconheceu que a transição de governos contribuiu para agravar a crise. “Sabíamos das dificuldades desde o ano passado e alertamos os prefeitos antigos e os novos gestores. Essa mudança de comando impactou as ações de enfrentamento, e agora precisamos de um esforço coletivo para minimizar os danos”, disse.

Já o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, destacou a importância da união entre os entes públicos para tirar Mato Grosso das primeiras posições no ranking nacional de casos graves das arboviroses. “A cooperação entre município, estado e governo federal é fundamental. Precisamos atuar de forma coordenada, planejada e efetiva para reduzir a incidência dessas doenças e evitar mais mortes”, declarou.

Com a força-tarefa anunciada, a Prefeitura de Cuiabá espera intensificar o combate ao mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão das doenças, e ampliar a rede de atendimento para garantir suporte à população afetada pelo surto.

#PraCegoVer

Na imagem principal o prefeito Abilio com sua tradicional camiseta cinza está sentado em uma mesa de reuniões e ao seu lado está o vice-governador do Estado, Otaviano Pivetta e o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo. Todos estão atentos as explicações técnicas das razões que provocaram a alta nos casos de arbobiroses.

Leia Também:  Defesa Civil de Cuiabá reforça recomendações durante período de baixa umidade relativa do ar

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Feira Mãos Cuiabanas reúne gastronomia e artesanato na praça Pascoal Moreira Cabral

Published

on

25/03/2025
Feira Mãos Cuiabanas reúne gastronomia e artesanato na praça Pascoal Moreira Cabral

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

O Legislativo cuiabano deu o pontapé inicial na nova feira cultural da Casa: a “Mãos Cuiabanas”, realizada nesta terça-feira (25), homenageou as mulheres da capital e reuniu cerca de 29 expositoras. O evento contou com a venda de artesanatos e comidas típicas cuiabanas.

Entre os produtos estavam bolos, biscoitos, tortas, comida para o almoço como a famosa Maria Isabel cuiabana, estrogonofe, comidas saudáveis, sucos típicos e produtos feitos à mão: camisetas, tapetes, artesanato, entre outros.

A expositora Daiana Tada, proprietária da loja de sucos e frutas Saizeriya, esteve presente pela primeira vez em uma feira cultural do Legislativo, a convite da secretária de Cultura da Câmara Municipal de Cuiabá, Rayhana Arnuti, e falou sobre a alegria de receber a oportunidade e o reconhecimento de seus produtos.

“Hoje foi muito bom! Agora que estou começando a entrar nos eventos e recebi o convite da Rayhana Arnuti para estar aqui presente e comemorar o mês das mulheres. Como trabalhamos com frutas e suco natural, teve uma saída muito boa, ainda mais nesse calor de Cuiabá”, pontuou Daiana.

Leia Também:  Cuiabá reúne três ministros para o lançamento do Programa Prato Cheio e reestruturação do Restaurante Popular nesta sexta-feira (22), a partir das 9h

Para a artesã Laura Cruzeiro, esta também foi a primeira vez trazendo seus produtos para a Câmara.

“Estou gostando muito, o pessoal está conhecendo aqui. Já tem um tempo que trabalho com isso, fiz algumas feiras, mas fiquei um tempo parada. Retornando às feiras, estou gostando bastante”, finalizou.

A previsão é que a Mãos Cuiabanas aconteça pelo menos uma vez por mês, sempre em dias de sessão na Casa.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA