Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Ranalli quer retorno de escolas cívico-militares na rede municipal de Cuiabá

Publicado em

Antoniel Pontes – assessoria vereador Rafael Ranalli

O vereador Rafael Ranalli (PL) sugeriu ao secretário municipal de Educação, Amauri Monge Fernandes, o retorno do modelo de escolas cívico-militares à rede municipal de ensino de Cuiabá. A proposta foi apresentada durante a presença do secretário na Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (5).
Ranalli ressaltou a experiência de Amauri à frente do programa de escolas cívico-militares na rede estadual e sugeriu que o mesmo modelo seja implementado no município.&nbsp
“Fico muito feliz em ver alguém com um ponto de vista político parecido com o meu estar à frente da Pasta da Educação, que cuida das nossas crianças. Como presidente da Comissão da Criança, peço que encaminhe a possibilidade de levar o programa das escolas cívico-militares para a rede municipal de ensino”, afirmou o parlamentar, que também é policial federal.
Em resposta, Amauri relembrou sua atuação na Secretaria Estadual de Educação, quando o programa estadual foi ampliado de 7 para 29 escolas cívico-militares e, atualmente, já se aproxima de 100 unidades. O secretário destacou que o programa foi encerrado na esfera federal em 2023, com a decisão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de descontinuar o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim), o que afetou ao menos uma unidade em Cuiabá.
“No município, tínhamos uma escola vinculada ao convênio com o governo federal da gestão do presidente Jair Bolsonaro. Com o novo governo, o programa foi suprimido. No âmbito estadual, atuando como Executivo da Rede Estadual, ampliamos o número de escolas cívico-militares para quase 100, mantidas pela Polícia Militar ou pelo Corpo de Bombeiros”, explicou.
Amauri anunciou que a Secretaria Municipal de Educação já avalia a reinstalação do programa em ao menos uma unidade.&nbsp
“A comunidade da Escola Municipal Maria Dimpina (Lobo Duarte) já manifestou o desejo de retomar o modelo cívico-militar. Estamos estudando como viabilizar esse retorno. É um programa que deu certo e que a educação municipal precisa repensar”, afirmou.
Em outubro de 2023, a comunidade escolar da EMEB Maria Dimpina, localizada no bairro Coxipó, foi surpreendida com o anúncio de redimensionamento da unidade. A escola, que funcionava com o modelo cívico-militar até o 9º ano, passou a atender apenas do 1º ao 5º ano, enquanto as turmas finais foram transferidas para a rede estadual.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Cursos de "Limpeza de Pele" e "Bolos Decorados" começam nesta segunda

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Ação do Programa Criança Feliz ocorrerá em seis bairros em junho

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá retoma na segunda-feira (16) as reuniões do Programa Criança Feliz, que visa apoiar e acompanhar o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, desde a gestação até os 6 anos de idade. O programa, fruto de uma parceria com o governo federal, promove visitas domiciliares às famílias, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares, orientar sobre o cuidado com as crianças e estimular o desenvolvimento infantil.

O Programa Criança Feliz potencializa as atenções já desenvolvidas pelas políticas de Assistência Social às gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias. Avança nas estratégias de apoio à família e de estímulo ao desenvolvimento infantil, elegendo os vínculos familiares e comunitários e o brincar como elementos fundamentais para o desenvolvimento humano;

A primeira reunião do mês de junho com as famílias do programa Criança Feliz será realizada às 14h no CRAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) do bairro Jardim Araçá. Posteriormente, ocorrerá nos seguintes bairros:

17/06 – CRAS CPA

18/06 – CRAS JARDIM UNIÃO

23/06 – CRAS PEDREGAL

Leia Também:  Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal orienta a população sobre os cuidados com os bichinhos no frio

24/06 – CRAS PLANALTO

25/06 – CRAS PEDRA 90

26/06 – CRAS NOVA ESPERANÇA

“É um trabalhado realizado para oferecer suporte às nossas gestantes e às famílias atendidas pelo Programa Criança Feliz. São momentos de escuta, orientação e acolhimento com a presença de profissionais da assistência social”, explica Michelle Machado, coordenadora do programa.

Entenda

O Programa Criança Feliz atende gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção. Os objetivos são:

– Promover o desenvolvimento infantil integral;

– Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança;

– Fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças;

– Estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas;

– Facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem;

Leia Também:  Negociações de débitos pelo Mutirão da Conciliação Fiscal podem ser realizadas até 10 de abril

#PraCegoVer

A foto ilustra um grupo de crianças acompanhadas de adultos em um cenário que remete a uma sala de aula. No espaço, há faixas coloridas no teto.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA