Cuiabá
Programa Piano Gente encanta crianças em escola de Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá realiza na primeira semana de novembro à segunda etapa de apresentação do programa “Piano Gente”. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) que apresenta balé, saxofone e clássicos musicais infantis tocados em piano aos estudantes das séries iniciais e ensino fundamental.
Essa segunda etapa abrange escolas da área urbana e zona rural. Confira a relação completa no final do texto.
Nesta terça-feira (4), mais de 100 crianças com idades de 0 a 5 anos matriculadas no CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Paulo Ronan Ferraz, localizada no bairro Ilza Terezinha Piccoli, assistiram ao espetáculo.
A apresentação cultural, com duração de uma hora, foi conduzida pelo músico Dário Scherner, idealizador do programa “Piano Gente”, o saxofonista Juscimar Vida, o pianista Arthur Scharneski e a bailarina Julia Fernandes, que acumula experiências em exibições nos grupos “Flor Ribeirinha” e “Flauta Mágica”.
Desenvolvimento
A diretora do Centro de Educação Infantil, professora Maria do Carmo Martins, elogiou o projeto Piano Gente, classificando como essencial ao desenvolvimento das crianças.
“É a primeira vez que nossa escola recebe essa exibição. Só devemos agradecer a Secretaria de Educação porque as crianças estão com os olhos saltitando. É um presente às crianças que tem a oportunidade de conhecer a cultura e ter uma melhor visão mais abrangente do que é música”.
Em determinado momento do espetáculo, os estudantes interagiram com a bailarina, abraçando-a em meio à emoção durante a apresentação. “Fico encantada a cada ida nas escolas. As crianças ficam emocionadas e é um momento muito especial”, comenta a bailarina Julia Fernandes.
Cultura e inclusão
O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, avalia que o projeto “Piano Gente” serve para promover a formação cultural, emocional e cidadã dos estudantes do ensino fundamental a partir de experiências musicais significativas no ambiente escolar.
“Nossa ideia é democratizar o conhecimento. Levar aos estudantes e professores o conhecimento da arte que tanto envolve emoção, imaginação, e é imprescindível para a formação humana”, afirma o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes.
Idealizador do projeto, o músico Dário Scherner explica que a ideia do “Piano Gente” surgiu quando era ainda criança, nos momentos em que tocava piano com seu pai, que também tinha a identidade de Dário Schnerner.
Ele explica que a ideia do projeto é garantir acesso à cultura, e, ao mesmo tempo, promover interação social.
“O projeto rompe com a ideia elitista da música erudita, democratizando o acesso à arte e possibilitando experiências estéticas de alta qualidade no cotidiano escolar. o Piano Gente contribui para a promoção da saúde emocional dos estudantes, atuando como espaço de escuta, acolhimento e pertencimento, especialmente para aqueles que enfrentam realidades sociais marcadas por vulnerabilidades”.
Confira as datas, horários e locais do programa Piano Gente:
3/11/2025
Escola Dr. Estevão Alves Correa – 9h
Escola Nossa Senhora da Penha de França – 15h
4/11/2025
Centro Municipal de Educação Infantil Paulo Ronan Ferraz – 9h
Escola Aristotelino Alves Praeiro – 15h
5/11/2025
Centro de Educação Infantil Jean Carlos Pinho Santos – 9h
Escola Senador Gastão de Matos Muller – 15h
6/11/2025
Centro de Educação Infantil Auro Ida – 9h
Escola Francisco Pedroso da Silva – 15h
7/11/2025
Escola Hilda Caetano de Oliveira Leite – 9h
Escola Nossa Senhora Aparecida – 15h
#PraCegoVer
A foto ilustra um piano de cor laranja no pátio de uma escola. Um homem de camisa verde, do lado esquerdo, toca saxofone. À frente, está uma bailarina de blusa preta. Diversas crianças estão sentadas e em pé prestando atenção na apresentação.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura mantém gratuidade e reforça frota no domingo de provas no Enem
Além do reforço natural dos domingos, por conta da gratuidade, a Prefeitura de Cuiabá fará um redimensionamento da frota de ônibus para atender os participantes da prova do Enem. Agentes de trânsito e transporte da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semob.Segp) estarão posicionados em locais de maior concentração de público, como na Avenida Beira Rio e na região do bairro Despraiado.
Equipes também permanecerão de prontidão, monitorando o fluxo pela central de monitoramento e ajustando a frota sempre que necessário.
Segundo o diretor de trânsito da Semob.Segp, Nicolau Budib, a região com maior geração de fluxo no Enem é a da Unic, na Avenida Beira Rio, atendida pela linha C01, que também chega à UFMT. Para essa área, haverá aumento no número de veículos.
A orientação é para que os participantes do Enem redobrem a atenção ao horário, já que a prova será aplicada conforme o horário de Brasília.
“As frotas terão algumas viagens extras no período que antecede o fechamento dos portões, entre 10h e 11h30”, lembrou o diretor.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Cuiabá3 dias agoEmpresário, parentes, advogados e servidor do TJ são acusados de montar rede para forjar ações e liberar alvarás indevidos
-
Mato Grosso6 dias agoMauro Mendes afirma que Estado deve agir com mão forte e alerta: “Quem enfrenta a polícia, vai se ferrar”
-
Mato Grosso3 dias agoFeminicida procurado em MT e preso por novo crime em MS é encontrado morto dentro de presídio
-
Cuiabá4 dias agoMédicos da Unimed Cuiabá pressionam por assembleia e pedem destituição da gestão Carlos Bouret
-
Mato Grosso5 dias agoVereador registra boletim de ocorrência contra filho da prefeita após ameaça: “Escolheu sua calçada, agora anda nela”
-
Mato Grosso2 dias agoMulher é morta a facada e marido é encontrado enforcado nos fundos de sua casa; polícia investiga caso de feminicídio seguido de suicídio
-
Cuiabá4 dias agoMissão liderada por Abilio Brunini reúne autoridades e empresas chinesas de tecnologia e infraestrutura em Xangai
-
GERAL4 dias agoGoverno de Mato Grosso assume trecho-chave do Contorno Leste e garante retomada das obras em Cuiabá