Cuiabá
Primeira-dama Márcia Pinheiro se despede do Siminina com atuação e ampliação histórica; veja os principais avanços
A primeira-dama Márcia Pinheiro se despediu, nesta quinta-feira (19), das meninas do Programa Siminina da unidade Três Barras. O encontro ficou marcado pela emoção e o apontamento da atuação histórica no programa efetuado pela administração do prefeito Emanuel Pinheiro.
Entre os principais avanços, a ampliação das unidades e a capacidade de atendimento alcançaram números recordes durante os oito anos. Foram 20 unidades e o número recorde de 1.600 meninas matriculadas no ano de 2021.
As unidades dos bairros Novo Colorado, Distrito do Sucuri, Capão do Gama, Santa Izabel (realocada) e Pascoal Ramos foram abertas, além da reformulação da infraestrutura de diversos outros pólos do programa.
“A unidade do Pascoal Ramos, para se ter ideia, foi pensada para atender essa região que engloba mais cinco grandes bairros e possui a capacidade de atender até 240 meninas, em dois períodos”, frisou Márcia.
O polo tem em torno de 450 a 500 m² de área construída com duas salas multidisciplinar e administrativa, incluindo o espaço para específico para a prática de ballet, playground, cozinha, banheiros e área de aberta.
Valorização
As monitoras e colaboradoras receberam o aumento salarial de em torno de 40%, algo que não ocorria há pelo menos 15 anos.
A valorização do profissional dos colaboradores do programa também passou por novo regime de contratação, antes configurado como trabalho temporário, o que fazia grande maioria dos funcionários ficarem sem remuneração entre dezembro e fevereiro.
Com a mudança no regime de contratação, foram garantidos carteira assinada com direitos a todos os benefícios trabalhistas.
Conceito
“A nossa gestão mudou o conceito de atendimento do Siminina, implantamos uma nova roupagem para que ele não seja apenas um local recreativo, como anteriormente. Ser um local onde os pais e responsáveis pudessem deixar suas filhas durante a jornada de trabalho”, pontuou à primeira-dama.
O Siminina foi inteiramente remodelado com o oferecimento do maior conjunto de ações da história dos mais de 25 anos de existência do programa. Aulas como plantio de hortifrúti, inglês, informática, ballet, artesanato, dança cultura e outras dezenas atividades foram implementadas como atividades educacionais.
Jovem Siminina
A primeira-dama teve a sensibilidade de estender a faixa etária do programa até os 15 anos para que nesse último ano fosse trabalhado à capacitação profissional por meio de cursos.
O Siminina Digital foi iniciado, em 2018, com a montagem da sala de informática, na sede do programa, onde possui 11 estações com computadores e todo o aparato de informática.
A estruturação da sala foi uma parceria com o empresário Junior Guerreiro, da empresa Studio Informática. O projeto também teve a parceria da Happy Code e a já citada Unic, campus Barão e Beira Rio que proporcionaram o curso de Informática Básica e Intermediária.
Cuidado
Os cuidados com a saúde bucal das simininas foram garantidos pela gestão com o tratamento ortodôntico titulado como “projeto Siminina Sorridente”, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro.
A iniciativa incluiu desde exames de imagem para garantir a instalação correta dos aparelhos dentários até manutenções e outros tratamentos necessários, respeitando as particularidades de cada paciente.
“A saúde bucal é fundamental, não só para evitar problemas futuros, mas também para fortalecer a autoestima das meninas. Por isso, lutamos para implantar o Siminina Sorridente, pois queríamos que as nossas meninas se sintam livres para sorrir, gargalhar e serem felizes”, destacou Márcia Pinheiro.
Futuro
A primeira-dama encerrou a visita com a entrega de uma lembrança/ jogo de tabuleiro com características lúdicas com objetivo de conhecer o programa Siminina por meio de raciocínio lógico.
“Eu me despeço com coração partido, mas com muito orgulho e satisfação de ter feito o melhor com amor e atenção para que essas meninas cresçam grandes mulheres futuramente. Essa sempre foi a nossa única preocupação”, disse emocionada sob aplausos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura inicia manutenção de ginásios e espaços esportivos em Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, iniciou um amplo esforço para recuperar e manter ginásios e espaços esportivos da cidade. Por conta dos desafios financeiros que a gestão municipal enfrenta, o trabalho envolverá ações emergenciais por meio de parcerias, visando oferecer ambientes seguros e adequados para a prática esportiva e o lazer. O Ginásio da Lixeira foi o primeiro a receber a limpeza geral na área externa. A medida foi necessária devido o matagal que toma conta do espaço. Os serviços de manutenção interna também serão executados com o andamento das ações.
Essas iniciativas refletem o compromisso da administração municipal em resgatar os espaços públicos e fortalecer o esporte e o lazer como elementos essenciais para o bem-estar social.
E quem passa pelo local já visualiza os resultados possíveis graças à parceria com o Instituto Nova Chance, que mobilizou reeducandos para a execução de serviços. “A parceria com o Instituto Nova Chance foi essencial para viabilizar serviços emergenciais, não só no Ginásio da Lixeira como nos demais que encontramos bem piores que este. Nossa equipe, aliada com o futuro secretário de Esportes, Jefferson Neves, utilizando de suas experiências e contatos, contribuíram diretamente para encontrar soluções práticas e ágeis para os desafios que encontramos ao assumir a nova gestão, com o prefeito Abílio Brunini. A prioridade é oferecer respostas rápidas e eficazes, mesmo com os recursos limitados”, destacou o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Johnny Everson.
Os desafios envolvem uma série de problemas nos seis ginásios de Cuiabá e requerem atenção imediata, de manutenção básica, obras inacabadas e situações mais críticas como do Complexo Esportivo do Areão, onde a quadra foi transformada irregularmente em pista de skate e o mato tomou conta do local e o Ginásio do Quilombo, onde a obra está paralisada desde o final do ano passado e a empresa não retornou os serviços.
Já o Ginásio do Tijucal está em fase final de reforma e será revisado antes da entrega oficial. Os demais ginásios são: Verdinho, Planalto e Paiaguás.
“Fizemos uma vistoria nos ginásios de responsabilidade do município e constatamos a falta de manutenção básica como o matagal, embora com a chuva se desenvolva com mais rapidez, mas é necessário combater com mais assiduidade através da roçada, reparos na iluminação, manutenção elétrica, telhado com goteiras. Além disso, a falta de manutenção cria riscos para os atletas e para a comunidade”, pontuou Johnny Everson.
RESGATE DE ESPAÇOS ESPORTIVOS
A Secretaria de Cultura e Esportes é responsável por 34 mini estádios, além de ginásios e complexos esportivos. O objetivo é recuperar esses espaços de forma permanente, garantindo manutenção contínua e condições adequadas para uso pela comunidade. A meta é devolver à população locais seguros e bem cuidados, promovendo o lazer, a segurança e o incentivo à prática esportiva.
O Ginásio da Lixeira, por exemplo, é muito utilizado pela comunidade para diversas atividades comemorativas, esportivas e religiosas. A solicitação é viabilizada por meio de agendamento.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Polícia6 dias ago
Homem é preso com grande quantidade de drogas em carga de fertilizantes em Ouro Branco do Sul
-
Cidades6 dias ago
Sine oferece 77 vagas de emprego nesta terça-feira
-
Cidades5 dias ago
Prefeitura recolhe 12 toneladas de lixo no Distrito da Guia
-
Política MT6 dias ago
Abílio visita UPAs e Policlínicas e encontra cenário de superlotação e precariedade; vídeo
-
Política MT6 dias ago
Portaria autoriza primeiro atendimentos com dispensa de agendamento
-
Cidades5 dias ago
Prefeitura intensifica combate à poluição sonora causada por escapamentos adulterados
-
Polícia3 dias ago
Facções criminosas podem estar envolvida na morte da rapper La Brysa em Cuiabá
-
Cidades6 dias ago
Bombeiros localizam jovem que se afogou no Rio Arareau