CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Primeira-dama destaca importância do Programa de Auxílio aos Órfãos do Feminicídio durante mostra fotográfica

Publicado em

A exposição itinerante de fotografias de mulheres vítimas de feminicídio em Cuiabá teve sua sexta edição iniciada nesta quinta-feira (21), no hall de entrada da sede das Procuradorias de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE). Neste mês de novembro, alicerçado na campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a Secretaria da Mulher reforça a conscientização sobre as diferentes formas de agressão que ainda assolam meninas e mulheres. O evento contou com a presença da primeira-dama Márcia Pinheiro e da Procuradora de Justiça do Estado de Mato Grosso, Elisamara Portela.

Em sua fala, a primeira-dama lembrou das vítimas e de seus filhos assistidos pela Prefeitura de Cuiabá por meio do Programa de Auxílio aos Órfãos do Feminicídio.

“Estamos promovendo essa ação educativa e de reflexão para toda a sociedade sobre esses casos trágicos. Mas é fundamental lembrar das crianças que ficam e carregam essa perda para toda a vida. O trauma e as condições, muitas vezes adversas, impactam diretamente o seu crescimento”, afirmou Márcia Pinheiro.

O programa já atendeu mais de 17 crianças e destinou mais de R$ 490 mil em pensões temporárias, contribuindo com os custos de vida das famílias, como despesas com educação, saúde, alimentação e outros itens essenciais.

Leia Também:  50 anos do símbolo máximo de confraternização dos povos sul-americanos

A representante do MPE, Elisamara Portela, presente em todas as cerimônias de abertura da exposição, também chamou a atenção para a situação das crianças órfãs.

“É importante mostrar quem eram essas mulheres e os filhos que elas deixaram. Atualmente, são mais de 70 órfãos do feminicídio no estado”, destacou Elisamara, que também reforçou o papel do MPE na aplicação da Lei Maria da Penha.

Além disso, a promotora destacou os esforços de conscientização realizados nas escolas municipais, em cumprimento à Lei 14.164/2021, de autoria do deputado Emanuelzinho, que inclui a prevenção à violência doméstica no currículo escolar.

“Precisamos investir na conscientização e na educação, como já vem sendo feito pela Prefeitura, que adequou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para exigir que esse tema seja tratado nas escolas”, apontou.

Exposição

A Mostra Fotográfica de Vítimas de Feminicídio de Cuiabá já passou por diversos locais, como o Goiabeiras Shopping, Pantanal Shopping, Praça Alencastro, Fórum de Cuiabá e Defensoria Pública de Mato Grosso.

Leia Também:  Prazo para negociação de dívidas, com até 95% de desconto em juros, termina no dia 30 de novembro

Mais de 15 mil pessoas visitaram a exposição ao longo de mais de 60 dias, consolidando-a como uma das maiores iniciativas de conscientização da Secretaria Municipal da Mulher.

A mostra é composta por 12 painéis: 11 deles homenageiam vítimas de feminicídio em Cuiabá (com autorização das famílias), enquanto o último destaca o caso de Eliza Samudio, cujo assassinato, em 2010, chocou o país.

“As pessoas têm comentado, estão lendo e refletindo sobre a violência doméstica. O propósito da ação está sendo alcançado, e nossa esperança é que essa iniciativa contribua para uma sociedade mais consciente”, afirmou a primeira-dama.

A próxima etapa da exposição será no dia 10 de dezembro, quando será instalada na Rodoviária Estadual de Cuiabá. A previsão é de que alcance mais de 150 mil pessoas neste período de festas de fim de ano.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Cuiabá conquista mais uma importante premiação: Selo Ouro no ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’

Published

on

Com 95 pontos, numa escala até 100, Cuiabá está entre as 21 capitais brasileiras premiadas com o Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa lançada em setembro pelo governo federal como uma das estratégias do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A premiação reconhece os municípios que promoveram investimentos em projetos e programas com foco na Alfabetização das crianças até o final do 2º ano e na recomposição das aprendizagens dos estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, matriculados nas redes públicas.

Esta é a terceira premiação recebida pela gestão Emanuel Pinheiro esta semana. No último dia 4, em solenidade realizada na Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), a Prefeitura de Cuiabá foi certificada com o Selo de Qualidade referente a edição 2024 do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), idealizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A nota 85,08, evidenciou o compromisso contínuo da administração com a transparência e a gestão eficiente.

Na mesma data, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Cuiabá recebeu o Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF), edição 2021-2024. A certificação é concedida às cidades que avançaram nas políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes, nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social. A Capital foi certificada por cumprir todas as 41 metas listadas pelo organismo, melhorando seus indicadores com destaque por atingir índices acima da média nacional em áreas ligadas à Educação, imunização e proteção contra violências.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama lamentam o falecimento do renomado repórter fotográfico Fablício Rodrigues

Selo Ouro na Alfabetização

Após a divulgação oficial dos resultados nas categorias ouro, prata e bronze, nesta quinta-feira (6), pelo Ministério da Educação, o prefeito Emanuel Pinheiro comemorou mais essa importante conquista, resultado dos avanços da Educação cuiabana. “Mais uma grande notícia para Cuiabá. Mais uma vez somos premiados nacionalmente, agora pelo Ministério da Educação. Cuiabá é Selo Ouro. Essa conquista reafirma a posição de destaque da nossa Capital entre as redes públicas municipais de ensino e compromisso da nossa administração com a alfabetização das nossas crianças”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

O prefeito Emanuel Pinheiro ressaltou que esses avanços refletem a incansável busca pela qualidade do ensino, o trabalho conjunto de professores, gestores escolares, famílias e equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e o investimento da sua gestão em ações voltadas a melhoria do ensino.

“Todas essas conquistas fortalecem a educação pública cuiabana como referência em ações que priorizam a qualidade de vida e o futuro das novas gerações. É o resultado do trabalho árduo e planejado, dos investimentos próprios na formação de gestores e professores, em novas metodologias pedagógicas, material didático e estruturas físicas adequadas ao aprendizado. É um orgulho que reforça nossa missão de garantir Educação de qualidade para as crianças”, disse Emanuel Pinheiro.

Leia Também:  50 anos do símbolo máximo de confraternização dos povos sul-americanos

Critérios

A concessão do Selo Nacional é baseada na pontuação alcançada em 20 critérios avaliados por uma Comissão Específica, constituída pelos Articuladores Regionais do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Em relação a Cuiabá merecem destaque programas próprios como o de Alfabetização Cuiabano (ProAC) e o de Melhoria da Proficiência (PROMP), que atendem à formação dos profissionais da educação e promovem a distribuição de materiais complementares aos estudantes do 1º e 2º anos e 3º ao 5º ano, respectivamente, executados com recursos do município; o Projeto Quem Falta Faz Falta, com foco no combate à evasão, contribuindo para o combate à desigualdade de desempenho acadêmico e a promoção da equidade; o incentivo à leitura literária com a implementação dos Cantinhos de Leitura, por meio do Programa Nacional Criança Alfabetizada e outros que envolvem a participação de 100% dos estudantes, de acordo com a etapa de ensino e 100% dos profissionais. “Cuiabá está entre as Capitais premiadas nesse programa por ter promovido uma grande transformação na rede pública municipal com a adoção de políticas públicas, estratégias e práticas de gestão pública que valorizam o comprometimento dos nossos profissionais com as metas de alfabetização e de redução de desigualdades”, salientou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

Selo Ouro

O Selo Ouro foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Edital nº 10/2024.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA