Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Primeira-dama comemora visita das Simininas ao Aquário Municipal

Publicado em

A primeira-dama e vereadora Samantha Iris comemorou a visita de 240 meninas do Programa Siminina ao Aquário Municipal Justino Malheiros, realizada nesta terça-feira (15).

A programação de passeios começou com as unidades Siminina dos bairros Capão do Gama, Novo Colorado e do Distrito do Sucuri. Até a próxima semana, todas as meninas atendidas em 16 unidades do programa participarão da visitação comemorativa ao aniversário de Cuiabá.

Samantha Iris também entregou uma singela lembrança alusiva à Páscoa e reuniu a criançada para conhecer o Sansão Gigante, em exibição até 21 de abril em frente ao Museu do Rio. Segundo ela, o projeto pretende levar as meninas de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade econômica e social a outros pontos turísticos de Cuiabá.

“É muito importante essa visitação. Fizemos uma programação para trazer todas as meninas de todas as unidades do Siminina para conhecer o aquário. Elas passeiam, interagem e ganham conhecimento ambiental. Elas estão gostando muito! É muito bom proporcionar essa experiência para elas. Hoje, nossa parceria é com a Prefeitura, mas buscamos outras parcerias para ampliar as visitações”, afirmou a primeira-dama.

Leia Também:  18 de Maio: Mobilização de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes é aplaudida por motoristas

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur), Fernando Medeiros, enfatizou que o atendimento agendado no aquário municipal garante inclusão e conhecimento aos visitantes. A Secretaria oferece orientação com profissionais biólogos, que explicam a importância dos cuidados com os animais, além de informações sobre os mais de 600 peixes, distribuídos em aproximadamente 22 espécies organizados em três biomas: Amazônia, Pantanal e Cerrado. Medeiros destacou que após a determinação de gratuidade para visitação, estabelecida pelo prefeito Abilio Brunini, mais de 150 visitantes já conheceram o espaço.

Ivete Carneiro, coordenadora do Programa Siminina, explica que nem todas as famílias têm condições de proporcionar o passeio e a ação do Poder Público é essencial para garantir lazer as pequenas.

“Hoje de manhã trouxemos 122 meninas, agora temos 118. Marcamos outro grupo para amanhã, nos períodos matutino e vespertino. As visitações continuam na semana que vem. Queremos trazer todas elas. Me emociono com a alegria delas. Trabalhamos com meninas em situação de vulnerabilidade, e muitos pais não conseguem trazê-las. Então, elas podendo vir agora, e vejo que estão aproveitando. É muito gratificante.”

Leia Também:  Secretaria da Mulher recebe denúncia de agressão e comunica Delegacia da Mulher que encaminha vítima para um lugar seguro

#PraCegoVer

A matéria é ilustrada com a foto da primeira-dama e vereadora Samantha Iris e da coordenadora do Programa Siminina Ivete Carneiro, na frente das meninas que estão sentadas dentro do Aquário Municipal. Ao fundo, aparece o aquário e os peixes do bioma Cerrado. Abaixo tem uma galeria de fotos que mostra outros momentos da visita, incluindo a imagem do novo uniforme do Siminina.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Cobertura vacinal contra a gripe atinge apenas 7% do público-alvo em Cuiabá

Published

on

Entre os dias 7 de abril e 15 de abril, a campanha de vacinação contra a gripe em Cuiabá imunizou apenas 12.252 pessoas, o que representa cerca de 7% do público-alvo estimado em 138 mil pessoas. A meta da campanha é vacinar pelo menos 90% desse total até o encerramento das ações.

Fazem parte do grupo prioritário: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; idosos (60 anos ou mais); povos indígenas e quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento; caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários; trabalhadores dos Correios; pessoas com deficiência permanente; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacina contra a gripe protege contra três tipos do vírus influenza – H1N1, H3N2 e influenza B – e está disponível em todas as 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cuiabá. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, caderneta de vacinação e, no caso de pertencer a algum grupo prioritário, um comprovante, como laudo médico ou documento funcional.

Leia Também:  Mutirão Fiscal é prorrogado até 18 de dezembro com descontos de até 95% em juros e multas

Segundo a secretária adjunta de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Catarina Célia de Araújo, a vacina contra a influenza passou a integrar o calendário de rotina para alguns grupos, o que significa que estará disponível durante todo o ano.

“Este ano, gestantes, idosos e crianças de 6 meses a menores de 6 anos – ou seja, até 5 anos, 11 meses e 29 dias – terão acesso contínuo à vacina. Isso é fundamental para prevenir internações e até óbitos decorrentes da gripe”, destacou a secretária.

Catarina reforça ainda a importância da imunização como forma de proteção coletiva e alívio à rede de saúde. “A adesão da população à campanha é fundamental para reduzir a circulação do vírus e evitar o agravamento de casos. Quanto mais pessoas protegidas, menores são os impactos sobre os serviços de saúde”, completou.

A Prefeitura de Cuiabá reforça o chamado para que a população pertencente aos grupos prioritários compareça às unidades de saúde. O Dia D de vacinação está programado para o dia 10 de maio, quando todas as UBSs funcionarão com atendimento especial para facilitar o acesso à vacina.

Leia Também:  Servidor completa 41 anos de trabalho na Prefeitura de Cuiabá

#PraCegoVer

A imagem mostra uma enfermeira vacinando uma idosa contra a influenza. A idosa veste roupas azuis e a enfermeira, jaleco branco.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA